Nome do Projeto
Voleibol: Unindo Gerações e Auxiliando na Formação
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
12/08/2019 - 31/12/2021
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Multidisciplinar
Eixo Temático (Principal - Afim)
Educação / Saúde
Linha de Extensão
Esporte e lazer
Resumo
O esporte é um dos elementos da cultura corporal do movimento humano que apresenta uma pluralidade importante para a formação do cidadão (GRECO; BENDA, 1998). O voleibol é uma modalidade considerada como popular no Brasil e no município de Pelotas conseguiu uma boa representatividade no cenário do Rio Grande do Sul. Entretanto, nos últimos anos observa-se um "gap" entre gerações que impactou tanto no número de praticantes como na carência de jovens atletas na região, com predomínio de praticantes de rendimento nas categorias adulto e máster. O voleibol, assim como outras modalidades esportivas tem grande importância nos processos de educação e de desenvolvimento físico, psicológico e social; está dirigida para a aplicação do sentido e da intensidade dos esforços com vistas ao alcance de metas determinadas pelas motivações intrínsecas dos participantes (CAMPOS et al., 2011). Segundo a Teoria da Autodeterminação, existem três necessidades psicológicas básicas e primordiais: competência, relação social e autonomia. A necessidade de competência é a experiência de controlar o resultado, ou seja, se sentir capaz de algo. A de relação social é o esforço para constituir relações afetivas com o próximo, preocupar-se com o outro e sentir reciprocidade. E a de autonomia é o desejo de se sentir na origem de suas ações (COIMBRA et al., 2013). Estudos apontam para que o aperfeiçoamento técnico, a diversão, o jogar em equipe, o fazer amigos, a saúde, a afiliação e o condicionamento físico são fatores motivacionais que influenciam a prática do voleibol (RATTAV, 2015; MACCARI, 2011; PAIM, PEREIRA, 2004; INTERDONATO et al., 2008; CAMPOS et al., 2011). Além dos benefícios para os praticantes da modalidade, se constata, na visão de técnicos responsáveis por equipes de voleibol, que as formações destes profissionais necessitam, além do curso de graduação em Educação Física, formação específica para a atuação como técnico, destacando ainda que a experiência como ex-jogadores é considerada fundamental para uma melhor atuação (CAMPOS et al., 2011). Portanto, trata-se de um projeto que resgata a cultura do voleibol Pelotense e busca recolocá-lo no cenário regional, bem como, os aspectos primordiais de educação e saúde mediante ações de ensino, pesquisa e extensão.

Objetivo Geral

Desenvolver atividades de ensino, pesquisa e extensão relacionadas ao Voleibol, com os seguintes objetivos específicos:
- proporcionar aos alunos da UFPel um espaço de formação em equipe competitiva por meio de participação de discentes em comissão técnica;
- oportunizar aos estudantes de graduação e pós-graduação da UFPel a participação em treinamentos formais e em competições de alto rendimento, fomentando formação profissional e produção do conhecimento em um cenário ainda pouco pesquisado;
- ampliar as ações de inserção comunitária da UFPel e resgatar na comunidade Pelotense a identificação histórica com a modalidade;
- promover melhorias de condições de treinamento e para a participação em competições estaduais de alto rendimento;
- propiciar novos espaços de prática da modalidade em Pelotas e região;
- criar equipe(s) de voleibol em parceria com o Clube Brilhante.

Justificativa

O projeto de Voleibol: unindo gerações e auxiliando na formação, mediante a colaboração em ações educacionais de ensino, pesquisa e extensão, busca a complexa missão de: por um lado, promover o incremento da prática da modalidade voleibol nas suas diferentes categorias, fomentando a saúde e o lazer da população de Pelotas e região e, por outro, expandir as oportunidades de prática da modalidade com foco no rendimento; auxiliar na formação de profissionais vinculados ao esporte; permitir a expansão do conhecimento da área na inter-relação da modalidade com outras regiões; aumentar a probabilidade de revelar talentos; auxiliar que os atletas da modalidade possam melhorar sua performance e participar de campeonatos a nível estadual, brasileiro e internacional; fomentar a expansão do conhecimento da iniciação ao rendimento na modalidade voleibol. Para a consecução dessas metas, a participação em campeonatos são de extrema importância para o crescente do conhecimento e das possibilidades para atletas e profissionais formados e em formação e, fundamentalmente aqueles de alto rendimento que permitam o crescimento do entendimento do jogo e motivem ações de melhoria/expansão. Para tais ações se fazem necessárias instalações apropriadas e rotinas estabelecidas com horários também estabelecidos. Neste sentido o Clube Brilhante conta com ótimas instalações que permitem a preparação dos atletas em todas as suas facetas, além de contar com um importante histórico na modalidade.

