Nome do Projeto
Poéticas NO Espaço: ações, proposições, exposições e publicações
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
28/05/2020 - 29/12/2022
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Linguística, Letras e Artes
Eixo Temático (Principal - Afim)
Cultura / Educação
Linha de Extensão
Artes visuais
Resumo
O projeto surge como meio de unificar as ações de extensão dos projetos de pesquisa Lugares-livro: dimensões materiais e poéticas (existente desde 2013), do Projeto de Pesquisa OBJETOCOISA: reflexões sobre a criação e produção de materialidade na arte, e as ações do Projeto de Ensino ESPAÇO DOBRA: Exercícios de criação entre a palavra, a página e a não página. O projeto propõe refletir e unificar as ações a partir do conceito de espaço, buscando problematizar e potencializar a forma como a espacialidade dos trabalhos artísticos se apresentam e configuram formas de relação e experiência. Ações, proposições, exposições, publicações, são meios, contextos de acontecimento e situações que apresentam produções e que podem ser melhor exploradas e estudadas de forma teórica e prática, sendo que o espaço nos trabalhos e a forma como se configuram nunca é neutra, seja se o espaço em questão é o de uma exposição, seja o de um livro. A partir das produções dos membros do projeto em situações de partilha/extensão com a comunidade, o presente projeto procura observar os espaços pelos quais os trabalhos ocorrem e quais as estratégias de apresentação, acontecimento e experiência com o público estes promovem.

Objetivo Geral

Através do projeto criar estratégias de reflexão sobre quais espacialidades o mundo atual engendra e quais ele necessitará.
Refletir as noções de espaço ligadas as ideias de liberdade, confinamento, público e privado, casa e cidade.
Através de leitura dirigida estudar as diferentes espacialidades presentes em exposições, ações, proposições, e publicações.
Estimular a escrita e a leitura promovendo formas de criação, apresentação e partilha com a comunidade.

Justificativa

O mundo atual exige que voltemos a pensar novas formas de encontro e criação que busquem refletir os novos espaços relacionais, sejam eles em plataformas altamente tecnológicas, sejam as já conhecidas como livros e conteúdos que são acessados também em abundância na internet. Como criar espaços diferenciais? Se a arte opera sempre em modos de encontros (BOURDIEU), como fazer desses encontros uma ação segura e ao mesmo tempo potencializadora de potente experiência artística.
Voltar a pensar o mundo e seus espaços nos convoca a repensar novas formas de ser e de existir com mais resiliência , reflexão que urge trazer no momento atual.

Metodologia

Em encontros virtuais e presenciais (assim que possível). Leitura dirigida e comentada, seguida de orientação de criação projetos artísticos coletivos e individuais que busquem promover na comunidade novas formas de espaço e de encontro por via da arte.

Indicadores, Metas e Resultados

Promover o debate acerca do espaço e das novas formas de ser na cidade e de estar com os outros. Esperamos que os textos e publicações criados pelos membros do grupo conectem-se com as necessidades de respostas ou desejos de esperança da comunidade sobre como voltar a abitar o mundo, como compreender as espacialidades que o mundo atual engendra. Aos membros do grupo, que estes percebendo as experiências-gatilhos de reflexão compreendam as espacialidades em jogo em cada um de seus trabalhos, entendendo, as potencias, os riscos e os limites.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
EDUARDA AZEVEDO GONCALVES5
ELIVELTO ALVES DE SOUZA
FERNANDA FEDRIZZI LOUREIRO DE LIMA
GABRIEL HERRERA VERSOLATO
HELENE GOMES SACCO8
JESIEL ROCHA LOFHAGEN
Joana Schneider
LIZANGELA TORRES DA SILVA MARTINS COSTA1
LUKA DE VARGAS ROSA
LUNA LUIZA PASSUELLO GIRÃO LINO
NADIA DA CRUZ SENNA1
RAFAELA BARBOSA RIBEIRO
RICARDO PERUFO MELLO1

Página gerada em 24/04/2024 15:22:10 (consulta levou 0.175589s)