Nome do Projeto
ÌMÒ JÉ - Grupo de estudo, pesquisa e extensão de Filosofia Africana
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
08/11/2019 - 24/12/2022
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Humanas
Eixo Temático (Principal - Afim)
Direitos Humanos e Justiça / Educação
Linha de Extensão
Metodologias e estratégias de ensino/aprendizagem
Resumo
Sabemos que, filosofia, etimologicamente significa amor à sabedoria. Obenga nos diz que a experiência humana é a base inescapável para um começo rumo a sabedoria. Onde quer que haja um ser humano, há também a experiência humana. Todos os seres humanos adquiriram, e continuam a adquirir sabedoria ao longo de diferentes rotas nutridas pela experiência e nela fundadas. Neste sentido, a filosofia existe em todo lugar. Ela seria onipresente e pluriversal, apresentando diferentes faces e fases decorrentes de experiências humanas particulares (Obenga, 2006; 49). De com Ramose e com este raciocínio a Filosofia Africana nasceu em tempos imemoriais e continua florescendo em nossos dias. É importante mensurar, que da mesma forma que o espanto levou os gregos naturalistas a filosofarem, pensarem no arqué, também levou outros povos a pensarem no princípio de todas as coisas, nos questionamentos ontológicos, nas questões metafisicas, incipiente buscar dar sentido às coisas. Outros povos já refletiam antes dos gregos chamarem de filosofia a pratica de uma reflexão profunda sobre o todo.
Objetivo Geral
O ponto de chegada do Ensino de Filosofia consiste na formação de mentes ricas de teorias, hábeis no uso do método, capaz de propor e desenvolver de modo metódico os problemas e de ler, de modo crítico, a complexa realidade que as circunda[...] criar nos estudos uma razão aberta[...]. E a razão aberta é a razão que sabe ter em si o corretivo de todos os erros que (enquanto razão humana) comete, passo a passo, forçando-a a recomeçar itinerários sempre novos. (REALE, ANTISIERE,1986,p7). Filosofia Africana tem em seu caráter de libertação, pensar a filosofia a partir de uma Afroperspectiva pode contribuir para uma conscientização e agencia dos povos africanos, assim como de povos africanos em diáspora no combate do racismo estrutural e desigualdades sociais com a realização de trabalhos de extensão para promover a troca de experiências entre os acadêmicos e a comunidade proporcionando uma melhor compreensão da realidade dos envolvidos. Os acadêmicos colocam em prática os conhecimentos teóricos adquiridos nos seus respectivos cursos e refletem sobre os problemas sócio-econômicos-ambientais.
Justificativa
A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (art. 26-A), determina que em todo o currículo dos ensinos fundamental e médio brasileiros estejam presentes conteúdos de história e cultura africana e afro-brasileira, em todos os componentes curriculares incluindo, dessa forma, a Filosofia. Desenvolver um grupo de estudo e pesquisa de Filosofia Africana é uma forma de executar o que está posto na LDB art. 26-A. O grupo de Estudos, Pesquisas e Extensão de Filosofia Africana advém de uma demanda de alunos que, além do estudo e pesquisa, pretende valorizar escritos de intelectuais africanos africanas, assim como intelectuais africanos e africanas em diáspora. O Núcleo de Estudos e Pesquisas, É’LÉÉKO/UFPEL/UFRGS coordenado pela Profa. Dra. Miriam Alves e o Laboratório de Pesquisa GERU MAÃ/UFRJ coordenado pela Profa. Mestra Katiuscia Ribeiro, Projeto Buteco da Filosofia/IFISP/UFPEL coordenado pela Profa.Dra Flavia Chagas se apresentam como colaboradores e concedem apoio a realização do grupo de Estudo, Pesquisa e Extensão de Filosofia Africana no Instituto de Filosofia, Sociologia e Política, IFISP/UFPEL. Realizar de forma interdisciplinar estudos e pesquisas com outras áreas do conhecimento, como educação, sociologia, antropologia, história, artes, entre outras, atendendo ao aspecto multidisciplinar que muitas vezes permeia o debate filosófico contribui para o crescimento e avanço deste trabalho.
Metodologia
O grupo se reunirá uma vez por semana para ler as obras de filósofos e filósofas africanas realizando pesquisas, debates e reflexões sobre problemas filosóficos.
Indicadores, Metas e Resultados
Indicadores:Oferecer ao participante um espaço de debate sobre os temas explorados nas obras, oferecer ao participante uma outra forma de pensar filosofia e de filosofar, oferecer materiais que possam subsidiar pesquisas sobre a filosofia africana e afro-brasileira, oferecer o trabalho de extensão como auxílio nas tarefas de professores e professoras do ensino fundamental e médio e promover integração da universidade e comunidade. Espera-se que os participantes do grupo possam ter os subsídios básicos para a leitura de um texto filosófico africano, a fim de saber que o conhecimento africano, é uma filosofia. Também espera-se contribuir a um conhecimento filosófico africano resultando como disciplina curricular e trazer à Universidade Federal de Pelotas livros através de possíveis parcerias, deste modo enriquecendo a biblioteca da Universidade com obras de Filosofia Africana.
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
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Charlene da Costa Bandeira | |||
Elisangela Faria Gambetá | |||
FLAVIA CARVALHO CHAGAS | 2 | ||
GABRIELE COSTA PEREIRA | |||
HIGOR LUAN SANTOS CAMARGO | |||
IDELGIR DE SOUZA PEREIRA | |||
JAYRO PEREIRA DE JESUS | |||
JULIANE ANDRÉIA LUCIO SOARES | |||
Jean Bosco Kakosi | |||
Jessica Xavier Camargo | |||
Josoe Silva do Amaral | |||
LUCAS FERREIRA SALGADO | |||
Luis Thiago Freire Dantas | |||
MIRIAM CRISTIANE ALVES | 4 | ||
Maíra Amaro de Sousa | |||
SILVIA BARRETO SOARES |