Nome do Projeto
TERCEIRA SEMANA ACADÊMICA DO CURSO DE ENGENHARIA ELETRÔNICA
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
01/11/2019 - 01/05/2020
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Engenharias
Eixo Temático (Principal - Afim)
Educação / Tecnologia e Produção
Linha de Extensão
Divulgação científica e tecnológica
Resumo
Os avanços tecnológicos e científicos dos últimos anos têm forçado à globalização do conhecimento sob a base da multidisciplinaridade e a inovação. Assim a formação de engenheiros cada dia deve ser mais completa e com foco na integração de diferentes áreas da ciência. Neste sentido, a formação integral dos alunos do Centro de Engenharias compreende a adição e atualização de conhecimentos nas ciências básicas, na engenharia, a inovação, assim como nas artes e a cultura. Uma das ferramentas mais importantes para disseminar os novos conhecimentos, trazer arte e cultura e motivar os alunos à pesquisa e inovação nas universidades, são as semanas acadêmicas. Adicionalmente, os mínis cursos, as palestras e os espaços de integração, os quais são abertos para toda a comunidade, trazem um grande componente de extensão, fator importante na relação sociedade-universidade. Portanto, este projeto de extensão propõe a organização da Terceira Semana Acadêmica da Engenharia Eletrônica com a finalidade de difundir na comunidade o conhecimento gerado na nossa instituição e integrar e acrescentar ao conhecimento dos alunos de Engenharia Eletrônica e de Controle e Automação novos conceitos, tecnologias, teorias e pesquisas de ponta.

Objetivo Geral

O principal objetivo da Semana Acadêmica do Curso de Engenharia Eletrônica (SAEE) é a geração de espaços para atualização, exposição e socialização de novos conhecimentos, novas tecnologias, pesquisas cultura e arte. Para atingir o objetivo geral, os seguintes objetivos específicos são propostos:

- Complementar a formação acadêmica dos alunos através das propostas de mini-cursos técnicos;
- Possibilitar a interação aluno-docente com a finalidade de expor áreas de conhecimento e linhas de
pesquisa específicas;
- Disponibilizar espaços de transferência de conhecimentos e informação das áreas contempladas dentro das
Engenharias Eletrônica e de Controle Automação ao público em geral;
- Proporcionar aos alunos espaços de exposição e socialização de seus trabalhos e debates dos mesmos
com a comunidade acadêmica e científica da região;
- Estimular espaços para diálogo acerca das dificuldades e possíveis soluções que podem ser
encontradas na relação ensino-aprendizado;
- Motivar aos alunos e a comunidade geral na atuação em pesquisa, inovação, assim como motivar a
participação dos alunos em eventos acadêmicos.

Justificativa

A semana acadêmica parte da motivação dos alunos de mostrar o conhecimento gerado no processo da sua formação e socializa-lo com a comunidade científica, acadêmica e geral. Também, existe a necessidade de ter espaços de discussão sobre novas tecnologias pesquisa e metodologias de ensino, assim como conhecer experiencias de trabalho de ex-alunos, e profissionais externos que ofereçam novas visões que não podem ser oferecidas dentro da sala de aula.

Outra motivação da presente proposta decorre da necessidade de integração dos alunos, a troca e a atualização de conhecimentos, a busca de elementos capazes de subsidiar a discussão acerca do perfil da docência e da pesquisa na atualidade. Bem como, a troca de experiencias entre os graduandos dos cursos com o público em geral que venha participar da semana acadêmica, e assim trazer tanto um olhar externo de pesquisa inovação, cultura e arte aos alunos como buscando a socialização dos conhecimentos desenvolvidos dentro da Universidade Federal de Pelotas nos cursos de Engenharia Eletrônica e Engenharia de Controle e Automação.

Por outro lado, existe a necessidade de ter espaços de reflexão e discussão como exercício de inclusão de toda a comunidade, assim como a necessidade de temários atuais que considerem a multidisciplinaridade e novas tecnologias.

Por conseguinte, a presente proposta foi estruturada tendo como base as anteriores motivações e o esforço dos estudantes por desempenhar o papel de líderes na construção do conhecimento e os exercícios acadêmicos da UFPEL.

Metodologia

Na semana acadêmica são propostas três tipos de atividades: palestras orais sobre temas específicos em pesquisa, inovação e tecnologia; oficinas de trabalho sobre temas técnicos e práticos que adicionem conhecimentos técnicos necessários para a formação integral dos estudantes; mesas de discussão e apresentação de trabalhos de pesquisa, ensino e extensão. Adicionalmente, a semana acadêmica contempla a visita técnica de alguns estudantes a empresas da região sul do Brasil.

