Nome do Projeto
Colaboração Interinstitucional em Práticas e Pedagogia do Piano
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
01/07/2020 - 31/12/2023
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Linguística, Letras e Artes
Eixo Temático (Principal - Afim)
Educação / Cultura
Linha de Extensão
Música
Resumo
O presente projeto tem como principal foco uma acordo de Cooperação Técnica que celebram a Universidade Federal de Santa Maria e a Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Universidade Federal de Pelotas, Universidade do Estado de Santa Catarina, a Universidade Federal do Piauí e a Universidade Federal de São João Del Rei para realização de ações de Ensino, Pesquisa e Extensão ligadas às praticas e pedagogias do Piano. Trata-se portanto da criação de um espaço para discussão da produção de pesquisa acadêmica e intercâmbio de conhecimentos e experiências na área de pedagogia do piano.

Objetivo Geral

Conjugar esforços interinstitucionais para a realização de Eventos Internacionais na área da Pedagogia do Piano, bem como incentivar a participação de docentes da área de música/pedagogia do piano em recitais, palestras ou oficinas, entre as universidades parceiras. Objetiva também criar espaços de interlocução entre os graduandos das referidas universidades no sentido de fomentar uma formação acadêmica mais abrangente.

Justificativa

Considerando as dificuldades enfrentadas pelos profissionais do ensino do de piano, tais como a ausência de regulamentação da profissão, a escassez de materiais didáticos atualizados em português, bem como conhecimento muitas vezes deficitário sobre técnicas de ensino e metodologias inovadoras, é fundamental que interlocuções interinstitucionais para a promoção de eventos científicos nesta área não apenas incentivem pesquisas de ponta, mas também promovam ações extensionistas que aproximem a produção acadêmica à realidade da prática do professor. Este tipo de interlocução propicia ainda, a indissociabilidade entre pesquisa, extensão e ensino, estando de acordo com as Diretrizes para a Extensão na Educação Superior, estabelecidas pela Resolução n.7, de 18 de dezembro de 2018.

Metodologia

Como metodologia, serão utilizados os seguintes procedimentos:
1) Realização das edições bianuais dos Encontros sobre Pedagogia do Piano
2) Participação de docentes da área de música/pedagogia do piano em apresentações de recitais, palestras ou oficinas nas universidades parceiras
3) Fomentar a participação de graduandos de Licenciatura e Bacharelado em Música em atividades interinstitucionais sobre pedagogia do piano, nas universidades parceiras.
4) Produção de materiais bibliográficos e artigos científicos para a divulgação da área.

Indicadores, Metas e Resultados

- Realização do evento Encontros sobre Pedagogia do Piano
- Recitais, workshops e oficinas realizados entre professores das universidades parceiras
- Sistematização de propostas pedagógicas para o conhecimento e utilização dos recursos para as aulas de piano.
- Organização de banco de textos e dados a respeito da pedagogia do piano
- Trabalhos apresentados em congressos, simpósios e similares.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
CATARINE RIBEIRO DE OLIVEIRA
CÁSSIO RIBEIRO BARBOSA
GUILHERME TRAVAGLI RAMOS
LETÍCIA AMARAL LOURO
MARINA FONSECA HASSAN
MAUREN LIEBICH FREY RODRIGUES5
OCTAVIO AMARAL MACHADO
TAÍS IRACEMA MENDONÇA DEWULF

Página gerada em 18/04/2024 12:00:38 (consulta levou 0.141488s)