Nome do Projeto
Croquis Urbanos: Desenhando Pelotas
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
02/09/2019 - 02/09/2021
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Sociais Aplicadas
Eixo Temático (Principal - Afim)
Educação / Cultura
Linha de Extensão
Artes visuais
Resumo
O projeto Croquis urbanos: desenhando Pelotas surgiu inspirado nos inúmeros grupos de desenhistas urbanos espalhados por diversas cidades do Brasil e do mundo e, principalmente, após ter participado do terceiro Encontro Nacional - Urban Sketchers em 2018 na cidade de Salvador. O Urban Sketchers começou como um grupo no site de compartilhamento de imagens, [Flickr], em 2007. O seu fundador o jornalista espanhol e ilustrador Gabriel (Gabi) Campanario criou um grupo para apoiar e promover o desenho jornalístico que descreve a vida urbana, e inúmeros artistas começaram a enviar e compartilhar seus desenhos de forma on-line. Um ano depois, em 2008, Campanario criou o blog Urban Sketchers. A participação no blog Urban Sketchers se dá por convite e é limitada a uma centena de artistas. O termo Urban Sketchers Correspondente foi criado. Os correspondentes são convidados por Campanario e comprometem-se a contribuir regularmente com os croquis urbanos. Os desenhos são acompanhados por histórias que fornecem um pano de fundo para o esboço: quando e onde o esboço foi criado e alguns detalhes sobre o conteúdo - palavras e narrativas que acompanham as imagens. O blog Urban Sketchers ganhou popularidade em 2008 atraindo centenas e milhares de visitantes diariamente. Em dezembro de 2009, Campanario estabeleceu Urban Sketchers como uma organização sem fins lucrativos. A tarefa da organização é elevar o valor artístico, narrativo e educativo do desenho de observação, promovendo sua prática e conectando pessoas em todo o mundo que desenham no local onde vivem e viajam. O projeto Croquis Urbanos como os Urbans Sketchers irá compartilhar os registros gráficos através de redes sociais e pretende reunir estudantes de arquitetura, a comunidade acadêmica e pessoas da comunidade e de diferentes faixas etárias para desenvolver o desenho de observação e, ou a aquarela como hobby possibilitando a troca de experiências e diferentes formas de representar. A cidade de Pelotas será palco dos distintos registros gráficos através de encontros descontraídos nos quais serão oferecidas oficinas de técnicas de representação por estudantes de arquitetura com o objetivo de instrumentalizar os participantes.

Objetivo Geral

Criar na cidade de Pelotas a partir dos encontros de desenhistas profissionais e amadores uma cultura de valorização do desenho de observação, enfatizando o seu caráter documental e de narrativa da vida urbana com os seus prédios, personagens e costumes, além do valor artístico revelado pela sensibilidade do olhar que seleciona a cena urbana e pelo estilo gráfico de cada desenhista.

Justificativa

O projeto se justifica ao propor uma atividade para a comunidade diferenciada no uso do espaço urbano, na qual o tempo passa lentamente, na conexão íntima entre o desenhista e a paisagem urbana. Oferece um novo ritmo na contemporaneidade e surge da necessidade de uma nova relação de empatia com o lugar e com os outros desenhistas buscando valorizar a vida urbana, sua paisagem e seu patrimônio e modos de viver.

Metodologia

O projeto constará de encontros quinzenais, preferencialmente realizados aos sábados para garantir o maior número possível de participantes. Cada encontro terá uma duração de 4 horas e será difundido uma semana antes na página da UFPEL, na rádio da Universidade e em redes sociais. Os eventos também serão difundidos em escolas de ensino médio para atrair o público jovem e em associações de idosos para obter-se grupos inter-geracionais nos eventos Os locais inicialmente selecionados serão a Praça Coronel Pedro Osório, o Mercado Público, o Parque da Baronesa, a praia do Laranjal, o Parque Dom Antônio Zattera (feira livre e Asilo), o Campus Anglo, a antiga fábrica da Brahma, a praça da Alfândega e Porto, o Quadrado, a praça Cipriano Barcelos, a Catedral Metropolitana, o calçadão da Quinze de Novembro e da Andrade Neves e o Cemitério Ecumênico São Francisco de Paula, entre outros. Com o avanço do projeto novos setores e bairros da cidade serão selecionados com o objetivo de obter um registro amplo da cidade de Pelotas, além de que o mesmo local poderá ser incluído em mais de um encontro, considerando a diversidade da paisagem a ser registrada. Nos encontros serão oferecidas oficinas temáticas de técnicas de representação gráfica, organizadas e ministradas por docentes e ou estudantes de arquitetura e design. Ao final de cada encontro se realizará uma exposição no local dos trabalhos realizados. Os encontros terão lista de presença e a participação em 5 encontros dará direito ao participante de um certificado de 20 horas. Os eventos serão registrados por meio de fotografias que serão compartilhadas nas redes sociais. Ao final do projeto pretende-se realizar uma exposição das ilustrações selecionadas e uma publicação impressa ou em E-BOOK.

Indicadores, Metas e Resultados

Como resultados esperados pretende-se obter a troca de conhecimentos entre a comunidade acadêmica e a comunidade no ato de desenhar. Obter a formação de grupos inter-geracionais na sequencia dos eventos. Espera-se atingir uma grande diversidade de estilos gráficos para compor a exposição e a publicação ao final do projeto. O projeto terá como resultado a plena valorização da vida urbana de Pelotas pelos croquis urbanos e pela vivência dos espaços públicos através dos desenhistas urbanos.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ALEXANDRE BERNEIRA DA SILVA
CAROLINE DIAS EIFLER
FELIPE PEREIRA DA SILVA
LAURA LOPES CEZAR8

Página gerada em 29/03/2024 03:37:55 (consulta levou 0.152473s)