Nome do Projeto
Vivências Ginásticas Universitárias - GPT (Ginástica para Todos)
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
10/10/2019 - 10/12/2020
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Humanas
Eixo Temático (Principal - Afim)
Educação / Saúde
Linha de Extensão
Esporte e lazer
Resumo
O projeto Vivências Ginásticas Universitárias - GPT (Ginástica para Todos) objetiva a participação da comunidade acadêmica (alunos, professores, técnicos, comunidade em geral) a realizar a prática e a vivência de movimentos gímnicos elementares para o desenvolvimento de composições coreográficas como forma recreativa e lúdica.

Objetivo Geral

-Proporcionar atividades lúdicas e recreativas através da Ginástica para Todos para a comunidade acadêmica;
-Promover a composição coreográfica da GPT para adultos;
- Promover a prática saudável de atividades físicas;
- Motivar os participantes à estimulação de movimentos gímnicos corporais e artísticos.

Justificativa

Os cursos de Bacharel e Licenciatura em Educação Física desenvolvidos na ESEF/UFPEL têm entre seus objetivos formar profissionais que deverão atuar nas dimensões (educacionais, de rendimento, de saúde e de lazer) . Nestes cursos, as características extensionistas, de natureza educativa, cultural, científica ou técnica, são executadas sob a forma de projetos voltados a questões relevantes da sociedade. Desta forma para o ensino da Ginástica para Todos será necessário o envolvimento da comunidade acadêmica. A GPT ainda se e justifica pelas ricas contribuições que pode trazer para o desenvolvimento dos participantes em vários contexto, pois a atividade Ginástica além de desenvolver as habilidades motoras, pode desenvolver as habilidades específicas com alta precisão técnica que as acrobacias gímnicas exigem (NUNOMURA; CARRARA; CARBINATTO, 2010).

Metodologia

As atividades serão oferecidas através de atividades práticas, com um grupo inicialmente. A turma terá dois encontros semanais, as terças e quintas-feiras. Além destas atividades, que serão distribuídas no horário vespertino, será realizado encontros pedagógicos que terão carga horária para a organização e planejamento das atividades, envolvendo o coordenadora, colaboradores e os voluntários, assim como atividades de avaliação, envolvendo 5 horas semanais.

Indicadores, Metas e Resultados

A procura do desenvolvimento de uma metodologia de ensino específica para a Ginástica para Todos faz com que as atividades desenvolvidas contribuam com o processo de ensino-aprendizagem tanto dos acadêmicos quanto dos praticantes deste projeto.
Através da ordenação dos níveis de dificuldade, temos como intuito facilitar o processo de aprendizagem dos exercícios da Ginástica para Todos para os participantes. O projeto, além de propiciar aos participantes a aprendizagem técnica da Ginástica , também tem como meta formar composições coreográficas para possíveis apresentações.
Assim sendo, o projeto de extensão auxiliará na formação de indivíduos integrados à sociedade, para melhoria da qualidade do ensino da Ginástica e na formação de futuros profissionais que contribuirão para o contexto educacional.
Aliado a tudo isso se tem como meta a publicação de ensaios e artigos científicos que possam estar conectados com a pesquisa e ensino.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ANA PAULA DIAS DE SOUZA
ANDRIZE RAMIRES COSTA4
CRISTOFER DE LEÃO CORRÊA
EDUARDA VESFAL DUTRA
GABRIEL BARBOSA DA SILVA
INGRID STAINKI DE SÁ
LUCAS VARGAS BOZZATO
LUCAS VARGAS SAGAZ
MAGDA JORDANA ARMESTO LOPES
NAIÉLEN RODRIGUES SILVEIRA

Página gerada em 29/03/2024 02:34:46 (consulta levou 0.131506s)