Nome do Projeto
Produção e disponibilização de vídeos sobre equipamentos de irrigação de baixo custo
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
15/10/2019 - 30/07/2021
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Agrárias
Eixo Temático (Principal - Afim)
Educação / Tecnologia e Produção
Linha de Extensão
Recursos hídricos
Resumo
A irrigação no Brasil em sua maior parte está focada em atender as demandas das grandes produções. Devido a isso, o ensino acadêmico de irrigação está pautado em transmitir técnicas que, sob o aspecto financeiro, não atendem, à demanda de pequenas áreas irrigadas como na agricultura familiar. As técnicas de irrigação de baixo custo visam atender a demanda hídrica das culturas (o que evita desperdícios) utilizando materiais não tradicionais em sistemas de irrigação, dando assim a possibilidade do pequeno produtor conseguir fazer a aplicação de água investindo muito pouco em um sistema, tendo em vista que os sistemas tradicionais apresentam consideráveis investimentos para sua implantação. Com intuito de atender esta demanda e ainda aprimorar a aprendizagem dos alunos neste tema, o uso dos recursos midiáticos, em especial o vídeo, desperta a criatividade do aluno estimulando-o à construção de conhecimentos, favorecendo ao professor conduzir o aluno a uma aprendizagem mais significativa e próxima do seu cotidiano, fazendo com que ele seja capaz proporcionar uma assistência que vai além dos livros. Com a intenção de aprofundar o aprendizado dos alunos e compartilhar o resultado com a comunidade, principalmente de pequenos produtores rurais, os alunos da disciplina de irrigação e drenagem da Faculdade de Agronomia Eliseu Maciel, divididos em grupos de até três integrantes, deverão projetar e construir um equipamento de irrigação de baixo custo que será entregue em conjunto com um vídeo explicativo da construção e da funcionalidade do mesmo, que será compartilhado na Internet.

Objetivo Geral

A partir do desenvolvimento e confecção de sistemas de irrigação de baixo custo pelos alunos, os mesmos terão como objetivo produzir vídeos com a finalidade de disponibilizá-los, em plataforma de compartilhamento vídeos da Internet, para a comunidade em geral.

Justificativa

Criar alternativas viáveis de sistemas de irrigação para pequenos produtores rurais, disponibilizando a este material midiático fundamentado que possibilitará maiores produtividades com menor dispêndio, bem como ganho ambiental com menor consumo de água.

Metodologia

Em um primeiro momento será proposto aos alunos que produzam um vídeo, em grupos de até três participantes, explicando o que está sendo desenvolvido e com que objetivo, de forma a obedecer aos critérios:

a. tempo limite do vídeo de 5 minutos;
b. a introdução do vídeo deverá conter a identificação dos alunos, o sistema que será desenvolvido e a listagem dos materiais utilizados;
c. no corpo do vídeo deverá aparecer de forma resumida ou editada o passo a passo do desenvolvimento do projeto;
d. na conclusão, a justificativa do que foi apresentado.

O critério de avaliação dos vídeos serão:

a. A coerência e a oralidade na apresentação do vídeo;
b. Critérios técnicos empregados;
c. Ilustração da execução do sistema de irrigação proposto.

Posterior a avaliação dos vídeos, aqueles que atenderem aos critérios, serão editados, se necessário, e postados em um canal a ser aberto na plataforma de compartilhamento de vídeos YOUTUBE, disponível em : < https://www.youtube.com>.
Após o upload dos vídeos será feito um trabalho de divulgação dos mesmos através das redes sociais dos próprios alunos e professores da disciplina, com a finalidade de que os vídeos cheguem ao público alvo que são, principalmente, pequenos produtores, mas também outros alunos e comunidade em geral.
Em um momento final será verificado o grau de aceitação dos vídeos produzidos através dos números de curtidas, comentários e compartilhamentos que são disponibilizados na plataforma.

Indicadores, Metas e Resultados

a. Propiciar ao aluno uma forma de aquisição de conhecimentos formando um indivíduo capaz de buscá-los e colocá-los em prática de forma independente e consciente;
b. Disponibilizar um material didático elaborado com uma linguagem voltada para o produtor agrícola, tendo como objetivo introduzir à agricultura familiar conhecimentos técnicos que o possibilitem produzir com maior eficiência no uso da água, evitando assim desperdícios, e isto com um custo reduzido.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
KATIELE GRIMM
LUCIANA MARINI KOPP4
LUIS CARLOS TIMM1
THAÍS SILVA RODRIGUES
TONISMAR DOS SANTOS PEREIRA5
VITOR EMANUEL QUEVEDO TAVARES1

Página gerada em 19/04/2024 15:30:59 (consulta levou 0.378389s)