Nome do Projeto
Retrato público
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
16/09/2019 - 18/12/2019
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Linguística, Letras e Artes
Eixo Temático (Principal - Afim)
Comunicação / Educação
Linha de Extensão
Artes visuais
Resumo
O projeto busca integrar a comunidade acadêmica e a sociedade através da experiência de participar de uma sessão de retratos, de estar diante do espelho. Como fotógrafo e servidor público proponho a experiência de ser retratado e explico presencialmente como estou compondo as fotografias, estas que estarão abertas à interpretação do público, com um olhar ambíguo que flutua entre interno- externo, externo-interno. Somos nós que nos vemos.
Objetivo Geral
Produzir retratos fotográficos da comunidade acadêmica da Universidade Federal de Pelotas e do público em geral. Propondo uma ampliação no autoconhecimento e nas relações humanas presenciais.
Justificativa
Compreendo a introspecção como um ato ativo, como um fazer ao social. Questionar-se é movimento necessário para o amadurecimento dos sentidos em busca de um equilíbrio dos extremos, propondo um matiz entre os pólos opostos, entre o que fomos, o que somos e o que pretendemos ser. Entre como nos vêem e como vemos o outro. Um ver de como estamos.
O projeto pretende através do encontro das pessoas com sua própria imagem, uma abertura para encontrar matizes nas relações humanas, ampliando assim o cuidado com o outro e o carinho com o social, um olhar no olho, um acerto de postura e um momento de silêncio.
As relações passam por um período de diminuição da presença física do sujeito e deste com a natureza. As redes sociais que tinham como objetivo inicial aproximar as pessoas, hoje influenciam no comportamento humano distanciando os seres e transformando também as relações presenciais. O autoconhecimento interno e externo, é o que se propõe no diálogo e na relação com o outro no momento em que é concebida a fotografia.
Gerar o debate com os alunos sobre a importância do retrato no fazer do fotojornalismo, é outro ponto importante a ser ressaltado. Como vemos aquele que entrevistamos e como vamos compor a expressão de sua face, o que diz ela? O que queremos dizer com ela?
Temas como a vaidade, o juízo de valor e o fanatismo que segundo a psicoterapia são os principais bloqueadores da percepção humana; serão abordados em uma conversação de proximidade onde o fotógrafo propõe na concepção da imagem um olhar que flutua entre o interno e o externo, gerando uma fotografia aberta onde o estado de ânimo fica mais próximo do estável (alegria e tristeza) do que dos extremos (euforia e depressão). Fotografias ambíguas onde a expressividade e as características da textura da pele são ressaltadas, produzindo imagens que se aproximem ao máximo do real, deste real acordado entre o que viu e o que se vê.
O projeto pretende através do encontro das pessoas com sua própria imagem, uma abertura para encontrar matizes nas relações humanas, ampliando assim o cuidado com o outro e o carinho com o social, um olhar no olho, um acerto de postura e um momento de silêncio.
As relações passam por um período de diminuição da presença física do sujeito e deste com a natureza. As redes sociais que tinham como objetivo inicial aproximar as pessoas, hoje influenciam no comportamento humano distanciando os seres e transformando também as relações presenciais. O autoconhecimento interno e externo, é o que se propõe no diálogo e na relação com o outro no momento em que é concebida a fotografia.
Gerar o debate com os alunos sobre a importância do retrato no fazer do fotojornalismo, é outro ponto importante a ser ressaltado. Como vemos aquele que entrevistamos e como vamos compor a expressão de sua face, o que diz ela? O que queremos dizer com ela?
Temas como a vaidade, o juízo de valor e o fanatismo que segundo a psicoterapia são os principais bloqueadores da percepção humana; serão abordados em uma conversação de proximidade onde o fotógrafo propõe na concepção da imagem um olhar que flutua entre o interno e o externo, gerando uma fotografia aberta onde o estado de ânimo fica mais próximo do estável (alegria e tristeza) do que dos extremos (euforia e depressão). Fotografias ambíguas onde a expressividade e as características da textura da pele são ressaltadas, produzindo imagens que se aproximem ao máximo do real, deste real acordado entre o que viu e o que se vê.
Metodologia
Os retratos serão realizados no estúdio de Rádio e TV da Universidade Federal de Pelotas (Campus Anglo) das 14h às 20h a princípio em todas as quartas-feiras por ordem de chegada.
O projeto contará com dois bolsistas (estagiários) que aprenderão o processo de concepção dos retratos e também ampliarão o aprendizado em fotografia.
A fotografia final, que representará o retratado, será escolhida através de uma edição dialógica, onde fotógrafo e retratado chegam a um comum acordo sobre a fotografia que será revelada.
Os participantes irão assinar uma autorização de imagem para postagem das mesmas nas redes sociais da Universidade Federal de Pelotas, no Instagram do projeto, e para uma futura exposição. As fotografias ficarão para o acervo da Universidade assim como do fotógrafo e servidor Felipe Estrela Campal.
Com o decorrer do projeto o coordenador propõe fazer cursos de extensão abertos a comunidade com intuito de arrecadar verba para materiais de consumo do estúdio.
O projeto contará com dois bolsistas (estagiários) que aprenderão o processo de concepção dos retratos e também ampliarão o aprendizado em fotografia.
A fotografia final, que representará o retratado, será escolhida através de uma edição dialógica, onde fotógrafo e retratado chegam a um comum acordo sobre a fotografia que será revelada.
Os participantes irão assinar uma autorização de imagem para postagem das mesmas nas redes sociais da Universidade Federal de Pelotas, no Instagram do projeto, e para uma futura exposição. As fotografias ficarão para o acervo da Universidade assim como do fotógrafo e servidor Felipe Estrela Campal.
Com o decorrer do projeto o coordenador propõe fazer cursos de extensão abertos a comunidade com intuito de arrecadar verba para materiais de consumo do estúdio.
Indicadores, Metas e Resultados
Com o desenvolvimento do projeto buscamos uma ampliação nas interpretações da comunidade sobre sua própria imagem. A identificação de como estamos, como forma de autoconhecimento e bem estar social.
Uma das metas é a inclusão da sociedade à Universidade Pública, onde os retratados possam se sentir parte do todo, gerando maior cuidado entre as pessoas, e portanto maior fluidez e bem estar social nas relações entre discentes, docentes, técnicos e a sociedade em geral.
Com a divulgação dos retratos esperamos gerar identidade imagética para as pessoas que compõem a Universidade Pública e seu entorno. É um convite a todos para doar seu tempo e sua face gerando um volume de imagens que juntas poderão ilustrar e defender o direito de todos de receber uma educação pública, democrática e de qualidade.
De acordo com o andamento do processo as fotografias serão expostas nas paredes do estúdio.
Uma das metas é a inclusão da sociedade à Universidade Pública, onde os retratados possam se sentir parte do todo, gerando maior cuidado entre as pessoas, e portanto maior fluidez e bem estar social nas relações entre discentes, docentes, técnicos e a sociedade em geral.
Com a divulgação dos retratos esperamos gerar identidade imagética para as pessoas que compõem a Universidade Pública e seu entorno. É um convite a todos para doar seu tempo e sua face gerando um volume de imagens que juntas poderão ilustrar e defender o direito de todos de receber uma educação pública, democrática e de qualidade.
De acordo com o andamento do processo as fotografias serão expostas nas paredes do estúdio.
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
CRISTINE DOS SANTOS MIRAPALHETA | |||
FELIPE ESTRELA CAMPAL | 24 | ||
JÉSSICA CRISTINA ALVES |