Nome do Projeto
Coro Sacro Masculino
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
06/09/2019 - 20/12/2019
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Linguística, Letras e Artes
Eixo Temático (Principal - Afim)
Cultura / Educação
Linha de Extensão
Música
Resumo
O Projeto Coro Sacro Masculino é uma iniciativa de estudo e difusão do repertório sacro e litúrgico tradicional católico romano (aberto, porém, ao de outras tradições cristãs), a partir do Canto Gregoriano, passando por peças polifônicas, até os cânticos religiosos tradicionais populares brasileiros.
Objetivo Geral
O projeto surgiu a partir da demanda de um grupo vocal masculino preexistente, o Coral Cristo Rei, formado por estudantes de diferentes cursos da UFPel e membros da comunidade, e visa aprofundar o conhecimento da leitura de notação musical (tanto a moderna quanto à medieval, específica do canto gregoriano) e do conhecimentos técnico-vocais para a adequada execução estilística do repertório sacro de diferentes épocas.
Justificativa
A tradição de corais sacros em Pelotas foi pequena, porém expressiva, mais presente nas tradições reformadas que na católica. A Catedral São Francisco de Paula, até o início da década de 1950, teve coro e orquestra próprios, cujo impulso se deveu especialmente, ainda no século XIX, ao maestro-de-capela e compositor João Pinto Bandeira, sucedido por seu filho José Duprat Pinto Bandeira, tendo como organista seu irmão, Domingos D. Pinto Bandeira e vários outros membros da família, quase toda de músicos. Desde o início dos anos 1930 atuava também na cidade o coro masculino do maestro Francês Max Demand, e em 1941 era fundado pela regente e organista D. Francisca Sampaio o Coral Santo Antônio, atualmente em vias de extinção. A iniciativa de formação de um grupo a fim de estudar e difundir tanto o repertório gregoriano quanto o tradicional brasileiro é, portanto, fundamental na preservação de patrimônio imaterial que, na prática, caiu em desuso.
Metodologia
O grupo terá dois encontros semanais com duração de 2h: um, no Centro de Artes, para fins de treinamento técnico-vocal dos integrantes e aprendizagem de leitura musical. Outro, no local habitual de ensaio do grupo (atualmente, nas dependências do Seminário São Francisco de Paula), para leitura e passagem de repertório, com a colaboração de um instrumentista acompanhador, aluno do Curso de Música da UFPel.
Indicadores, Metas e Resultados
Para além da qualificação dos participantes, o resultado fundamental será a difusão do repertório junto à comunidade, através da execução em liturgias, de modo que o público venha a se familiarizar e reaprender as melodias simples e em uníssono, especialmente as gregorianas, tanto em latim quanto em vernáculo. Além dessas peças, o projeto visa formação coral propriamente dita, com peças a várias vozes para coro masculino, também para serem apresentadas ao público, dentro ou fora do ambiente litúrgico.
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
BRUNO DE LIMA SCHÖNHOFEN | |||
FILIPE CANEZ CAMARGO | |||
JONAS KLUG DA SILVEIRA | 6 | ||
LUCAS FERREIRA CAMARGO | |||
MATEUS FERREIRA CAMARGO | |||
OCTÁVIO AMARAL MACHADO | |||
THOMAZ SZECHIR DIAS | |||
WILLIAN KALINOWSKI |