Nome do Projeto
Educação Ambiental nas Escolas
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
01/08/2019 - 20/12/2019
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Agrárias
Eixo Temático (Principal - Afim)
Educação / Meio ambiente
Linha de Extensão
Educação Ambiental
Resumo
A gestão ambiental adquiriu recentemente importância crescente, introduzindo-se nas reflexões de quase todas as pessoas deste planeta. A sobrevivência dos processos vitais está em risco, o que leva a uma necessidade urgente de mudança de valores geradores de outras atitudes em prol de mais justiça social e qualidade de vida. Neste contexto, existe uma diferença entre a consciência da necessidade da conservação ambiental e a existência dessa metodologia aplicada na educação. Atrelado a isso, está contido a educação ambiental, por meio da qual o indivíduo e a coletividade constroem valores sociais, conhecimentos, habilidades, atitudes e competências voltadas para a conservação do meio ambiente, bem de uso comum do povo, essencial à sadia qualidade de vida e sua sustentabilidade.

Objetivo Geral

Disseminar a educação ambiental para os jovens alunos de escolas da região, além de desenvolver e realizar práticas sustentáveis. Gerando assim o pensamento crítico e dando competências para os mesmos realizarem as técnicas aprendidas em casa.

Justificativa

A gestão ambiental adquiriu recentemente importância crescente, introduzindo-se nas reflexões de quase todas as pessoas deste planeta. A sobrevivência dos processos vitais está em risco, o que leva a uma necessidade urgente de mudança de valores geradores de outras atitudes em prol de mais justiça social e qualidade de vida. Neste contexto, existe uma diferença entre a consciência da necessidade da conservação ambiental e a existência dessa metodologia aplicada na educação. Atrelado a isso, está contido a educação ambiental, por meio da qual o indivíduo e a coletividade constroem valores sociais, conhecimentos, habilidades, atitudes e competências voltadas para a conservação do meio ambiente, bem de uso comum do povo, essencial à sadia qualidade de vida e sua sustentabilidade.

Metodologia

Serão desenvolvidas atividades com os alunos, em que a questão ambiental será discutida de forma lúdica e natural, com uma linguagem acessiva as diferentes faixas etárias. Essas atividades serão realizadas sempre com a aprovação da comissão pedagógica das escolas participantes. Dentre as possíveis atividades a serem desenvolvidas, encontra-se a confecção de hortas verticais, sistemas de captação de água da chuva, entre outras.

Indicadores, Metas e Resultados

Conscientizar os jovens sobre os desperdícios de recursos, mostrar soluções para o reuso dos mesmos, além de gerar uma melhoria na comunidade atendida.
Esperamos, através da aplicação de questionários que serão entregues a comissão pedagógica das escolas participantes, para saber o feedback da nossa atividade e posterior certificação dos participantes

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
CARLOS ANTONIO DA COSTA TILLMANN1
DIEGO KRUMREICH SCHMECHEL
GUILHERME HIRSCH RAMOS
JOÃO GABRIEL RUPPENTHAL
JULIANO MANKE
Karen Raquel Pening Klitzke
MATHEUS GOULART CARVALHO
STHÉFANIE DA CUNHA
THALIA STRELOV DOS SANTOS
WAGNER SCHMIESCKI DOS SANTOS

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