Nome do Projeto
Narrativas corporais
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
06/02/2020 - 26/01/2023
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências da Saúde
Eixo Temático (Principal - Afim)
Saúde / Direitos Humanos e Justiça
Linha de Extensão
Grupos sociais vulneráveis
Resumo
Este projeto unificado tem como objetivo desenvolver e apoiar práticas de promoção da saúde de mulheres (moradoras e/ou trabalhadoras) do território Dunas no município de Pelotas, envolvendo a Universidade, a UBS e o CRAS, na interface saúde/arte/produção de subjetividades. Neste sentido, pode-se vislumbrar trabalhos em que linguagens artísticas são exploradas como ferramentas em espaços de cuidado e atenção em saúde, passando a fazer parte do repertório das ofertas dos serviços públicos. Exemplos desses trabalhos vigoram sobretudo no campo da Saúde Mental brasileira. Tais experiências, se baseiam na ideia de que através de linguagens artísticas como a dança, o teatro, as artes visuais, a música, entre outras, é possível ampliar as bordas das concepções de saúde, observando aspectos de processos criativos como modos de produção de sensibilidades que permitem ressignificar processos. Busca-se a autonomia e empoderamento dos corpos femininos neste território.

Objetivo Geral

(RE)construir narrativas das vulnerabilidades vividas por mulheres moradoras e/ou trabalhadoras do território Dunas, em oficinas que utilizam diferentes linguagens artísticas para a expressão dos corpos, autonomia e empoderamento.

Justificativa

O Dunas se configura como um território de exclusão marcado pela pobreza e precariedade de recursos, que não satisfazem as necessidades sociais de seus habitantes. A Terapia Ocupacional, por sua vez, tem como finalidade em suas práticas a promoção da saúde para autonomia e empoderamento dos sujeitos que assiste, se valendo de instrumental teórico, técnico e político. Compreende-se que há grande demanda de mulheres por cuidado em serviços da atenção básica em saúde, mas se faz necessário um olhar mais crítico e acolhedor para as questões sociais e subjetivas, menos medicalizantes das relações de gênero atravessadas pela violência. A defesa é em prol do fortalecimento de políticas públicas na saúde com espaços de acolhimento integral e equânime de mulheres e seus sofrimentos.

Metodologia

Métodos: Em se tratando de projeto unificado que contempla ensino, pesquisa e extensão, pretende-se desenvolver um grupo de mulheres com objetivo de promoção da saúde através de atividades corporais a partir de diferentes linguagens, a fim de estabelecer relações entre mulheres, atividades, corporeidades e o mundo, na qual as pessoas estão conectadas para o desenvolvimento de atividades para a produção de subjetividades, experimentações, autonomia e empoderamento, transformando suas vida e da comunidade.
Parte-se do paradigma complexo e de diversas teorias para leitura da realidade, dos corpos e das práticas. Os registros serão feitos de forma compartilhada com as mulheres ao final de cada encontro produzindo uma narrativa coletiva. Tais oficinas serão ofertadas as mulheres do território Dunas. O desenho deste projeto de extensão pode contar com até 4 estudantes, até duas trabalhadoras da UBS e a docente responsável.

Indicadores, Metas e Resultados

Espera-se:
- O estabelecimento de um espaço grupal de cuidado às mulheres e trabalhadoras do território por meio de atividades corporais diversas;
- A potencialização dos corpos conectando-os às iniciativas no território na busca da intersetorialidade;
- A produção de práticas coletivas para o enfrentamento das adversidades sociais do território.
- A coprodução de conhecimento entre universidade, mulheres e território para construir laços e trocas de teorias e práticas ligadas à arte e a saúde;
- criar recursos subjetivos para lidar com os processos da vida, concebendo tais experiências como vivências potencilizadoras de processos de produção de subjetividades.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ALINE GOMES KRÜGER
AMANDA CORRÊA BOTELHO
BEATRIZ DOS SANTOS PAES
BRUNA IRIGONHE RAMOS
CAMILA SCHANDER DA ROCHA
DANIELE SAYURI WARICODA HORAGUTI
ELLEN CRISTINA RICCI8
GIULIA DUARTE DOS SANTOS
LARISSA GOUVEA SOARES
PRINCE CHAIENE MEIRELES DIAS8
TATIANE DA SILVA CASSAIS
YASMIN SANTOS BOANOVA DE SOUZA

Página gerada em 29/03/2024 09:10:11 (consulta levou 0.151512s)