Nome do Projeto
O brincar e o cuidar em Terapia Ocupacional Social
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
12/08/2019 - 13/08/2021
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Multidisciplinar
Eixo Temático (Principal - Afim)
Educação / Direitos Humanos e Justiça
Linha de Extensão
Direitos individuais e coletivos
Resumo
A escola pública, contraditoriamente, apresenta-se como importante equipamento para reprodução social de famílias e manutenção da desigualdade social. Processos de educação emancipatória apresentam potencial transformador do status quo, a começar pelas crianças que necessitam de experiências, no sentindo Benjaminiano, na construção de identidade e de narrativas; os educadores, cuidadores das crianças pequenas, demandam formações para questões para além das pedagógicas; pais e responsáveis pouco se implicam no processo de educação enquanto apropriação da cultura; no bairro periférico, serviços públicos presentes, representantes do Estado, funcionam como ilhas isoladas e não dão conta das necessidades apresentadas pelos moradores/trabalhadores lá inseridos. Este projeto busca desenvolver ações nos quatro eixos apresentados, com finalidade de emancipação humana, proporcionando reflexões acerca do cotidiano escolar, integrando sujeitos e redes e implicando-os politicamente na construção social.
Objetivo Geral
Desenvolver práticas que visem o processo de hominização, de apropriação da cultura e de estabelecimento de redes sociais de forma crítica por pessoas que estão envolvidas com a comunidade escolar, quais sejam, trabalhadores da escola, alunos da escola e seus pais e responsáveis, bem como o território em que a escola está inserida.