Nome do Projeto
Explorando R como Ferramenta auxiliar nas disciplinas de Estatística
Ênfase
Ensino
Data inicial - Data final
09/03/2020 - 31/12/2022
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Exatas e da Terra
Resumo
O ensino da Estatística vem sendo abordado de forma teórica na maioria das disciplinas ofertadas à nível de graduação, seja porque a carga horária da disciplina não contempla aulas práticas ou talvez pelo extenso conteúdo programático que tais disciplinas abordam. Sabe-se que uma das maneiras de absorver os conteúdos teóricos é a prática de exercícios, isto pode ser observado na maioria das literaturas básicas da área, alguns exemplos: Montgomery, D. C.; Runger, G. C., 2012; Andrade, D.F.; Ogliari, P.J, 2013; Morettin;Bussab, 2013; Devore, J, 2018. O maior impacto da estatística foi o surgimento dos computadores e o efeito que tiveram na prática dessa disciplina. Coma evolução da tecnologia (em todas as áreas da ciência) e a necessidade que os profissionais da área da estatística tem em utilizar o computador, seria apropriado ensinar os estudantes como usar ferramentas computacionais para este fim. Muitos dos softwares estatísticos só podem ser obtidos através de pacotes estatísticos licenciados, o que muitas vezes limita o acesso tanto a alunos quanto a professores. Neste sentido o ambiente R é excelente para ser utilizado como ferramenta que complementa e fortalece os conceitos teóricos da área da estatística, visto que é de livre acesso e permite o acesso gratuito para estudantes, professores, pesquisadores, comunidades acadêmicas e científicas.
Objetivo Geral
- Aprendizado do ambiente R, com a seleção e identificação de pacotes para utilização como ferramenta de apoio nas soluções de exercícios relacionados aos conteúdos das disciplinas de Estatística e inclusão da tecnologia no processo de ensino/aprendizado.
Justificativa
A maioria dos cursos de graduação apresenta uma disciplina de estatística inserida em sua grade curricular. Os conteúdos teóricos abordados nas disciplinas necessitam ser trabalhados com exercícios práticos. A utilização de recursos computacionais é indispensável para os profissionais da área da estatística, neste contexto, despertar o interesse dos acadêmicos na utilização de tais ferramentas é de grande valia. Assim acredita-se que os alunos sejam motivados no aprendizado da estatística, visto que as aplicações da mesma se fazem presentes na maioria das publicações das mais diferentes áreas do conhecimento.
Metodologia
- Revisão bibliográfica e busca de material sobre os pacotes do R que trabalham com estatística.
- Reuniões semanais com a equipe para definir metas e trocar informações.
-Desenvolvimento de atividades complementares usando os recursos disponíveis no R.
- Realização de pelo menos duas oficinas didáticas por semestre, voltadas para os estudantes que cursam ou já tenham cursado disciplinas de Estatística do DME.
- Reuniões semanais com a equipe para definir metas e trocar informações.
-Desenvolvimento de atividades complementares usando os recursos disponíveis no R.
- Realização de pelo menos duas oficinas didáticas por semestre, voltadas para os estudantes que cursam ou já tenham cursado disciplinas de Estatística do DME.
Indicadores, Metas e Resultados
- Aquisição de conhecimento em alguns pacotes de R, no que se refere ao conteúdo de Estatística ministrada para os cursos de graduação.
- Motivar a utilização do R para os alunos de graduação na solução de exercícios relacionados a disciplina.
- Produção de conteúdo didático para auxiliar nas aulas de Estatística.
- Interação aluno/docente no aprendizado conjunto dos pacotes do R.
- Motivar a utilização do R para os alunos de graduação na solução de exercícios relacionados a disciplina.
- Produção de conteúdo didático para auxiliar nas aulas de Estatística.
- Interação aluno/docente no aprendizado conjunto dos pacotes do R.
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
ANA RITA DE ASSUMPCAO MAZZINI | 8 | ||
ANTÔNIO DE AZEVEDO PERLEBERG | |||
BEATRIZ TIMM RUTZ | |||
BEATRIZ TIMM RUTZ | |||
BRENDA BARBON FRAGA | |||
BÁRBARA RAFAELA DA ROSA | |||
DENISE RITTA FARIAS | |||
DIEGO RODRIGUES SARAIVA | |||
EDUARDA EHLERT VASCONCELOS | |||
EDUARDA MARCILI LEMONS | |||
EDUARDO DE SÁ BUENO NÓBREGA | |||
ELISIA RODRIGUES CORREA | 9 | ||
FABIANO COSTA D'AVILA | |||
FRANCINE RODRIGUES PEDRA | |||
Fernando da Silva Moreira | |||
GISELDA MARIA PEREIRA | 7 | ||
GRATCHELA DUTRA RODRIGUES | |||
HENRIQUE JESKE | |||
ISABEL SANTOS PEDONE | |||
Isabel Gomes Vieira | |||
Isadora Moreira da Luz Real | |||
Isadora Moreira da Luz Real | |||
JADER TOMASCHEWSKI WASKOW | |||
JAIANE CARDOZO NUNES | |||
JOSÉ VITOR PEROBA ROCHA | |||
KARINA JOBIM PINTO | |||
KATHARINA ROJAHN WICKBOLDT | |||
KIMBERLY DOS SANTOS ALVES | |||
LARISSA DE VARGAS ANGELI | |||
LUCAS ZUGE | |||
LUCIANA MARIN FONSECA | |||
LUIS MIGUEL DA SILVA CORREA | |||
LUIZA EHLERT BIERHALS | |||
LUÃ BORGES IEPSEN | |||
LUÍSA VICTÓRIA DA SILVA VAREIRA | |||
MAICON LEAO SURMAZ | |||
MARIA JULIA ENGEL LIESKE | |||
MATHEUS MARTINS PEREIRA | |||
MATHEUS NATANIEL LEMOS LIMA | |||
MIRIAN ALVES | |||
MOISÉS BOTELHO FABIÃO | |||
OTÁVIO RIBEIRO DUARTE | |||
PEDRO AUGUSTO SALGUEIRO DONATO BACELAR | |||
PÂMELA MARTINS DUTRA | |||
RAFAELA CAMPELO SILVA | |||
RAFAELA DE FREITAS RODRIGUES MENGUE DIMER | |||
RAFAELA GONÇALVES RIBEIRO LUCAS | |||
SAMANTA TOLENTINO CECCONELLO | |||
SAMANTA TOLENTINO CECCONELLO | |||
SARA MARIA SOARES AMARAL NEGRE | |||
SILVIA NAIANE JAPPE | |||
SONIA REGINA VALENTE RANGEL | |||
STHEFANI VICTORIA RITTER PEGLOW | |||
TACIANE SCHRÖDER JORGE | |||
TAIS DA SILVA TEIXEIRA RECH | |||
TAIS DOS SANTOS CAETANO | |||
TATIANE DOS SANTOS ALVES | |||
TÁCIA KATIANE HALL | |||
VINICIO DA SILVA MARTINS JÚNIOR | |||
YASMIN MENDES PEREIRA | |||
YURE RODRIGUES NUNES | |||
ÍNGRID RIBEIRO BARCELLOS |