Metodologia

Para a consecução dos objetivos serão estabelecidas as seguintes ações:
a. Estabelecimento de parceria com o Clube Brilhante mediante convênio institucional.
b. A abertura de seleção de alunos, voluntários dos cursos da área da saúde, interessados em fazer parte do projeto;
c. A organização das equipes e sistematização das práticas da modalidade, com definição de locais e metas; d. O estabelecimento de metas de ensino e pesquisa anuais;
e. A avaliação constante pelos diferentes públicos envolvidos com a finalidade de melhorar o projeto e de verificar se com as medidas adotadas os objetivos a curto, médio e longo prazos, estão sendo atingidos.
O convênio com o Clube Brilhante rege a criação de pelo menos uma equipe de voleibol de ambas instituições, denominada BRILHANTE/UFPel. O Clube se compromete em: auxiliar a modalidade disponibilizando as instalações e materiais esportivos básicos para a prática, bem como, para o estabelecimento de parcerias e patrocinadores para a modalidade respeitadas as regras basilares do clube e eventuais disponibilidades de cessão de uso do nome e espaço; ficam assegurados os seguintes horários de ginásio do Clube Brilhante: Terças-feiras, Quintas-feiras e Sextas-feiras das 20:30 horas as 22:30 horas e Sábados das 14:00 horas às 16:00 horas; aceitar os participantes da modalidade como sócios-atletas; disponibilizar uma bolsa integral de sócio-atleta para um atleta da equipe; permitir o acesso as instalações do clube para os discentes, profissionais e/ou docentes da UFPel envolvidos no projeto para as ações vinculadas a este, sem quaisquer outros vínculos com o Clube a fim de desenvolverem seus trabalhos e tarefas, desde que exclusivamente nos horários e locais de treinamento da(s) equipe(s) que ora se forma(m); permitir o uso das instalações do clube para realização de eventos para arrecadação de verbas para o departamento do Voleibol, a ser utilizada de acordo com a necessidade eleita exclusivamente pela comissão técnica da(s) equipe(s), respeitadas as disponibilidades de cada espaço nas datas selecionadas, sendo que o valor arrecadado será destinado na totalidade em favor do departamento, ressalvadas despesas de operações bancárias. A UFPel se compromete em: dispor de pessoal encarregado de organizar o funcionamento da(s) equipe(s) e comissão técnica encarregada dos treinamentos, organização de eventos e da participação da(s) equipe(s) nos eventos esportivos regionais e estaduais, mediante instrumento próprio, sem que haja relação laboral entre os profissionais e alunos da UFPel com o Clube Brilhante; apoiar a(s) equipe(s) com transporte, combustível e motorista para a participação de competições fora do município de Pelotas; apoiar a(s) equipe(s) para a organização e realização de competições da modalidade com o uso das instalações da UFPel; apoiar a(s) equipe(s) na realização de avaliações físicas e acompanhamento físico dos participantes do projeto.

Indicadores, Metas e Resultados

Entre os principais resultados esperados encontram-se:
- A vinculação de cerca de pelo menos 4 alunos da UFPel (incluindo os diferentes cursos de graduação) no planejamento e acompanhamento de todas as atividades das equipes.
- Formação contextualizada dos discentes com experiências teórico-práticas para o trabalho com o esporte de alto rendimento com produção de conhecimento apresentados em eventos científicos.
- Interlocução entre ensino, pesquisa e extensão em torna das atividades principais do projeto disponibilizando uma experiência e formação diferenciada para discentes, profissionais e docentes envolvidos.
- Maior participação de praticantes na modalidade.
- Maior participação das equipes regionais de voleibol em competições estaduais, nacionais e
internacionais; com vistas a melhoria da qualidade das equipes regionais e expansão da modalidade.
Todos esses indicadores permitem uma maior gama de experiências formadoras.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ANDERSON TAVARES MEIRELES
FERNANDA DE SOUZA TEIXEIRA12
LUCIANO VIANA BARBOZA
MAIARA SCHEILA FREITAS SANTOS
UILHAM FERREIRA PINZ
WESLEI GUSTAVO DA SILVA COELHO

Página gerada em 25/04/2024 01:07:04 (consulta levou 0.135947s)