Nome do Projeto
Grupo de Estudos em Oncologia Veterinária do SOVET-UFPel (2020-2024)
Ênfase
Ensino
Data inicial - Data final
02/03/2020 - 29/02/2024
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Agrárias
Resumo
A incidência do câncer vem aumentando significativamente em animais de companhia. Isto não se deve apenas ao maior número de diagnósticos, mas também pelo fato de que os pets estão vivendo por períodos mais longos. Este aumento da sobrevida está associado principalmente aos cuidados dos tutores que buscam sempre a melhor forma de nutrição e demandam práticas médicas curativas e preventivas mais eficientes. Devido a esses fatores é necessário a formação de discentes qualificados a atuar na área de oncologia veterinária, com isso o Grupo de Estudos do SOVET - UFPel tem por objetivo qualificar o conhecimento teórico dos discentes de graduação e pós graduação sobre neoplasias. Para tal agrega uma equipe multidisciplinar de profissionais qualificados, tanto do setor da patologia animal como da clínica veterinária, além dos alunos de medicina veterinária. O integrantes do projeto se reunirão semanalmente, para discutir artigos científicos e inovações na área de oncologia veterinária. Isso, devido as discussões semanais com o apoio multidisciplinar de docentes e servidores que irão contextualizar os periódicos de acordo com o mercado de trabalho, formando dessa forma discentes qualificados e com discernimento na sua área de atuação. As discussões semanais terão caráter multidisciplinar e participação de docentes e servidores que irão contextualizar os artigos/livros ou periódicos, formando assim discentes qualificados e com discernimento na sua área de atuação. Os alunos promoverão palestras técnicas, com profissionais da área, destinadas aos demais acadêmicos do curso. Além, disso, realizarão atividades de vivência das rotinas do SOVET no setor de patologia da FV. Com essas atividades, busca-se formar alunos com capacidade de destaque no mercado de trabalho tanto no diagnóstico das neoplasias, como no tratamento e na manutenção da qualidade de vida do paciente.

Objetivo Geral

Suprir uma lacuna do curso de veterinária que não possui uma formação consistente em oncologia na sua grade curricular

Possibilitar a inserção de alunos em atividades que possam mantê-los motivados e desafiados.

Buscar dar apoio ao aprendizado, propiciando aos alunos a sensação que estão tendo a devida supervisão e acompanhamento do seu aprendizado.

Assim sendo, além do aprendizado em si, esse projeto visa também contribuir para fixação dos alunos no curso, diminuindo então a evasão.

Justificativa

Este projeto tem como instrumento principal a vivência dos alunos nas rotinas do laboratório de patologia e nas atividades do serviço de oncologia veterinária. Busca-se assim, que os alunos possam praticar o uso dos conhecimentos das disciplinas básicas e profissionalizantes do curso de medicina veterinária facilitando a percepção da interdisciplinaridade e possibilitando a compreensão da patogenia e desenvolvimento dos neoplasmas, fazendo com que aumente o interesse no curso, preparando o discente para o mercado de trabalho.

Outro ponto importante, é que os acadêmicos alvo desse projeto terão contato com uma área muito interessante e que ainda é pouco trabalhada no currículo regular do curso. A abordagem sobre oncologia em animais é ofertada de forma muito sucinta durante o curso de graduação em Veterinária da UFPel. Assim, as ações do presente projeto permitirão ao aluno o aprofundamento dos conhecimentos curriculares com a prática mais detalhada de diagnóstico laboratorial na área especializada de oncologia animal.

A participação dos alunos nesse projeto poderá ser importante para fixação dos acadêmicos no curso de medicina veterinária, pois no transcorrer dos anos pode-se verificar que os alunos que já desenvolvem as atividades junto ao SOVET apresentam um maior interesse pelo curso como um todo. Isso ocorre pois procura-se potencializar as aptidões individuais, colaborando para que desenvolvam suas capacidades de estudo e redação. Além disso, o grupo busca auxiliá-los com deficiências que possuam nessas capacidades.

Propiciar a vivência doas alunos numa área específica num curso que tem como meta a formação generalista pode gerar no acadêmico o necessário entusiasmo com o curso, quando este sente ter encontrado de fato uma possível área de atuação. Tem-se a plena convicção de que esses fatos consolidam a participação dos alunos e podem evitar evasão do curso.

Metodologia

Serão utilizadas três abordagens distintas:
1) Reuniões semanais de 1 hora, para aulas de temas básicos em oncologia, apresentação e discussão de artigos científicos ou ainda relatos de casos.
2) Palestras organizadas pelos acadêmicos da equipe, destinadas aos demais alunos da graduação e pós-graduação da veterinária.Serão palestrantes profissionais atuantes no mercado de trabalho, os quais irão trazer a sua experiência profissional.
3) Construção dos Procedimentos Operacionais Padrão (POPs) do setor, visando desenvolver a atenção dos alunos e seu senso crítico sobre as atividades realizadas.

Indicadores, Metas e Resultados

- Formação de acadêmicos com capacitação técnica na área de oncologia veterinária
- Formação de acadêmicos com visão crítica e humanística, e com capacidade de envolvimento com a comunidade.
- Produção de POPs para o setor, que serão utilizados e aprimorados no futuro

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ALINE DO AMARAL
ANDRESSA DUTRA PIOVESAN ROSSATO
BÁRBARA SIQUEIRA DE JESUS
CAIO MAURICIO AMADO
CAIO MAURICIO AMADO
CAROLINA GONCALVES DE SOUSA
CLARISSA CAETANO DE CASTRO
CRISTINA GEVEHR FERNANDES9
FABIANE BORELLI GRECCO8
FELIPE MACHADO LEMOS
GUSTAVO ANTÔNIO BOFF
ISADORA LOSEKANN MARCON
JULIA NOBRE PARADA CASTRO
JULIANA COSTA DA COSTA
JÚLIA VARGAS MIRANDA
LUÍSA GRECCO CORRÊA
LUÍSA GRECCO CORRÊA
LUÍSA MARIANO CERQUEIRA DA SILVA
MARINA GIODA NORONHA
MAUREN ARRIADA OLIVEIRA
PAULA BORGES DE AZEVEDO
THOMAS NORMANTON GUIM4
VANDRESSA MASETTO
VITÓRIA BAIERLE MAGGI

Página gerada em 23/04/2024 19:53:23 (consulta levou 0.173828s)