Nome do Projeto
Laboratório de Argumentação
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
27/05/2019 - 15/12/2021
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Humanas
Eixo Temático (Principal - Afim)
Educação / Educação
Linha de Extensão
Temas específicos / Desenvolvimento humano
Resumo
A Lógica é uma ferramenta argumentativa indispensável, não só nos Cursos de Filosofia, mas também para qualquer outra área de conhecimento. Neste sentido, o presente projeto visa preparar materiais com base nos conteúdos ministrados nas disciplinas de Lógica 1 e Lógica 2 do Departamento de Filosofia com o objetivo de disponibilizar para a comunidade em geral um Laboratório de Argumentação, onde alunos do Curso de Filosofia poderão atuar como mediadores na apresentação e aplicação de regras de inferência da Lógica Formal no discurso/linguagem natural.
Objetivo Geral
O objetivo geral deste projeto é promover a interação e a integração transformadora entre o Departamento de Filosofia da UFPel e outros setores da sociedade através de oficinas de argumentação. A ideia é propiciar um ambiente em que acadêmicos e indivíduos da sociedade em geral possam aprimorar suas técnicas de argumentação, seja na produção textual (nas mais diversas áreas de conhecimento), seja na argumentação oral (desde a discussão informal sobre política e outras questões importantes no âmbito social até as discussões técnicas sobre questões científicas ou jurídicas, por exemplo). Neste sentido, pretende-se auxiliar os interessados em tomar decisões e orientar suas ações (nos mais diversos âmbitos) com base em argumentos válidos.
Justificativa
A lógica é fundamental para clarificar o pensamento e ajudar a evitar erros de raciocínio. Ela também nos permite criticar os argumentos e teorias filosóficas ou científicas. Neste sentido, é muito importante disponibilizar para a comunidade em geral o conhecimento de regras de inferências básicas para que mesmo os debates ou discussões políticas, por exemplo, possam ser qualificados.
Metodologia
O projeto prevê três fases distintas para a sua execução: (1) Preparação de alunos dos cursos de Lógica 1 e Lógica 2, especialmente no subprojeto "Monitoria Solidária" para a atuação no projeto; (2) Preparação de materiais com linguagem simplificada sobre Lógica; (3) Oficinas semanais abertas à comunidade para a apresentação de argumentos na linguagem natural e a testagem dos mesmos na linguagem formal da lógica (com o auxílio de regras de inferência).
Indicadores, Metas e Resultados
O projeto prevê avaliações periódicas para avaliar o progresso dos sujeitos envolvidos, cuja meta principal é melhorar de forma significativa a argumentação nas mais variadas áreas de conhecimento.
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
ARTUR MAGOGA CARDOZO | |||
EDUARDO FERREIRA DAS NEVES FILHO | 3 | ||
FILIPE LEMOS DE QUEVEDO | |||
GUILHERME PEREIRA VIEIRA FERNANDES | |||
JONATHAN RODRIGUES DOS SANTOS | |||
JULIANO SANTOS DO CARMO | 8 |