Nome do Projeto
II Jornada sobre a Pedagogia Triangular: As rotas da escravidão e as perspectivas teórico-filosóficas dos diferentes mundos da vida
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
16/09/2019 - 06/12/2019
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Humanas
Eixo Temático (Principal - Afim)
Educação / Cultura
Linha de Extensão
Formação de professores
Resumo
O evento é a continuidade da “I Jornada de Estudos sobre a Pedagogia triangular: bipolaridades em questão” e propõe tensionar diferentes compreensões teórico-filosóficas em torno das matizes étnico-históricas e geoculturais que perfazem a diversidade de mundos e de concepções de vida inerentes ao atual contexto afro-ibérico e ameríndios. A partir dos documentários Rotas da Escravidão sugere a desconstrução das colonialidades e, ao mesmo tempo, a preocupação com as alternativas para o diálogo intercultural e a convivência hospitaleira na multiplicidade.

Objetivo Geral

Aprofundar uma epistemologia capaz de lidar com as diferentes matizes étnico-culturais, na sua diversidade cultural a partir de um compromisso ético – educativo.

Justificativa

Diante da necessidade de compreender novos rumos para lidar com as conflituosidades do nosso mundo moderno, é imprescindível venturar possibilidades de expandir o diálogo e a convivialidade entre as diferentes matizes que povoam nossos oikos. Trata-se de aprofundar uma epistemologia capaz de dar conta de lidar com as diferentes matizes étnico-culturais, na sua diversidade cultural, um compromisso ético – educativo. A universidade, enquanto espaço de excelência para o debate concernente as diferentes perspectivas, o projeto de extensão, se transforma, então, em um exercício fecundo para se pensar a construção de um mundo hospitaleiro entre os diferentes povos afro ibérico e ameríndios.

Metodologia

O projeto dar-se-á em 4 semanas sequenciais: dia: 07/11; Dia: 14; Dia: 21/11 e Dia: 28/11.
A duração de cada encontro será de 2h, das 17h às 19h
Cada um dos encontro será assim estruturado:
a- Estudo de textos prévios (enviados por emails aos participantes conforme fichas de inscrição);
b- Introdução ao tema do dia;
c- Exibição do documentário Rotas da Escravidão 1, 2, 3 e 4 (subsequentemente) com duração de aproximadamente 52m cada um deles
d- Debate coletivo duração de aproximadamente 40 min
e- Considerações finais
f- No final do último encontro será realizado uma avaliação com prospectivas de continuidade.

Temáticas dos 4 encontros:
1. Memória e esquecimento – a produção do mundo a partir do tráfico de escravos
2. O sistema mundo - a américa colonial e a escravidão áfrica- americana
3. Sistema mundo e america latina
4. As interconexões de uma epistemologia triangular

Indicadores, Metas e Resultados

- Continuar os estudos da epistemologia triangular;
- Produção de artigos e comunicações a serem apresentados em eventos regionais e nacionais;
- Consolidar um espaço para estudar a noção de pedagogia triangular no horizonte de uma compreensão epistemológica de concepções mundos.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ANA GABRIELA DA SILVA VIEIRA
CAROLINA BARCELOS DUARTE
CLARICE FRANCO DE SOUZA
Helen Rodrigues Lacerda
JOSUÉ KUHN VOLZ
JOVINO PIZZI12
LUCIA INÊS UGOSKI VOLCAN ZOLIN
LUCIANA DE SOUZA VARGAS
MARIBEL DA ROSA ANDRADE
OLIVIA DE ALMEIDA SOARES
PAOLA OLIVEIRA BRUNO
PRISCILLA MONT SERRAT PIMENTEL FERNANDES
RAIZA ALVES PEREIRA8
RICHÉLE TIMM DOS PASSOS DA SILVA
RODRIGO CARDOZO BARCELOS
Rafael Padula Centena
SUÉLEN STARKE
TAINÁ MELO SILVEIRA
TALITA SANTOS PANTALEÃO DA SILVA
VALÉRIA FONTOURA NUNES

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