Nome do Projeto
Laboratório de Argumentação
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
27/05/2019 - 15/12/2021
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Humanas
Eixo Temático (Principal - Afim)
Educação / Educação
Linha de Extensão
Temas específicos / Desenvolvimento humano
Resumo
A Lógica é uma ferramenta argumentativa indispensável, não só nos Cursos de Filosofia, mas também para qualquer outra área de conhecimento. Neste sentido, o presente projeto visa preparar materiais com base nos conteúdos ministrados nas disciplinas de Lógica 1 e Lógica 2 do Departamento de Filosofia com o objetivo de disponibilizar para a comunidade em geral um Laboratório de Argumentação, onde alunos do Curso de Filosofia poderão atuar como mediadores na apresentação e aplicação de regras de inferência da Lógica Formal no discurso/linguagem natural.

Objetivo Geral

O objetivo geral deste projeto é promover a interação e a integração transformadora entre o Departamento de Filosofia da UFPel e outros setores da sociedade através de oficinas de argumentação. A ideia é propiciar um ambiente em que acadêmicos e indivíduos da sociedade em geral possam aprimorar suas técnicas de argumentação, seja na produção textual (nas mais diversas áreas de conhecimento), seja na argumentação oral (desde a discussão informal sobre política e outras questões importantes no âmbito social até as discussões técnicas sobre questões científicas ou jurídicas, por exemplo). Neste sentido, pretende-se auxiliar os interessados em tomar decisões e orientar suas ações (nos mais diversos âmbitos) com base em argumentos válidos.


Justificativa

A lógica é fundamental para clarificar o pensamento e ajudar a evitar erros de raciocínio. Ela também nos permite criticar os argumentos e teorias filosóficas ou científicas. Neste sentido, é muito importante disponibilizar para a comunidade em geral o conhecimento de regras de inferências básicas para que mesmo os debates ou discussões políticas, por exemplo, possam ser qualificados.

Metodologia

O projeto prevê três fases distintas para a sua execução: (1) Preparação de alunos dos cursos de Lógica 1 e Lógica 2, especialmente no subprojeto "Monitoria Solidária" para a atuação no projeto; (2) Preparação de materiais com linguagem simplificada sobre Lógica; (3) Oficinas semanais abertas à comunidade para a apresentação de argumentos na linguagem natural e a testagem dos mesmos na linguagem formal da lógica (com o auxílio de regras de inferência).

Indicadores, Metas e Resultados

O projeto prevê avaliações periódicas para avaliar o progresso dos sujeitos envolvidos, cuja meta principal é melhorar de forma significativa a argumentação nas mais variadas áreas de conhecimento.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ARTUR MAGOGA CARDOZO
EDUARDO FERREIRA DAS NEVES FILHO3
FILIPE LEMOS DE QUEVEDO
GUILHERME PEREIRA VIEIRA FERNANDES
JONATHAN RODRIGUES DOS SANTOS
JULIANO SANTOS DO CARMO8

Página gerada em 20/04/2024 08:21:02 (consulta levou 0.137013s)