Nome do Projeto
Coral da FAMED
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
09/10/2019 - 31/12/2020
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências da Saúde
Eixo Temático (Principal - Afim)
Saúde / Cultura
Linha de Extensão
Música
Resumo
A rotina acadêmica é muito estressante e desgastante, levando muitas vezes ao adoecimento físico e mental. O projeto Coral da Leiga surge da necessidade de se criar um espaço para que alunos, professore e demais funcionário da comunidade Leiga – Faculdade de Medicina da UFPel - possam de expressar, se divertir e ter melhoria na qualidade de vida, pautando-se nos princípios da musicoterapia através do canto coral.
Objetivo Geral
Criar um espaço para que alunos, professore e demais funcionário da comunidade Leiga – Faculdade de Medicina da UFPel - possam de expressar, se divertir e ter melhoria na qualidade de vida, pautando-se nos princípios da musicoterapia através do canto coral.
Justificativa
Justificativa
A rotina acadêmica é muito estressante e desgastante, levando muitas vezes ao adoecimento físico e mental. O projeto surge da necessidade de se criar um espaço para que alunos, professore e demais funcionário da comunidade Leiga – Faculdade de Medicina da UFPel - possam de expressar, se divertir e ter melhoria na qualidade de vida, pautando-se nos princípios da musicoterapia através do canto coral.
Pautando-se nos argumentos de Santos (2014) “desde os primórdios da civilização, a música sempre esteve presente na sociedade, buscando levar aos grupos sociais, momentos de catarse, reflexão, religiosidade, relaxamento, agitação e alegria.”
Os benefícios do coral são muitos: estimula a coletividade e o trabalho em grupo, reduzem os sintomas de ansiedade e estresse, ajuda no tratamento da depressão, melhora na respiração, melhora da postura, conhecimento musical e aprendizado de canto, ajuda na superação da timidez e auxilia na interação social.
A rotina acadêmica é muito estressante e desgastante, levando muitas vezes ao adoecimento físico e mental. O projeto surge da necessidade de se criar um espaço para que alunos, professore e demais funcionário da comunidade Leiga – Faculdade de Medicina da UFPel - possam de expressar, se divertir e ter melhoria na qualidade de vida, pautando-se nos princípios da musicoterapia através do canto coral.
Pautando-se nos argumentos de Santos (2014) “desde os primórdios da civilização, a música sempre esteve presente na sociedade, buscando levar aos grupos sociais, momentos de catarse, reflexão, religiosidade, relaxamento, agitação e alegria.”
Os benefícios do coral são muitos: estimula a coletividade e o trabalho em grupo, reduzem os sintomas de ansiedade e estresse, ajuda no tratamento da depressão, melhora na respiração, melhora da postura, conhecimento musical e aprendizado de canto, ajuda na superação da timidez e auxilia na interação social.
Metodologia
O coral será composto por uma gama diversa de membros da comunidade acadêmica da Faculdade de medicina - FAMED UFPEL, alunos, funcionários e professores. As aulas serão ministradas por um acadêmico do curso de Música da UFPel, o qual também será o regente maestro do coral. Serão realizados dois encontros semanais: um ensaio geral e, em grupos menores, uma aula de técnica vocal e teoria musical. Além de aulas extras conforme necessidade. Inicialmente o coral contará com 30 membros, porém com perspectiva de ampliar para oportunizar cada vez mais o acesso dos membros da FAMED ao coral. Ao inicio das atividades será aplicado um questionário auto-aplicável para avaliar as motivações e expectativas dos membros acerca do coral e, ao final do projeto, um novo questionário será aplicado para avaliar os resultados obtidos individualmente através das práticas do coral no contexto da musicoterapia. Ao longo do projeto o coral participará de apresentações em eventos voltados para a comunidade, de forma a aplicar todos os conhecimentos adquiridos ao longo dos ensaios e para dar maior visibilidade ao projeto no intuito de ampliar a gama de membros.
Indicadores, Metas e Resultados
Espera-se que o maior número de universitários, docentes e demais funcionários que participarão do Projeto tenham melhorar da saúde mental e qualidade de vida através da musicoterapia; Pretende-se também aproximar as diferentes categorias universitárias através da música; Através dos questionários auto-aplicáveis, indicar resultados positivos ao final do projeto.
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
AIDA AMÁLIA ARAGÃO PAIM | |||
ALEXANDRE DE SOUZA ROSA | |||
ANDRÉ LUIZ DA SILVA ARANHA | |||
CELENE MARIA LONGO DA SILVA | 10 | ||
CLARA DE CASTRO SILVA MENEGALE | |||
EVERTON TERCIOTE | |||
FRANCESCA MISSIAGGIA ECCKER | |||
LEONARDO CHRISTIAN DA SILVA MAIA | |||
LETICIA SOARES NUNES DUARTE | |||
LUÍS HENRIQUE SALDANHA SANTOS | |||
MARLON DELEON DIAS DE OLIVEIRA | |||
MATHEUS LINHARES NUNES SILVA | |||
Maysa Teixeira Zaiden Porfirio | |||
SAMUEL DA SILVA JULIÃO | |||
TATIANE DA SILVA ARAUJO BRAGA | |||
VITÓRIA COSTA ATAIDES | |||
WILISTON FERNANDES ELEUTÉRIO |
Recursos Arrecadados
Fonte | Valor | Administrador |
---|---|---|
Mensalidade dos participantes | R$ 900,00 | Coordenador |
Plano de Aplicação de Despesas
Descrição | Valor |
---|---|
Material de expediente | R$ 50,00 |
Passagens e despesas com locomoção | R$ 150,00 |
Material de laboratório | R$ 700,00 |