Nome do Projeto
Coro Sacro Masculino
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
06/09/2019 - 20/12/2019
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Linguística, Letras e Artes
Eixo Temático (Principal - Afim)
Cultura / Educação
Linha de Extensão
Música
Resumo
O Projeto Coro Sacro Masculino é uma iniciativa de estudo e difusão do repertório sacro e litúrgico tradicional católico romano (aberto, porém, ao de outras tradições cristãs), a partir do Canto Gregoriano, passando por peças polifônicas, até os cânticos religiosos tradicionais populares brasileiros.

Objetivo Geral

O projeto surgiu a partir da demanda de um grupo vocal masculino preexistente, o Coral Cristo Rei, formado por estudantes de diferentes cursos da UFPel e membros da comunidade, e visa aprofundar o conhecimento da leitura de notação musical (tanto a moderna quanto à medieval, específica do canto gregoriano) e do conhecimentos técnico-vocais para a adequada execução estilística do repertório sacro de diferentes épocas.

Justificativa

A tradição de corais sacros em Pelotas foi pequena, porém expressiva, mais presente nas tradições reformadas que na católica. A Catedral São Francisco de Paula, até o início da década de 1950, teve coro e orquestra próprios, cujo impulso se deveu especialmente, ainda no século XIX, ao maestro-de-capela e compositor João Pinto Bandeira, sucedido por seu filho José Duprat Pinto Bandeira, tendo como organista seu irmão, Domingos D. Pinto Bandeira e vários outros membros da família, quase toda de músicos. Desde o início dos anos 1930 atuava também na cidade o coro masculino do maestro Francês Max Demand, e em 1941 era fundado pela regente e organista D. Francisca Sampaio o Coral Santo Antônio, atualmente em vias de extinção. A iniciativa de formação de um grupo a fim de estudar e difundir tanto o repertório gregoriano quanto o tradicional brasileiro é, portanto, fundamental na preservação de patrimônio imaterial que, na prática, caiu em desuso.

Metodologia

O grupo terá dois encontros semanais com duração de 2h: um, no Centro de Artes, para fins de treinamento técnico-vocal dos integrantes e aprendizagem de leitura musical. Outro, no local habitual de ensaio do grupo (atualmente, nas dependências do Seminário São Francisco de Paula), para leitura e passagem de repertório, com a colaboração de um instrumentista acompanhador, aluno do Curso de Música da UFPel.

Indicadores, Metas e Resultados

Para além da qualificação dos participantes, o resultado fundamental será a difusão do repertório junto à comunidade, através da execução em liturgias, de modo que o público venha a se familiarizar e reaprender as melodias simples e em uníssono, especialmente as gregorianas, tanto em latim quanto em vernáculo. Além dessas peças, o projeto visa formação coral propriamente dita, com peças a várias vozes para coro masculino, também para serem apresentadas ao público, dentro ou fora do ambiente litúrgico.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
BRUNO DE LIMA SCHÖNHOFEN
FILIPE CANEZ CAMARGO
JONAS KLUG DA SILVEIRA6
LUCAS FERREIRA CAMARGO
MATEUS FERREIRA CAMARGO
OCTAVIO AMARAL MACHADO
THOMAZ SZECHIR DIAS
WILLIAN KALINOWSKI

Página gerada em 26/04/2024 23:06:51 (consulta levou 0.144593s)