Nome do Projeto
NEFROVET- NEFROPATIAS EM CÃES E GATOS
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
03/12/2019 - 02/12/2021
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Agrárias
Eixo Temático (Principal - Afim)
Educação / Saúde
Linha de Extensão
Saúde Animal
Resumo
O estudo das doenças que acometem os rins dos animais representa importante ramo da patologia veterinária e o detalhamento das inúmeras etiologias que podem estar envolvidas nos processos é bastante complexo. Além disso, com o aumento da expectativa de vida dos animais de estimação (pets) e com maior interesse dos tutores pela saúde desses animais, a nefrologia vem ganhado destaque. O rim é o principal órgão envolvido na manutenção de um ambiente extracelular constante no organismo. As funções homeostáticas vitais exercidas por este órgão incluem produção de urina (com o propósito de eliminar os resíduos metabólicos), regulação do equilíbrio ácido-base, função endócrina (eritropoietina, renina, cininas, prostaglandinas e 1,25 di-hidroxicolecalciferol - calcitriol) e manutenção das concentrações de cloreto de sódio e água Para uma função renal adequada é necessário um tecido renal normal, adequada perfusão sanguínea e eliminação normal de urina pelo sistema urinário O sistema urinário pode ser exposto a estímulos nocivos por ascensão do exterior via uretra, bexiga e ureteres, por via hematógena e pela exposição de substâncias pré-formadas ou metabolizadas localmente.

Objetivo Geral

Difundir para a comunidade em geral e em especial para tutores de cães e gatos, a importância da prevenção, do diagnóstico e do tratamento das nefropatias nesses animais.

Justificativa

Com o aumento da expectativa de vida dos animais de estimação (pets) e com maior interesse dos tutores pela saúde desses animais, a nefrologia vem ganhado destaque por envolver doenças que afetam frequentemente animais idosos. Também, esses animais se tornam verdadeiros membros das fam´lias e portanto, a divulgação de orientações sobre como melhorar a qualidade de vida desses pets, torna-se fundamental e nesse contexto a universidade deve exercer seu papel sendo fomentadora e divulgadora desses conhecimentos.

Metodologia

Serão realizadas ações com alunos de graduação do curso de medicina veterinária , os quais , acompanhados de docentes, promoverão eventos de divulgação ou irão a eventos de colaboradores onde haverá distribuição de folders informativos sobre as nefropatias e orientações gerais e específicas sobre o tema.

Indicadores, Metas e Resultados

Espera-se que a comunidade obtenha maiores conhecimentos a cerca das nefropatias e com isso procure os serviços de médicos veterinários e assim que os animais pets tenham melhor qualidade de vida. Assim esperamos que ao difundir orientações sobre os problemas renais, estejamos ajudando aos tutores e população em geral.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ADELINE BOGO MADRIL
ALINE DO AMARAL
ALINE XAVIER FIALHO GALIZA
ANA JÚLIA RODRIGUES TEIXEIRA RAMOS
BRENDA MADRUGA ROSA
CAROLINE CASTAGNARA ALVES
CRISTINA GEVEHR FERNANDES9
FABIANE BORELLI GRECCO1
FERNANDA DOMINGUES DUARTE
FRANCIELE HENRICH
GABRIELA RABELO YONAMINE
HELLEN MARIANE DANTAS
JULIANA RIBEIRO PEGORARO
JÚLIA VARGAS MIRANDA
KATARYNE DOS SANTOS SILVA
LAURA APARECIDA MARTINS DE MORAES
LAURA DIAS PETRICIONE DE SOUZA
LUÍSA GRECCO CORRÊA
MARINA HELLWIG TAVARES
MAURÍCIO ANDRADE BILHALVA
PAULA BORGES DE AZEVEDO
RAFAELA CASTANHEIRA SOARES
RAFAELA VIEIRA DE CASTRO

Página gerada em 28/02/2024 00:49:36 (consulta levou 0.139427s)