Nome do Projeto
Saúde Mental, Cotidiano e Terapia Ocupacional
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
06/02/2020 - 24/01/2023
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências da Saúde
Eixo Temático (Principal - Afim)
Saúde / Direitos Humanos e Justiça
Linha de Extensão
Grupos sociais vulneráveis
Resumo
O presente projeto pretende conhecer as pessoas com sofrimento psíquico do território Dunas, avaliar a rede de cuidados pelos diferentes atores envolvidos e desenvolver estratégias de promoção, prevenção, tratamento e recuperação de saúde mental, a partir dos referenciais da atenção psicossocial, reabilitação baseada na comunidade e terapia ocupacional crítica. O plano foi construído com base na articulação de alguns pressupostos ético-políticos destacados: o entendimento de que não há uma separação entre clínica/política/pesquisa; a compreensão que as construções de saber não estão dissociadas das práticas e da produção de subjetividades dos coletivos; a inseparabilidade entre teoria e prática no tripé ensino/pesquisa/extensão articulados com a dimensão da experiência. Através de métodos quantitativos e qualitativos busca-se melhorar e ampliar as propostas de promoção, prevenção, tratamento e recuperção às pessoas com adoecimento psíquico, que valorizem a singularidade dos sujeitos em seu contexto cotidiano, respondendo aos desafios postos pelo SUS e OMS.

Objetivo Geral

Conhecer as pessoas com sofrimento psíquico do território Dunas, avaliar a rede de cuidados pelos diferentes atores envolvidos e desenvolver estratégias de promoção, prevenção, tratamento e recuperação de saúde mental.

Justificativa

A OMS (2013) (WHO, 2013) propôs um plano de ação aos Estados-nação (Action-Plan 2013/2020), tendo como princípio que não existe saúde sem saúde mental, reforçando os índices alarmantes e crescentes de adoecimento psíquico dos povos. Apesar dos avanços no financiamento e na cobertura (BRASIL, 2012), estudos apontam o isolamento dos equipamentos e dificuldades na comunicação entre os serviços e para a estruturação da rede de cuidados principalmente o diálogo entre os serviços especializados e a atenção básica.
A Atenção Psicossocial e a Reabilitação Baseada na Comunidade propõem a ampliação do campo da clínica, fazendo com que se redefina o sentido de saúde nesta fronteira entre o individual e o coletivo. A marca é afirmar-se como experiência-limite entre o psíquico e o social no território de pertencimento das pessoas, entre às formas de organização da cidade, dos territórios e das relações cotidianas.

Metodologia

O presente projeto apresenta um desenho misto. Métodos qualitativos e quantitativos serão adotados em diferentes tempos do estudo para responder aos objetivos propostos. Trata-se de um estudo ancorado ao paradigma crítico.
A pesquisa de campo envolverá os diferentes atores: usuários, familiares, trabalhadores e gestores da Rede Dunas. Grupos focais, entrevistas semi-estruturadas, dados sociodemográficos, aplicação de instrumento e diário de campo serão utilizados para coletar dados para futura análise. O material produzido em campo (entrevistas e grupos focais) será trabalhado por meio da construção de narrativas e precedido de termo de consentimento livre esclarecido.

Indicadores, Metas e Resultados

Este projeto terá um tempo de 2 anos, sendo construído a partir de Trabalho de Conclusão de Curso, Iniciação Científica e outros formatos não formais.
Compromisso com a publicização dos conhecimentos sistematizados e produzidos ao longo do processo, incluindo a produção de artigos científicos em periódicos nacionais e internacionais; produção de textos em livros ou capítulos de livros; produção de vídeos e formatos acessíveis a todo o público-alvo da pesquisa, participação em eventos científicos da categoria e de áreas afins; participação em eventos comunitários e redes sociais virtuais buscando capilaridades outras na relação da Universidade-Comunidades Locais e Globais.
Buscamos com isso melhorar e ampliar as propostas de tratamento que valorizem a singularidade dos sujeitos em seu contexto cotidiano, respondendo aos desafios contemporâneos. A elaboração mais amiúde deste projeto pode ser composta a partir do interesse investigativo de diferentes estudantes, docentes, trabalhadores e pessoas acompanhadas do SUS, identificados com a temática.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
BEATRIZ DOS SANTOS PAES
DIENIFER DA SILVA GARCIA
EDUARDA SOCOOWSKI HERNANDES MIRAPALHETA PIRES
ELLEN CRISTINA RICCI22
GABRIEL BENAVENTANA SANTOS
JÉSSICA DOS SANTOS DIAS
KATHARYNE FIGUEIREDO ELESBÃO
LUIZA WINKEL DAVILA VIGHI
MAITÊ PERES DE CARVALHO
MAITÊ PERES DE CARVALHO
MIRNA DE MARTINO DAS CHAGAS
PRINCE CHAIENE MEIRELES DIAS10
TATIANE DA SILVA CASSAIS

Página gerada em 19/04/2024 17:01:43 (consulta levou 0.149986s)