Nome do Projeto
TERCEIRA SEMANA ACADÊMICA DO CURSO DE ENGENHARIA ELETRÔNICA
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
01/11/2019 - 01/05/2020
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Engenharias
Eixo Temático (Principal - Afim)
Educação / Tecnologia e Produção
Linha de Extensão
Divulgação científica e tecnológica
Resumo
Os avanços tecnológicos e científicos dos últimos anos têm forçado à globalização do conhecimento sob a base da multidisciplinaridade e a inovação. Assim a formação de engenheiros cada dia deve ser mais completa e com foco na integração de diferentes áreas da ciência. Neste sentido, a formação integral dos alunos do Centro de Engenharias compreende a adição e atualização de conhecimentos nas ciências básicas, na engenharia, a inovação, assim como nas artes e a cultura. Uma das ferramentas mais importantes para disseminar os novos conhecimentos, trazer arte e cultura e motivar os alunos à pesquisa e inovação nas universidades, são as semanas acadêmicas. Adicionalmente, os mínis cursos, as palestras e os espaços de integração, os quais são abertos para toda a comunidade, trazem um grande componente de extensão, fator importante na relação sociedade-universidade. Portanto, este projeto de extensão propõe a organização da Terceira Semana Acadêmica da Engenharia Eletrônica com a finalidade de difundir na comunidade o conhecimento gerado na nossa instituição e integrar e acrescentar ao conhecimento dos alunos de Engenharia Eletrônica e de Controle e Automação novos conceitos, tecnologias, teorias e pesquisas de ponta.
Objetivo Geral
O principal objetivo da Semana Acadêmica do Curso de Engenharia Eletrônica (SAEE) é a geração de espaços para atualização, exposição e socialização de novos conhecimentos, novas tecnologias, pesquisas cultura e arte. Para atingir o objetivo geral, os seguintes objetivos específicos são propostos:
- Complementar a formação acadêmica dos alunos através das propostas de mini-cursos técnicos;
- Possibilitar a interação aluno-docente com a finalidade de expor áreas de conhecimento e linhas de
pesquisa específicas;
- Disponibilizar espaços de transferência de conhecimentos e informação das áreas contempladas dentro das
Engenharias Eletrônica e de Controle Automação ao público em geral;
- Proporcionar aos alunos espaços de exposição e socialização de seus trabalhos e debates dos mesmos
com a comunidade acadêmica e científica da região;
- Estimular espaços para diálogo acerca das dificuldades e possíveis soluções que podem ser
encontradas na relação ensino-aprendizado;
- Motivar aos alunos e a comunidade geral na atuação em pesquisa, inovação, assim como motivar a
participação dos alunos em eventos acadêmicos.
- Complementar a formação acadêmica dos alunos através das propostas de mini-cursos técnicos;
- Possibilitar a interação aluno-docente com a finalidade de expor áreas de conhecimento e linhas de
pesquisa específicas;
- Disponibilizar espaços de transferência de conhecimentos e informação das áreas contempladas dentro das
Engenharias Eletrônica e de Controle Automação ao público em geral;
- Proporcionar aos alunos espaços de exposição e socialização de seus trabalhos e debates dos mesmos
com a comunidade acadêmica e científica da região;
- Estimular espaços para diálogo acerca das dificuldades e possíveis soluções que podem ser
encontradas na relação ensino-aprendizado;
- Motivar aos alunos e a comunidade geral na atuação em pesquisa, inovação, assim como motivar a
participação dos alunos em eventos acadêmicos.
Justificativa
A semana acadêmica parte da motivação dos alunos de mostrar o conhecimento gerado no processo da sua formação e socializa-lo com a comunidade científica, acadêmica e geral. Também, existe a necessidade de ter espaços de discussão sobre novas tecnologias pesquisa e metodologias de ensino, assim como conhecer experiencias de trabalho de ex-alunos, e profissionais externos que ofereçam novas visões que não podem ser oferecidas dentro da sala de aula.
Outra motivação da presente proposta decorre da necessidade de integração dos alunos, a troca e a atualização de conhecimentos, a busca de elementos capazes de subsidiar a discussão acerca do perfil da docência e da pesquisa na atualidade. Bem como, a troca de experiencias entre os graduandos dos cursos com o público em geral que venha participar da semana acadêmica, e assim trazer tanto um olhar externo de pesquisa inovação, cultura e arte aos alunos como buscando a socialização dos conhecimentos desenvolvidos dentro da Universidade Federal de Pelotas nos cursos de Engenharia Eletrônica e Engenharia de Controle e Automação.
Por outro lado, existe a necessidade de ter espaços de reflexão e discussão como exercício de inclusão de toda a comunidade, assim como a necessidade de temários atuais que considerem a multidisciplinaridade e novas tecnologias.
