Nome do Projeto
A Utilização de metodologias lúdicas no Processo de Ensino em Geologia
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
02/09/2019 - 03/09/2024
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Exatas e da Terra
Eixo Temático (Principal - Afim)
Educação / Meio ambiente
Linha de Extensão
Divulgação científica e tecnológica
Resumo
O projeto constitui-se na realização de oficinas sobre geociências e a dinâmica da Terra a alunos dos ensinos fundamental e médio da rede pública. É constituído por atividades teóricas e práticas apresentadas por acadêmicos do curso de Engenharia Geológica, com o objetivo de contribuir com materiais didáticos para uso no ensino fundamental e médio, possibilitando novos recursos para o ensino da geologia em sala de aula. Diante do exposto, este projeto visa integrar a Universidade Federal de Pelotas com a comunidade escolar, fazendo-se cumprir um dos fundamentos da Universidade, que é a Extensão Universitária.

Objetivo Geral

Desenvolver atividades didáticas sobre geociências por meio da utilização de metodologias lúdicas, para contribuir no processo de ensino e aprendizagem da educação básica.

Justificativa

A interdisciplinaridade é uma característica da Geociências, e se faz presente no cotidiano do estudante de Engenharia Geológica, visto que utilizam, em proporções diversas, ferramentas das mais variadas áreas do saber. Todavia para melhor formação deste estudante é pertinente torná-lo um profissional flexível e interdisciplinar, uma alternativa consiste em ofertar ao acadêmico a possibilidade de transmitir seus conhecimentos aos alunos do ensino fundamental e médio, sendo que, indiretamente, se fornecerá aos futuros profissionais, uma base mais sólida para seu desempenho acadêmico. E por consequência apresentar aos professores do ensino fundamental e médio uma série de metodologias lúdicas e de fácil acesso para o ensino das geociências em sala de aula que serão capazes de aprimorar as interações dos professores com os alunos.

Metodologia

A metodologia baseia-se na difusão do conhecimento técnico e metodológico na área das geociências, por meio de oficinas. Serão desenvolvidas atividades práticas com a comunidade escolar que proporcionem o contato com diferentes tipos de rochas e a compreensão delas, por meio da explicação do Ciclo das Rochas, juntamente com a elaboração de modelos lúdicos com o intuito de explicar a origem e evolução geológica da Terra, formação de seus materiais e ambientes. Possibilitando maior entendimento do espaço vivido e a correlação com os conteúdos trabalhados pelo professor em sala de aula.

Indicadores, Metas e Resultados

O projeto por ser de caráter extensionista, promove a aproximação do acadêmico com a realidade e a transformação da teoria em prática pedagógica. Os indicadores de desenvolvimento do projeto utilizado será a realização de questionários com professores com o intuito de aperfeiçoar as práticas pedagógicas e analisar sua eficiência dos métodos utilizados na oficina juntamente aos envolvidos. Durante o projeto, o acadêmico se responsabilizará em elaborar um material de caráter teórico/prático juntamente com os professores das escolas atendidas, para auxiliar nas ações pedagógicas e adequar aos conteúdos curriculares. Desta forma, anualmente busca contemplar escolas públicas da zona sul do Rio Grande do Sul em nível fundamental e médio, tendo como meta atender 120 alunos e 6 professores. O resultado pretendido consiste em despertar no aluno o interesse e a motivação pelos conteúdos trabalhados nas oficinas e que os mesmos sejam capazes de relacionar os conhecimentos adquiridos com o seu cotidiano.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
CAMILE URBAN2
CAROLINE SILVEIRA DA ROSA
DANIELE SILVEIRA DA ROSA
EMANUÉLLE SOARES CARDOZO
EMANUÉLLE SOARES CARDOZO
GEYSI CUSTÓDIO DA SILVA
JOHNY BARRÊTO ALVES
STEFANY SILVEIRA DAS NEVES
SUYANE GONÇALVES DE CAMPOS
VITER MAGALHAES PINTO6
VITOR MATEUS LOPES VARGAS

Página gerada em 29/03/2024 10:49:13 (consulta levou 0.137513s)