Nome do Projeto
VI SIGAM - Simpósio Internacional Gênero Arte e Memória
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
04/10/2019 - 23/11/2019
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Linguística, Letras e Artes
Eixo Temático (Principal - Afim)
Educação / Cultura
Linha de Extensão
Artes visuais
Resumo
O VI SIGAM ‒ Protagonismos de Pandora: mulheres artistas, professoras e pesquisadoras, tem a intenção de destacar pioneirismos, a dimensão feminina das produções e a visão feminista implicada, e propõe revisitar seus onze anos de existência para dimensionar trajetórias, contemplar avanços e retrocessos, revelar ousadias e táticas de atuação em prol da expressão de gênero e superação de disparidades instituídas. O VI SIGAM busca a consolidação e ampliação do espaço para a reflexão e debate em torno de identidades, representações, performances e discursos entabulados pelo feminismo e ativismo de gênero conforme comparecem nas diferentes manifestações culturais e artísticas. O evento está programado para o período de 20 a 23 de novembro de 2019, no Centro de Artes, da Universidade Federal de Pelotas.

Objetivo Geral

Destacar protagonismos femininos existentes na arte, na docência e na educação, de forma expandida, dando prioridade para trajetórias relevantes para a constituição dos estudos de arte e gênero no Sul do Brasil, bem como na fronteira com países latino-americanos, e ainda destacar pesquisas que são referências nacionais e internacionais sobre o tema;
Reunir pesquisadores, artistas e educadores, cuja atuação é relevante para o fomento da pesquisa e intercâmbio de saberes na área de gênero, arte e memória;
Promover maior articulação e integração entre grupos de pesquisa, cursos de Graduação e Pós-Graduação, das várias instituições, com as quais temos desenvolvido pesquisas, intercâmbios, eventos e residências artísticas;

Justificativa

Consolidar o espaço de discussão, crítica e visibilidade para trajetórias que romperam fronteiras hegemônicas, subverteram hierarquias e instauraram outros modos de sentir, educar e pensar as experiências humanas mirando um mundo mais libertário e igualitário.
Dar visibilidade à produção artística e científica em desenvolvimento sobre o tema por meio de mostras, exposições, sessões de comunicação, mesas de palestras, oficinas e publicações.

Metodologia

Atividades de preparo
Elaboração de projeto; envio de cartas-convite, edital para composição dos grupos de trabalhos (GTs), construção de identidade visual e site do evento; edital para participação em mostras, oficinas, exposições e apresentações artísticas; equipe de curadoria; composição de comitê científico e de execução; cadastro de projeto junto aos órgãos de fomento e de pesquisa.

Atividades de execução
Organização de material de divulgação; gestão financeira de recursos; Reserva de espaços e equipamentos; curadoria e montagem de mostras; execução do programa e do cronograma de trabalho; avaliação científica, encaminhamento dos aceites e organização dos GTs, elaboração e distribuição de material de avaliação do evento.

Atividades de avaliação
Avaliação quantitativa e qualitativa do evento a partir de depoimentos da equipe e dos participantes.
Construção de relatório financeiro e científico
prestação de contas
elaboração e publicação de anais do evento e demais registros e documentos produzidos

Indicadores, Metas e Resultados

participação no evento é um indicador importante, avaliado de acordo com quantidade de pessoas e a diversidade de origem, as cidades, estados participantes.
Os resultados esperados se referem à propagação e impacto das pesquisas realizadas, divulgação de ações e pesquisa dos grupos que se dedicam às temáticas do evento.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
LEANDRO ERNESTO MAIA4
LUANA ECHEVENGUÁ ARRIECHE
MARIANA LEAL DA SILVA
MILENA LIMA SIRE
NADIA DA CRUZ SENNA18
PRISCILLA MONT SERRAT PIMENTEL FERNANDES
RAUL COSTA DAVILA4
RENAN SILVA DO ESPIRITO SANTO
RODRIGO DA SILVA XAVIER
RONALDO LUIS GOULART CAMPELLO
ROSANGELA FACHEL DE MEDEIROS4
URSULA ROSA DA SILVA4

Página gerada em 27/04/2024 00:15:51 (consulta levou 0.218402s)