Por conseguinte, a presente proposta foi estruturada tendo como base as anteriores motivações e o esforço dos estudantes por desempenhar o papel de líderes na construção do conhecimento e os exercícios acadêmicos da UFPEL.
Outra motivação da presente proposta decorre da necessidade de integração dos alunos, a troca e a atualização de conhecimentos, a busca de elementos capazes de subsidiar a discussão acerca do perfil da docência e da pesquisa na atualidade. Bem como, a troca de experiencias entre os graduandos dos cursos com o público em geral que venha participar da semana acadêmica, e assim trazer tanto um olhar externo de pesquisa inovação, cultura e arte aos alunos como buscando a socialização dos conhecimentos desenvolvidos dentro da Universidade Federal de Pelotas nos cursos de Engenharia Eletrônica e Engenharia de Controle e Automação.
Por outro lado, existe a necessidade de ter espaços de reflexão e discussão como exercício de inclusão de toda a comunidade, assim como a necessidade de temários atuais que considerem a multidisciplinaridade e novas tecnologias.
Por conseguinte, a presente proposta foi estruturada tendo como base as anteriores motivações e o esforço dos estudantes por desempenhar o papel de líderes na construção do conhecimento e os exercícios acadêmicos da UFPEL.
Metodologia
Na semana acadêmica são propostas três tipos de atividades: palestras orais sobre temas específicos em pesquisa, inovação e tecnologia; oficinas de trabalho sobre temas técnicos e práticos que adicionem conhecimentos técnicos necessários para a formação integral dos estudantes; mesas de discussão e apresentação de trabalhos de pesquisa, ensino e extensão. Adicionalmente, a semana acadêmica contempla a visita técnica de alguns estudantes a empresas da região sul do Brasil.
-Palestras orais: serão realizadas apresentações de forma oral sob temas investigativos e linhas de
pesquisas de ponta. O objetivo principal de estas palestras são compartilhar experiencias de pesquisa,
inovação e ensino, assim como determinar o papel da universidade pública nestes processos para assim,
motivar os alunos na pesquisa e a criação de novas tecnologias.
- Ocinas de trabalho técnico (workshop): a semana acadêmica contempla a realização de vários cursos
técnicos sobre temas que complementem o conhecimento dos alunos. O objetivo principal destas
oficinas de trabalho é oferecer cursos técnicos, aos alunos da Engenharia eletrônica e de Controle e
Automação, que proporcionem ferramentas técnicas que ajudem nos trabalhos de conclusão de curso e
melhorem o perfil profissional dos estudantes.
- Mesas de discussão e apresentação de trabalhos: propõe-se espaços de discussão sobre temas atuais
de pesquisa, ensino e extensão, assim como espaço para presentação de trabalhos internos das
unidades que compõem o Centro de Engenharias. A finalidade destes espaços é ajudar à interação entre
alunos, professores e pesquisadores para dar a conhecer à comunidade científica os trabalhos que os
estudantes vêm desenvolvendo, assim como ter espaços de discussão de temas atuais e integração
científica e cultural entre os membros da comunidade acadêmica e visitantes.
A atividade será desenvolvida por meio da apresentação e Comunicações Orais, subdividido em
Temáticas Investigativas que compreendem as diferentes dimensões da formação pedagógica no tema
da semana acadêmica, como a investigação de novos métodos de ensino na eletrônica, a prática da
docência no aprendizado do aluno e o trabalho pedagógico nos espaços escolares.
O Evento contará com palestras de professores específicos das áreas de discussões apresentadas,
formas práticas de aprendizado na eletrônica além de espaço aberto para apresentações de trabalhos de
alunos e professores.
Adicionalmente, as mesas de discussão e apresentação de trabalhos serão abertas para a participação
da comunidade em geral. Isto com a finalidade de proporcionar aos graduandos da Engenharia e
comunidade momentos de trocas mútuas de conhecimentos e socialização do conhecimento.
- Visita técnica:é proposta uma visita técnica para alunos da Engenharia com o propósito de oferecer uma
visão técnica dos processos industriais e as tecnologias encontradas nas indústrias da região do ponto
de vista da eletrônica e o controle e automação. Adicionalmente, pretende-se obter um acercamento de
uma experiencia real para conhecer os desafios que os alunos podem encontrar em ambientes de
trabalho.
-Palestras orais: serão realizadas apresentações de forma oral sob temas investigativos e linhas de
pesquisas de ponta. O objetivo principal de estas palestras são compartilhar experiencias de pesquisa,
inovação e ensino, assim como determinar o papel da universidade pública nestes processos para assim,
motivar os alunos na pesquisa e a criação de novas tecnologias.
