Nome do Projeto
UNAPI Ativa: Ações voltadas à qualidade de vida após os 60 anos
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
04/10/2019 - 20/12/2020
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Multidisciplinar
Eixo Temático (Principal - Afim)
Educação / Educação
Linha de Extensão
Terceira Idade
Resumo
Estudos com base nos dados fornecidos pelo IBGE apontam que o número de idosos irá triplicar nas próximas décadas, de tal forma que representarão um quinto da população mundial, além da estimativa de que até 2050 o número de pessoas com 60 anos ou mais vai superar o número de crianças com menos de 14 anos. Aliado a isto, uma pesquisa realizada pelo programa de pós-graduação e comportamento da Universidade Católica de Pelotas constatou que 30,5% dos idosos que aqui residem apresentam sintomas de depressão. Assim, o projeto UNAPI Ativa, articulado ao programa Universidade Aberta Para Idosos, busca proporcionar momentos de diálogo e práticas voltadas à qualidade de vida de pessoas com mais de 60 anos e se apresenta como uma forma de oportunizar à população idosa pelotense um espaço não somente educacional mas também social e cultural, através de palestras e oficinas que irão abordar temas como o envelhecimento ativo, a promoção à saúde, o combate a solidão e reflexões sobre cidadania e autonomia.

Objetivo Geral

Proporcionar espaços de diálogo e práticas voltadas à qualidade de vida de pessoas com mais de 60 anos, através de palestras e oficinas cujas temáticas envolvem à promoção da saúde, a inclusão social, autonomia, o processo de envelhecimento e reflexões sobre cidadania.

Justificativa

O Programa de Extensão Universidade Aberta Para Idosos - UNAPI tem desenvolvido com êxito, suas atividades desde 2016. Através da oferta de disciplinas, distintas e diversificadas em relação aos temas abordados, os idosos são matriculados em cada semestre, conforme o calendário acadêmico da UFPel.
A sistemática de disponibilizar o telefone da PREC para as inscrições e informações nos deu subsídios para averiguar que a procura pela UNAPI aumenta consideravelmente a cada semestre. E que com as poucas vagas que podemos disponibilizar no momento, muitas pessoas não são contempladas.
Neste sentido, a presente proposta se justifica pelo esforço em expandir o número de idosos envolvidos na UNAPI, procurando atender esta demanda da comunidade composta por pessoas com mais de 60 anos. Propiciando espaços de diálogo, lazer e aprendizagens, por meio de palestras e oficinas que contemplem a reflexão sobre a qualidade de vida na terceira idade e as práticas que podem ser adotadas.

Metodologia

O projeto contará com palestras que irão compor a II Jornada Debatendo a Vida do Idoso, abertas a toda comunidade, realizadas no período da tarde, com inscrições feitas no local e cujas temáticas estarão voltadas à qualidade de vida das pessoas com mais de 60 anos. O calendário está previsto para: 04/10 - Com a palestra Equilíbrio e queda de idosos com a Prof.ª Adriana Cavalli. As demais serão definidas no decorrer do projeto, a partir do contato com professores e profissionais das mais diversas áreas e das sugestões colocadas no final de cada evento, na avaliação do mesmo, pelo público alvo. Os dias elencados para a realização são: 31/10, 21/11, 28/11 e 12/12.
O processo de avaliação será continuo e estará contemplado em cada atividade desenvolvida junto aos participantes. Contudo, cabe ressaltar que as duas últimas semanas do projeto não contarão com atividades externas, pois serão destinadas à avaliação do projeto como um todo pela equipe executora, aos encerramentos e a elaboração do relatório final.

Indicadores, Metas e Resultados

Espera-se que em todas as atividades tenhamos um público ativo e participativo, não apenas nas avaliações ao final de cada evento, mas também durante a sua execução.
Uma meta importante é alcançar as pessoas que tentaram uma vaga nas disciplinas ofertadas pela UNATI e não foram contempladas.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ADRIANA SCHULER CAVALLI6
ALLEF ALGEMIRO GAWLINSKI DE ÁVILA
ANA CAROLINA OLIVEIRA NOGUEIRA3
DOUGLAS RAMIRES ALBINO LIMA
JÉSSICA VÖLZ BOHRER
KARLA PEREIRA MACHADO
NATHALIA BRANDÃO PETER

Página gerada em 26/04/2024 01:14:34 (consulta levou 0.166152s)