Nome do Projeto
Genética e Doenças raras
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
05/08/2019 - 28/07/2023
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências da Saúde
Eixo Temático (Principal - Afim)
Saúde / Educação
Linha de Extensão
Saúde humana
Resumo
A Organização Mundial de Saúde, define uma Doença rara (DR) como aquela que afeta até 65 pessoas em cada 100.000 indivíduos, ou seja, 1,3 pessoas para cada 2.000 indivíduos. As Doenças Raras são caracterizadas por uma ampla diversidade de sinais e sintomas e variam não só de doença para doença, mas também de pessoa para pessoa acometida pela mesma condição. Manifestações relativamente frequentes podem simular doenças comuns, dificultando o seu diagnóstico, causando elevado sofrimento clínico e psicossocial aos afetados, bem como para suas famílias. As Doenças Raras são geralmente crônicas, progressivas, degenerativas e até incapacitantes, afetando a qualidade de vida das pessoas e de suas famílias.
O número exato de doenças raras não é conhecido. Estima-se que existam entre 6.000 e 8.000 tipos diferentes de DR. Oitenta por cento (80%) delas decorrem de fatores genéticos, as demais advêm de causas ambientais, infecciosas, imunológicas, entre outras.
Objetivo Geral
Prestar atendimento especializado a população de Pelotas e região
Crescer como centro de atendimento e acolhimento para estas pessoas e seus familiares
Orientar alunos de graduação e pós graduação no atendimento e identificação de pacientes com doenças raras
Crescer como centro de atendimento e acolhimento para estas pessoas e seus familiares
Orientar alunos de graduação e pós graduação no atendimento e identificação de pacientes com doenças raras
Justificativa
Embora sejam individualmente raras, como um grupo estas acometem um percentual significativo da população, o que resulta em um problema de saúde relevante. Tornando importante que o aluno de medicina esteja familiarizado com elas e saiba identificar e encaminhar para os centros de referência.
Outro ponto importante é a criação a mais centros de referência para facilitar o acesso a estes indivíduos.
Outro ponto importante é a criação a mais centros de referência para facilitar o acesso a estes indivíduos.
Metodologia
atendimento ambulatorial de pacientes com doenças raras em conjunto com alunos de graduação e residentes com aulas teóricas e orientações in loco.
Indicadores, Metas e Resultados
Metas de melhorar o ensino médico e o atendimento e acolhimento de pessoas com doenças raras.
Como indicadores usaremos satisfação dos usuários e alunos e feedback da secretaria de saúde do estado e do município.
Como indicadores usaremos satisfação dos usuários e alunos e feedback da secretaria de saúde do estado e do município.
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
ADAIL FERNANDES VIEIRA NETO | |||
ALEXSANDRO BEHRENS ZIBEL | |||
ANDRÉ HENRIQUE SOUSA LEÃO | |||
ARTHUR SILVA DA SILVA | |||
CECILIA FERNANDES LOREA | 1 | ||
CLÁUDIA FERNANDES LOREA | |||
GRACE THEIL ROSADO | |||
LORENZO PETEFFI ROESE | |||
LUCIA HELENA SCHAUN RIBEIRO FERRARI | |||
LUTERO REGIS SEGALIN CASSOL | |||
MARIA MANUELA SOUSA ALBUQUERQUE VALENTE | 1 | ||
MIGUEL GEISS ARNHOLD | |||
PATRICIA ELIZABETE TRENTIM | |||
RAFAELA DOS SANTOS SCHNEID | |||
TALITA VERONEZE PRATTI | |||
VALQUIRIA PORTO GARCEZ |