Nome do Projeto
Educação Ambiental nas Escolas
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
01/08/2019 - 20/12/2019
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Agrárias
Eixo Temático (Principal - Afim)
Educação / Meio ambiente
Linha de Extensão
Educação Ambiental
Resumo
A gestão ambiental adquiriu recentemente importância crescente, introduzindo-se nas reflexões de quase todas as pessoas deste planeta. A sobrevivência dos processos vitais está em risco, o que leva a uma necessidade urgente de mudança de valores geradores de outras atitudes em prol de mais justiça social e qualidade de vida. Neste contexto, existe uma diferença entre a consciência da necessidade da conservação ambiental e a existência dessa metodologia aplicada na educação. Atrelado a isso, está contido a educação ambiental, por meio da qual o indivíduo e a coletividade constroem valores sociais, conhecimentos, habilidades, atitudes e competências voltadas para a conservação do meio ambiente, bem de uso comum do povo, essencial à sadia qualidade de vida e sua sustentabilidade.
Objetivo Geral
Disseminar a educação ambiental para os jovens alunos de escolas da região, além de desenvolver e realizar práticas sustentáveis. Gerando assim o pensamento crítico e dando competências para os mesmos realizarem as técnicas aprendidas em casa.
Justificativa
A gestão ambiental adquiriu recentemente importância crescente, introduzindo-se nas reflexões de quase todas as pessoas deste planeta. A sobrevivência dos processos vitais está em risco, o que leva a uma necessidade urgente de mudança de valores geradores de outras atitudes em prol de mais justiça social e qualidade de vida. Neste contexto, existe uma diferença entre a consciência da necessidade da conservação ambiental e a existência dessa metodologia aplicada na educação. Atrelado a isso, está contido a educação ambiental, por meio da qual o indivíduo e a coletividade constroem valores sociais, conhecimentos, habilidades, atitudes e competências voltadas para a conservação do meio ambiente, bem de uso comum do povo, essencial à sadia qualidade de vida e sua sustentabilidade.
Metodologia
Serão desenvolvidas atividades com os alunos, em que a questão ambiental será discutida de forma lúdica e natural, com uma linguagem acessiva as diferentes faixas etárias. Essas atividades serão realizadas sempre com a aprovação da comissão pedagógica das escolas participantes. Dentre as possíveis atividades a serem desenvolvidas, encontra-se a confecção de hortas verticais, sistemas de captação de água da chuva, entre outras.
Indicadores, Metas e Resultados
Conscientizar os jovens sobre os desperdícios de recursos, mostrar soluções para o reuso dos mesmos, além de gerar uma melhoria na comunidade atendida.
Esperamos, através da aplicação de questionários que serão entregues a comissão pedagógica das escolas participantes, para saber o feedback da nossa atividade e posterior certificação dos participantes
Esperamos, através da aplicação de questionários que serão entregues a comissão pedagógica das escolas participantes, para saber o feedback da nossa atividade e posterior certificação dos participantes
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
CARLOS ANTONIO DA COSTA TILLMANN | 1 | ||
DIEGO KRUMREICH SCHMECHEL | |||
GUILHERME HIRSCH RAMOS | |||
JOÃO GABRIEL RUPPENTHAL | |||
JULIANO MANKE | |||
Karen Raquel Pening Klitzke | |||
MATHEUS GOULART CARVALHO | |||
STHÉFANIE DA CUNHA | |||
THALIA STRELOV DOS SANTOS | |||
WAGNER SCHMIESCKI DOS SANTOS |