Nome do Projeto
Uso Consciente e Otimizado da Água
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
10/10/2019 - 08/10/2023
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Engenharias
Eixo Temático (Principal - Afim)
Meio ambiente / Tecnologia e Produção
Linha de Extensão
Recursos hídricos
Resumo
O projeto “Uso Consciente e Otimizado da Água” se trata do desenvolvimento de uma ferramenta de uso sustentável no âmbito dos recursos hídricos. Tendo como objetivo a prestação de serviços de consultoria em propriedades rurais, urbanas e industriais, visando: a redução ou otimização do consumo de água; projetos de reúso ou reciclagem de águas, e; sistemas de captação e aproveitamento de águas pluviais. Justifica-se pela crescente preocupação quanto a utilização dos recursos naturais, em especial da água. Tal zelo expressa-se, inclusive, no Objetivo de Desenvolvimento Sustentável nº 6 (ODS nº6) da ONU (2015). Nesse sentido, a metodologia proposta compreende: o contato com os proprietários, ou responsáveis, pelos empreendimentos; a visita às propriedades para coletar dados; a projeção e implementação de um sistema que atenda às necessidades do público alvo; o monitoramento do sistema, elaboração de relatórios técnicos e divulgação dos resultados. Por fim, espera-se atender, em dois anos de projeto, 12 empreendimentos. Além de reduzir custos do público alvo, o projeto visa aproximar os alunos da SEA Soluções em Engenharia Hídrica à prática profissional, e trazer representatividade às atribuições do engenheiro hídrico, e demais áreas do conhecimento envolvidas.

Objetivo Geral

Realizar atividades de consultoria nas propriedades do público alvo, viabilizando por meio de avaliação técnica a sugestão de medidas redutoras do consumo de água.
Proporcionar aos graduandos em Engenharia Hídrica, demais membros da SEA Soluções em Engenharia Hídrica, proprietários residenciais, rurais e industriais de Pelotas e região a conscientização sobre a importância da utilização consciente e otimizada da água, com a redução do uso da água e respectivos custos.

Justificativa

Na medida em que a civilização aumenta, cresce também a demanda por recursos naturais. Sendo a água o recurso de maior importância para o desenvolvimento da humanidade. Presente direta ou indiretamente nas diversas atividades humanas (REBOUÇAS, 2001).
Sabendo-se que apenas 2,75% de toda a água do planeta é doce, e desse percentual aproximadamente 68,5% encontra-se em estado sólido nos polos e montanhas, cerca de 30% flui em reservas subterrâneas, e somente 1,5% constituem rios, lagos e lençóis freáticos (BRASIL, 2008). Fica evidente a importância do uso eficiente desse recurso comum a todos.
Surge, então, como alternativa à utilização excessiva: a conscientização sobre o uso de água, e adoção de medidas redutoras; o reúso das águas; e o aproveitamento de águas pluviais.
As ações de conscientização quanto ao uso da água têm um papel fundamental na responsabilização sobre esse recurso e na mudança de posicionamento da sociedade. De forma que a adoção de medidas que redutoras ou de otimização da utilização de água se tornam consequência dessas ações.
De acordo com Lavrador (1987), o reúso de água é caracterizado pelo aproveitamento de águas previamente utilizadas em alguma atividade humana, para suprir a necessidade de outros usos. Sendo assim, se torna imprescindível ao manejo eficiente dos recursos hídricos, e a consolidação de uma Produção Mais Limpa.
O aproveitamento de águas pluviais é uma forma de suprir total, ou parcialmente, a demanda de água de uma residência, indústria ou atividade agrícola (FERREIRA, 2005). É, portanto, uma alternativa para empreendimentos que utilizam esse recurso natural em grandes volumes. E apresenta potencial de redução do consumo de água advindo das concessionárias e de estações de tratamento de águas das indústrias.
Nesse sentido, o projeto atende ao ODS nº 6: “Assegurar a disponibilidade e gestão sustentável da água e saneamento para todas e todos”. Mais especificamente, no parágrafo 6.4: “Até 2030, aumentar substancialmente a eficiência do uso da água em todos os setores e assegurar retiradas sustentáveis e o abastecimento de água doce para enfrentar a escassez de água, e reduzir substancialmente o número de pessoas que sofrem com a escassez de água” (ONU, 2015).
A realização deste projeto culmina em ganhos ambientais e socioeconômicos para a comunidade em geral. Além disso, será de grande importância na construção do conhecimento técnico dos alunos de graduação envolvidos nas atividades da empresa júnior SEA Soluções em Engenharia Hídrica.

Metodologia

A metodologia compreende 7 etapas:
1. Realizar contato com os proprietários, ou responsáveis, de imóveis rurais, urbanos e industriais, para oferecer soluções para a otimização do uso de água.
2. Visitar os imóveis rurais, urbanos e industriais para coletar dados necessários ao planejamento e execução das medidas adotadas à otimização do uso de água.
3. Com base nos dados projetar:
- Melhoria nos sistemas já existentes de captação e distribuição de água;
- Mudanças nos usos da água em processos industriais, para reduzir o consumo;
- Sistemas de reúso e/ou reciclagem de água;
- Sistemas de aproveitamento de águas pluviais;
De acordo com as necessidades de cada empreendimento.
4. Implementação dos sistemas projetados.
5. Monitorar o funcionamento do sistema nas diferentes estações do ano.
6. Escrever um relatório com os resultados obtidos com a adoção das medidas propostas, contendo dados de eficiência dos sistemas; redução da tomada de água tratada, de corpos hídricos ou poços; redução de custos do público alvo.
7. Divulgação dos dados em eventos acadêmicos, eventos da empresa júnior SEA Soluções em Engenharia Hídrica, congressos, jornal impresso e digital, e redes sociais.

Indicadores, Metas e Resultados

A meta desse projeto é prestar consultoria a pelo menos 12 empreendimentos (rurais, urbanos ou industriais), ao fim dos dois anos de atuação.
O resultados esperados são:
Aproximação dos alunos da Universidade Federal de Pelotas com a comunidade em geral e proprietários rurais e industriais.
Proporcionar o conhecimento prático sobre sistemas de aproveitamento de águas pluviais e reúso de água aos alunos envolvidos.
Proporcionar a redução do consumo de água fornecido pelo serviço de distribuição municipal, e a redução dos custos associados à produção rural e industrial.
Realizar o acompanhamento às propriedades e/ou empreendimentos para a determinação da eficácia das medidas utilizadas na redução do consumo hídrico.
Trazer representatividade profissional frente ao mercado de trabalho, no que tange às atribuições do engenheiro hídrico, e demais profissionais envolvidos.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
DANIELLE DE ALMEIDA BRESSIANI3
DAVID MOSER BORGES DE ALMEIDA
FELIPE MACHADO D AVILA
HENRIQUE MATHIAS REIS
MAICON OLIVEIRA LUIZ
MARÍLIA DE OLIVEIRA FELTEN
RAFAELA MICHELOTTI PEREIRA
TAYLOR CAVALHEIRO PALÁCIOS

Página gerada em 25/04/2024 05:57:00 (consulta levou 0.128990s)