- Ocinas de trabalho técnico (workshop): a semana acadêmica contempla a realização de vários cursos
técnicos sobre temas que complementem o conhecimento dos alunos. O objetivo principal destas
oficinas de trabalho é oferecer cursos técnicos, aos alunos da Engenharia eletrônica e de Controle e
Automação, que proporcionem ferramentas técnicas que ajudem nos trabalhos de conclusão de curso e
melhorem o perfil profissional dos estudantes.
- Mesas de discussão e apresentação de trabalhos: propõe-se espaços de discussão sobre temas atuais
de pesquisa, ensino e extensão, assim como espaço para presentação de trabalhos internos das
unidades que compõem o Centro de Engenharias. A finalidade destes espaços é ajudar à interação entre
alunos, professores e pesquisadores para dar a conhecer à comunidade científica os trabalhos que os
estudantes vêm desenvolvendo, assim como ter espaços de discussão de temas atuais e integração
científica e cultural entre os membros da comunidade acadêmica e visitantes.
A atividade será desenvolvida por meio da apresentação e Comunicações Orais, subdividido em
Temáticas Investigativas que compreendem as diferentes dimensões da formação pedagógica no tema
da semana acadêmica, como a investigação de novos métodos de ensino na eletrônica, a prática da
docência no aprendizado do aluno e o trabalho pedagógico nos espaços escolares.
O Evento contará com palestras de professores específicos das áreas de discussões apresentadas,
formas práticas de aprendizado na eletrônica além de espaço aberto para apresentações de trabalhos de
alunos e professores.
Adicionalmente, as mesas de discussão e apresentação de trabalhos serão abertas para a participação
da comunidade em geral. Isto com a finalidade de proporcionar aos graduandos da Engenharia e
comunidade momentos de trocas mútuas de conhecimentos e socialização do conhecimento.
- Visita técnica:é proposta uma visita técnica para alunos da Engenharia com o propósito de oferecer uma
visão técnica dos processos industriais e as tecnologias encontradas nas indústrias da região do ponto
de vista da eletrônica e o controle e automação. Adicionalmente, pretende-se obter um acercamento de
uma experiencia real para conhecer os desafios que os alunos podem encontrar em ambientes de
trabalho.
Indicadores, Metas e Resultados
Com a semana acadêmica da Engenharia Eletrônica, como resultado principal, espera-se ter um espaço de interação entre a comunidade do Centro de Engenharias, a comunidade externa, pesquisadores, professores e alunos de outras instituições de ensino e de pesquisa. Esta iteração estará fundamentada em quatro colunas de visão: pesquisa, ensino, extensão e arte. Alguns resultados específicos são listados a seguir:
- Complementar a formação acadêmica dos alunos através das propostas de mini-cursos técnicos;
- Possibilitar a interação aluno-docente com a finalidade de expor áreas de conhecimento e linhas de
pesquisa específicas;
- Disponibilizar espaços de transferência de conhecimentos e informação das áreas contempladas dentro
das Engenharias Eletrônica e de Controle Automação ao público em geral;
- Proporcionar aos alunos espaços de exposição e socialização de seus trabalhos e debates dos mesmos
com a comunidade acadêmica e científica da região;
- Estimular espaços para diálogo acerca das dificuldades e possíveis soluções que podem ser
encontradas na relação ensino-aprendizado;
- Motivar aos alunos e a comunidade geral na atuação em pesquisa, inovação, assim como motivar a
participação dos alunos em eventos acadêmicos.
- Complementar a formação acadêmica dos alunos através das propostas de mini-cursos técnicos;
- Possibilitar a interação aluno-docente com a finalidade de expor áreas de conhecimento e linhas de
pesquisa específicas;
- Disponibilizar espaços de transferência de conhecimentos e informação das áreas contempladas dentro
das Engenharias Eletrônica e de Controle Automação ao público em geral;
- Proporcionar aos alunos espaços de exposição e socialização de seus trabalhos e debates dos mesmos
com a comunidade acadêmica e científica da região;
- Estimular espaços para diálogo acerca das dificuldades e possíveis soluções que podem ser
encontradas na relação ensino-aprendizado;
- Motivar aos alunos e a comunidade geral na atuação em pesquisa, inovação, assim como motivar a
participação dos alunos em eventos acadêmicos.
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
BARBARA LORRANE REIS DE SOUSA | |||
CAROLINE PINHEIRO GARCIA | |||
DOUGLAS ROGERIO KONRAD RENARD | |||
ELMER ALEXIS GAMBOA PENALOZA | 14 | ||
LEONARDO LUÍS DOS SANTOS SOMAVILLA | |||
LETICIA TONETTO | |||
MARCELLA MACEDO TORRES | |||
MARCELO LEMOS ROSSI | 2 | ||
STELLA SAMUEL ROCHA DA ROSA | |||
TAILON ANDRÉ PODEWILS | |||
THIAGO HANNA BOTH | 12 | ||
YAN COSTA ALEGRE |