Nome do Projeto
A Utilização de metodologias lúdicas no Processo de Ensino em Geologia
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
02/09/2019 - 03/09/2028
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Exatas e da Terra
Eixo Temático (Principal - Afim)
Educação / Meio ambiente
Linha de Extensão
Divulgação científica e tecnológica
Resumo
O projeto constitui-se na realização de oficinas sobre geociências e a dinâmica da Terra a alunos dos ensinos fundamental e médio da rede pública. É constituído por atividades teóricas e práticas apresentadas por acadêmicos do curso de Engenharia Geológica, com o objetivo de contribuir com materiais didáticos para uso no ensino fundamental e médio, possibilitando novos recursos para o ensino da geologia em sala de aula. Diante do exposto, este projeto visa integrar a Universidade Federal de Pelotas com a comunidade escolar, fazendo-se cumprir um dos fundamentos da Universidade, que é a Extensão Universitária.
Objetivo Geral
Desenvolver atividades didáticas sobre geociências por meio da utilização de metodologias lúdicas, para contribuir no processo de ensino e aprendizagem da educação básica.
Justificativa
A interdisciplinaridade é uma característica da Geociências, e se faz presente no cotidiano do estudante de Engenharia Geológica, visto que utilizam, em proporções diversas, ferramentas das mais variadas áreas do saber. Todavia para melhor formação deste estudante é pertinente torná-lo um profissional flexível e interdisciplinar, uma alternativa consiste em ofertar ao acadêmico a possibilidade de transmitir seus conhecimentos aos alunos do ensino fundamental e médio, sendo que, indiretamente, se fornecerá aos futuros profissionais, uma base mais sólida para seu desempenho acadêmico. E por consequência apresentar aos professores do ensino fundamental e médio uma série de metodologias lúdicas e de fácil acesso para o ensino das geociências em sala de aula que serão capazes de aprimorar as interações dos professores com os alunos.
Metodologia
A metodologia baseia-se na difusão do conhecimento técnico e metodológico na área das geociências, por meio de oficinas. Serão desenvolvidas atividades práticas com a comunidade escolar que proporcionem o contato com diferentes tipos de rochas e a compreensão delas, por meio da explicação do Ciclo das Rochas, juntamente com a elaboração de modelos lúdicos com o intuito de explicar a origem e evolução geológica da Terra, formação de seus materiais e ambientes. Possibilitando maior entendimento do espaço vivido e a correlação com os conteúdos trabalhados pelo professor em sala de aula.
Indicadores, Metas e Resultados
O projeto por ser de caráter extensionista, promove a aproximação do acadêmico com a realidade e a transformação da teoria em prática pedagógica. Os indicadores de desenvolvimento do projeto utilizado será a realização de questionários com professores com o intuito de aperfeiçoar as práticas pedagógicas e analisar sua eficiência dos métodos utilizados na oficina juntamente aos envolvidos. Durante o projeto, o acadêmico se responsabilizará em elaborar um material de caráter teórico/prático juntamente com os professores das escolas atendidas, para auxiliar nas ações pedagógicas e adequar aos conteúdos curriculares. Desta forma, anualmente busca contemplar escolas públicas da zona sul do Rio Grande do Sul em nível fundamental e médio, tendo como meta atender 120 alunos e 6 professores. O resultado pretendido consiste em despertar no aluno o interesse e a motivação pelos conteúdos trabalhados nas oficinas e que os mesmos sejam capazes de relacionar os conhecimentos adquiridos com o seu cotidiano.
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
AMANDA DA SILVA COSTA | |||
CAMILE URBAN | 2 | ||
CAROLINE DOS SANTOS SAVEDRA | |||
CAROLINE SILVEIRA DA ROSA | |||
DANIELE SILVEIRA DA ROSA | |||
EMANUÉLLE SOARES CARDOZO | |||
EMANUÉLLE SOARES CARDOZO | |||
GEYSI CUSTÓDIO DA SILVA | |||
JOHNY BARRÊTO ALVES | |||
JOICE DE FREITAS MEDEIROS | |||
RAISSA DE ARAUJO SILVA FERRAZ | |||
RENATO ALEIXO AZEVEDO | |||
STEFANY SILVEIRA DAS NEVES | |||
SUYANE GONÇALVES DE CAMPOS | |||
VITER MAGALHAES PINTO | 7 | ||
VITOR MATEUS LOPES VARGAS |