Nome do Projeto
Planejando Sua Previdência
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
01/08/2019 - 31/12/2021
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Exatas e da Terra
Eixo Temático (Principal - Afim)
Educação / Educação
Linha de Extensão
Temas específicos / Desenvolvimento humano
Resumo
A educação financeira tem um papel fundamental ao desenvolver competências que permitem consumir, poupar e investir de forma responsável e consciente, propiciando uma base mais segura para o desenvolvimento do país. Tal desenvolvimento retorna para as pessoas sob a forma de serviços mais eficientes e eficazes por parte do Estado, numa relação saudável das partes como o todo. Nesse sentido, esse projeto tem como objetivo oferecer conteúdos de qualidade para o fortalecimento da cidadania, para a autonomia financeira e para a construção de uma comunidade educada financeiramente através dos conhecimentos e ferramentas da Matemática Financeira. A ideia central é, através da publicação de conteúdos de educação financeira, mas especificamente de educação previdência, levar a comunidade de forma geral, conteúdos de qualidade que ajudem na educação financeira, a fim de que: assumam o controle do seu futuro financeiro pensando na aposentadoria; planejem-se melhor conhecendo as simulações a serem feitas para atingir seu objetivo final; comecem a poupar e saber quanto poupar hoje através de simulações considerando diferentes cenários; façam escolhas conscientes com relação às suas aplicações financeiras e aprendam a investir em diversos produtos financeiros disponíveis no mercado visando o longo prazo.
Objetivo Geral
O objetivo principal desse projeto é inserir a temática da educação financeira no contexto cotidiano na Comunidade em geral. Como princípio norteador esse projeto propõem-se como estratégia fundamental ajudar as pessoas a enfrentar seus desafios cotidianos financeiros, e a realizar seus sonhos individuais, de modo coletivo e consciente focando no planejamento futuro através dos conhecimentos da Matemática Financeira.
Além disso, esse projeto propõem-se a criar na comunidade, de uma forma geral, desde cedo a cultura do planejamento financeiro visando a aposentadoria. Com as discussões crescentes e mudanças eminentes que estão acontecendo nos regimes da previdência social, é fundamental criar a consciência sobre a necessidade de cada um se organizar e criar reservas para quando não puder mais trabalhar. Para isso, serão utilizados as ferramentas e conhecimentos da matemática financeira.
Além disso, esse projeto propõem-se a criar na comunidade, de uma forma geral, desde cedo a cultura do planejamento financeiro visando a aposentadoria. Com as discussões crescentes e mudanças eminentes que estão acontecendo nos regimes da previdência social, é fundamental criar a consciência sobre a necessidade de cada um se organizar e criar reservas para quando não puder mais trabalhar. Para isso, serão utilizados as ferramentas e conhecimentos da matemática financeira.
Justificativa
Segundo a Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) de 2005, educação financeira é “o processo mediante o qual os indivíduos e as sociedades melhoram a sua compreensão em relação aos conceitos e produtos financeiros, de maneira que, com informação, formação e orientação, possam desenvolver os valores e as competências necessários para se tornarem mais conscientes das oportunidades e riscos neles envolvidos e, então, poderem fazer escolhas bem informadas, saber onde procurar ajuda e adotar outras ações que melhorem o seu bem-estar. Assim, podem contribuir de modo mais consistente para a formação de indivíduos e sociedades responsáveis, comprometidos com o futuro".
A crescente sofisticação dos produtos oferecidos aos consumidores de serviços financeiros aumenta o leque de opções à disposição do cidadão brasileiro, ao mesmo tempo em que lhe atribui maior responsabilidade pelas escolhas realizadas.
Além disso, a recente ascensão econômica de milhões de brasileiros defronta o novo consumidor com instrumentos e operações financeiras complexas e variadas, sem que ele esteja preparado para compreender os produtos e serviços financeiros disponíveis e lidar com eles no dia a dia e principalmente para seu futuro previdenciário.
Somado a isso, a educação previdenciária, um dos setores previstos na Estratégia Nacional de Educação Financeira, tem se tornado ainda mais relevante devido às recentes mudanças demográficas (elevação da longevidade, queda na taxa de fecundidade) e sociais (ascensão dos níveis de renda da população) do Brasil e é, atualmente, pauta das manchetes de jornais e revistas com a Nova Reforma da Previdência, que implicará mudanças profundas no sistema atual de previdência.
No caso específico da previdência complementar, a educação é particularmente importante graças às características peculiares associadas a esse produto financeiro, dentre as quais destacam-se:
1) Carência da cultura de poupança a longo prazo do país;
2) Envelhecimento populacional; complexidade e especificidade dos termos e conceitos relacionados ao setor;
3) Tendência na migração dos planos de aposentadoria da modalidade de benefício definido para os planos de benefícios nas modalidades de contribuição definida e mista; e alto nível de responsabilidade exigida dos membros estatutários dos fundos de pensão.
Portanto, a necessidade de educar a comunidade para lidar com suas finanças justifica uma ação de cunho mais incisivo através de uma projeto de extensão que vise, de uma foma geral, a educação financeira, mas especificamente, a educação previdenciária com auxílio das ferramentas e conhecimentos da Matemática Financeira.
