Nome do Projeto
Vivências Ginásticas Universitárias - GPT (Ginástica para Todos)
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
10/10/2019 - 10/12/2020
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Humanas
Eixo Temático (Principal - Afim)
Educação / Saúde
Linha de Extensão
Esporte e lazer
Resumo
O projeto Vivências Ginásticas Universitárias - GPT (Ginástica para Todos) objetiva a participação da comunidade acadêmica (alunos, professores, técnicos, comunidade em geral) a realizar a prática e a vivência de movimentos gímnicos elementares para o desenvolvimento de composições coreográficas como forma recreativa e lúdica.
Objetivo Geral
-Proporcionar atividades lúdicas e recreativas através da Ginástica para Todos para a comunidade acadêmica;
-Promover a composição coreográfica da GPT para adultos;
- Promover a prática saudável de atividades físicas;
- Motivar os participantes à estimulação de movimentos gímnicos corporais e artísticos.
-Promover a composição coreográfica da GPT para adultos;
- Promover a prática saudável de atividades físicas;
- Motivar os participantes à estimulação de movimentos gímnicos corporais e artísticos.
Justificativa
Os cursos de Bacharel e Licenciatura em Educação Física desenvolvidos na ESEF/UFPEL têm entre seus objetivos formar profissionais que deverão atuar nas dimensões (educacionais, de rendimento, de saúde e de lazer) . Nestes cursos, as características extensionistas, de natureza educativa, cultural, científica ou técnica, são executadas sob a forma de projetos voltados a questões relevantes da sociedade. Desta forma para o ensino da Ginástica para Todos será necessário o envolvimento da comunidade acadêmica. A GPT ainda se e justifica pelas ricas contribuições que pode trazer para o desenvolvimento dos participantes em vários contexto, pois a atividade Ginástica além de desenvolver as habilidades motoras, pode desenvolver as habilidades específicas com alta precisão técnica que as acrobacias gímnicas exigem (NUNOMURA; CARRARA; CARBINATTO, 2010).
Metodologia
As atividades serão oferecidas através de atividades práticas, com um grupo inicialmente. A turma terá dois encontros semanais, as terças e quintas-feiras. Além destas atividades, que serão distribuídas no horário vespertino, será realizado encontros pedagógicos que terão carga horária para a organização e planejamento das atividades, envolvendo o coordenadora, colaboradores e os voluntários, assim como atividades de avaliação, envolvendo 5 horas semanais.
Indicadores, Metas e Resultados
A procura do desenvolvimento de uma metodologia de ensino específica para a Ginástica para Todos faz com que as atividades desenvolvidas contribuam com o processo de ensino-aprendizagem tanto dos acadêmicos quanto dos praticantes deste projeto.
Através da ordenação dos níveis de dificuldade, temos como intuito facilitar o processo de aprendizagem dos exercícios da Ginástica para Todos para os participantes. O projeto, além de propiciar aos participantes a aprendizagem técnica da Ginástica , também tem como meta formar composições coreográficas para possíveis apresentações.
Assim sendo, o projeto de extensão auxiliará na formação de indivíduos integrados à sociedade, para melhoria da qualidade do ensino da Ginástica e na formação de futuros profissionais que contribuirão para o contexto educacional.
Aliado a tudo isso se tem como meta a publicação de ensaios e artigos científicos que possam estar conectados com a pesquisa e ensino.
Através da ordenação dos níveis de dificuldade, temos como intuito facilitar o processo de aprendizagem dos exercícios da Ginástica para Todos para os participantes. O projeto, além de propiciar aos participantes a aprendizagem técnica da Ginástica , também tem como meta formar composições coreográficas para possíveis apresentações.
Assim sendo, o projeto de extensão auxiliará na formação de indivíduos integrados à sociedade, para melhoria da qualidade do ensino da Ginástica e na formação de futuros profissionais que contribuirão para o contexto educacional.
Aliado a tudo isso se tem como meta a publicação de ensaios e artigos científicos que possam estar conectados com a pesquisa e ensino.
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
ANA PAULA DIAS DE SOUZA | |||
ANDRIZE RAMIRES COSTA | 4 | ||
CRISTOFER DE LEÃO CORRÊA | |||
EDUARDA VESFAL DUTRA | |||
GABRIEL BARBOSA DA SILVA | |||
INGRID STAINKI DE SÁ | |||
LUCAS VARGAS BOZZATO | |||
LUCAS VARGAS SAGAZ | |||
MAGDA JORDANA ARMESTO LOPES | |||
NAIÉLEN RODRIGUES SILVEIRA |