-Palestras orais: serão realizadas apresentações de forma oral sob temas investigativos e linhas de
pesquisas de ponta. O objetivo principal de estas palestras são compartilhar experiencias de pesquisa,
inovação e ensino, assim como determinar o papel da universidade pública nestes processos para assim,
motivar os alunos na pesquisa e a criação de novas tecnologias.

- O cinas de trabalho técnico (workshop): a semana acadêmica contempla a realização de vários cursos
técnicos sobre temas que complementem o conhecimento dos alunos. O objetivo principal destas
oficinas de trabalho é oferecer cursos técnicos, aos alunos da Engenharia eletrônica e de Controle e
Automação, que proporcionem ferramentas técnicas que ajudem nos trabalhos de conclusão de curso e
melhorem o perfil profissional dos estudantes.

- Mesas de discussão e apresentação de trabalhos: propõe-se espaços de discussão sobre temas atuais
de pesquisa, ensino e extensão, assim como espaço para presentação de trabalhos internos das
unidades que compõem o Centro de Engenharias. A finalidade destes espaços é ajudar à interação entre
alunos, professores e pesquisadores para dar a conhecer à comunidade científica os trabalhos que os
estudantes vêm desenvolvendo, assim como ter espaços de discussão de temas atuais e integração
científica e cultural entre os membros da comunidade acadêmica e visitantes.

A atividade será desenvolvida por meio da apresentação e Comunicações Orais, subdividido em
Temáticas Investigativas que compreendem as diferentes dimensões da formação pedagógica no tema
da semana acadêmica, como a investigação de novos métodos de ensino na eletrônica, a prática da
docência no aprendizado do aluno e o trabalho pedagógico nos espaços escolares.

O Evento contará com palestras de professores específicos das áreas de discussões apresentadas,
formas práticas de aprendizado na eletrônica além de espaço aberto para apresentações de trabalhos de
alunos e professores.

Adicionalmente, as mesas de discussão e apresentação de trabalhos serão abertas para a participação
da comunidade em geral. Isto com a finalidade de proporcionar aos graduandos da Engenharia e
comunidade momentos de trocas mútuas de conhecimentos e socialização do conhecimento.

- Visita técnica:é proposta uma visita técnica para alunos da Engenharia com o propósito de oferecer uma
visão técnica dos processos industriais e as tecnologias encontradas nas indústrias da região do ponto
de vista da eletrônica e o controle e automação. Adicionalmente, pretende-se obter um acercamento de
uma experiencia real para conhecer os desafios que os alunos podem encontrar em ambientes de
trabalho.

Indicadores, Metas e Resultados

Com a semana acadêmica da Engenharia Eletrônica, como resultado principal, espera-se ter um espaço de interação entre a comunidade do Centro de Engenharias, a comunidade externa, pesquisadores, professores e alunos de outras instituições de ensino e de pesquisa. Esta iteração estará fundamentada em quatro colunas de visão: pesquisa, ensino, extensão e arte. Alguns resultados específicos são listados a seguir:

- Complementar a formação acadêmica dos alunos através das propostas de mini-cursos técnicos;
- Possibilitar a interação aluno-docente com a finalidade de expor áreas de conhecimento e linhas de
pesquisa específicas;
- Disponibilizar espaços de transferência de conhecimentos e informação das áreas contempladas dentro
das Engenharias Eletrônica e de Controle Automação ao público em geral;
- Proporcionar aos alunos espaços de exposição e socialização de seus trabalhos e debates dos mesmos
com a comunidade acadêmica e científica da região;
- Estimular espaços para diálogo acerca das dificuldades e possíveis soluções que podem ser
encontradas na relação ensino-aprendizado;
- Motivar aos alunos e a comunidade geral na atuação em pesquisa, inovação, assim como motivar a
participação dos alunos em eventos acadêmicos.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
BARBARA LORRANE REIS DE SOUSA
CAROLINE PINHEIRO GARCIA
DOUGLAS ROGERIO KONRAD RENARD
ELMER ALEXIS GAMBOA PENALOZA14
LEONARDO LUÍS DOS SANTOS SOMAVILLA
LETICIA TONETTO
MARCELLA MACEDO TORRES
MARCELO LEMOS ROSSI2
STELLA SAMUEL ROCHA DA ROSA
TAILON ANDRÉ PODEWILS
THIAGO HANNA BOTH12
YAN COSTA ALEGRE

Página gerada em 26/12/2024 08:40:05 (consulta levou 0.134530s)