A crescente sofisticação dos produtos oferecidos aos consumidores de serviços financeiros aumenta o leque de opções à disposição do cidadão brasileiro, ao mesmo tempo em que lhe atribui maior responsabilidade pelas escolhas realizadas.
Além disso, a recente ascensão econômica de milhões de brasileiros defronta o novo consumidor com instrumentos e operações financeiras complexas e variadas, sem que ele esteja preparado para compreender os produtos e serviços financeiros disponíveis e lidar com eles no dia a dia e principalmente para seu futuro previdenciário.
Somado a isso, a educação previdenciária, um dos setores previstos na Estratégia Nacional de Educação Financeira, tem se tornado ainda mais relevante devido às recentes mudanças demográficas (elevação da longevidade, queda na taxa de fecundidade) e sociais (ascensão dos níveis de renda da população) do Brasil e é, atualmente, pauta das manchetes de jornais e revistas com a Nova Reforma da Previdência, que implicará mudanças profundas no sistema atual de previdência.
No caso específico da previdência complementar, a educação é particularmente importante graças às características peculiares associadas a esse produto financeiro, dentre as quais destacam-se:
1) Carência da cultura de poupança a longo prazo do país;
2) Envelhecimento populacional; complexidade e especificidade dos termos e conceitos relacionados ao setor;
3) Tendência na migração dos planos de aposentadoria da modalidade de benefício definido para os planos de benefícios nas modalidades de contribuição definida e mista; e alto nível de responsabilidade exigida dos membros estatutários dos fundos de pensão.
Portanto, a necessidade de educar a comunidade para lidar com suas finanças justifica uma ação de cunho mais incisivo através de uma projeto de extensão que vise, de uma foma geral, a educação financeira, mas especificamente, a educação previdenciária com auxílio das ferramentas e conhecimentos da Matemática Financeira.
Metodologia
Pretende-se alcançar esses objetivos através de publicações semanais de vídeos (canal youtube) e publicação de artigos (blog) disponíveis ao público, trazendo material de qualidade e conhecimentos relevantes dos temas de educação financeira e, mais especificamente, educação previdenciária de forma simples e prática, através de ferramentas e conhecimentos da Matemática Financeira.
Os conteúdos de Matemática Financeira como Crédito e Juros; Poupança; Investimentos; Risco e Retorno; Responsabilidade Social, entre outros, estarão relacionados e aplicados a situações e produtos financeiros disponíveis no mercado, focando nas ideias de investimentos a longo prazo visando à previdência.
Os conteúdos de Matemática Financeira como Crédito e Juros; Poupança; Investimentos; Risco e Retorno; Responsabilidade Social, entre outros, estarão relacionados e aplicados a situações e produtos financeiros disponíveis no mercado, focando nas ideias de investimentos a longo prazo visando à previdência.
Indicadores, Metas e Resultados
Os resultados serão medidos através da interação do público com as publicações. Espera-se alcançar um grande impacto usando as mídias sociais, uma vez que são escaláveis e tem alcance inimaginável, podendo as informações serem propagadas para todo território nacional.
Duas ferramentas serão essenciais nesse sentido, o Google Analytics e Google Adwords, na qual poder-se-á fazer o acompanhamento do número de acessos ao blog e canal, bem como a quantidade de minutos assistidos nos vídeos, podendo-se fazer um feedback quase em tempo real, ajustando e alterando os conteúdos de maior relevância e valor.
Espera-se aumentar o número de acessos e horas assistidas, bem como aumentar o número de comentários pertinentes ao longo do projeto, a fim de extrair feedbacks pertinentes que possam realmente impactar e contribuir com a comunidade, respondendo suas principais dúvidas.
Os vídeos e publicações também poderão ser usados na disciplina de matemática financeira ofertada na própria UFPel ou em outra Instituição Federal como complemento para as aulas.
Por fim, espera-se entender melhor através das experiências e interações com o público, ao longo do projeto, quais são os assuntos de maior relevância e interesse para elaborar uma obra digital (e-book) e/ou material audiovisual.
Duas ferramentas serão essenciais nesse sentido, o Google Analytics e Google Adwords, na qual poder-se-á fazer o acompanhamento do número de acessos ao blog e canal, bem como a quantidade de minutos assistidos nos vídeos, podendo-se fazer um feedback quase em tempo real, ajustando e alterando os conteúdos de maior relevância e valor.
Espera-se aumentar o número de acessos e horas assistidas, bem como aumentar o número de comentários pertinentes ao longo do projeto, a fim de extrair feedbacks pertinentes que possam realmente impactar e contribuir com a comunidade, respondendo suas principais dúvidas.
Os vídeos e publicações também poderão ser usados na disciplina de matemática financeira ofertada na própria UFPel ou em outra Instituição Federal como complemento para as aulas.
Por fim, espera-se entender melhor através das experiências e interações com o público, ao longo do projeto, quais são os assuntos de maior relevância e interesse para elaborar uma obra digital (e-book) e/ou material audiovisual.
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
CLAUDIO ZEN PETERSEN | 4 | ||
GUSTAVO BRAZ KURZ |