Nome do Projeto
Explorando R como Ferramenta auxiliar nas disciplinas de Estatística
Ênfase
Ensino
Data inicial - Data final
09/03/2020 - 31/12/2022
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Exatas e da Terra
Resumo
O ensino da Estatística vem sendo abordado de forma teórica na maioria das disciplinas ofertadas à nível de graduação, seja porque a carga horária da disciplina não contempla aulas práticas ou talvez pelo extenso conteúdo programático que tais disciplinas abordam. Sabe-se que uma das maneiras de absorver os conteúdos teóricos é a prática de exercícios, isto pode ser observado na maioria das literaturas básicas da área, alguns exemplos: Montgomery, D. C.; Runger, G. C., 2012; Andrade, D.F.; Ogliari, P.J, 2013; Morettin;Bussab, 2013; Devore, J, 2018. O maior impacto da estatística foi o surgimento dos computadores e o efeito que tiveram na prática dessa disciplina. Coma evolução da tecnologia (em todas as áreas da ciência) e a necessidade que os profissionais da área da estatística tem em utilizar o computador, seria apropriado ensinar os estudantes como usar ferramentas computacionais para este fim. Muitos dos softwares estatísticos só podem ser obtidos através de pacotes estatísticos licenciados, o que muitas vezes limita o acesso tanto a alunos quanto a professores. Neste sentido o ambiente R é excelente para ser utilizado como ferramenta que complementa e fortalece os conceitos teóricos da área da estatística, visto que é de livre acesso e permite o acesso gratuito para estudantes, professores, pesquisadores, comunidades acadêmicas e científicas.

Objetivo Geral

- Aprendizado do ambiente R, com a seleção e identificação de pacotes para utilização como ferramenta de apoio nas soluções de exercícios relacionados aos conteúdos das disciplinas de Estatística e inclusão da tecnologia no processo de ensino/aprendizado.

Justificativa

A maioria dos cursos de graduação apresenta uma disciplina de estatística inserida em sua grade curricular. Os conteúdos teóricos abordados nas disciplinas necessitam ser trabalhados com exercícios práticos. A utilização de recursos computacionais é indispensável para os profissionais da área da estatística, neste contexto, despertar o interesse dos acadêmicos na utilização de tais ferramentas é de grande valia. Assim acredita-se que os alunos sejam motivados no aprendizado da estatística, visto que as aplicações da mesma se fazem presentes na maioria das publicações das mais diferentes áreas do conhecimento.

Metodologia

- Revisão bibliográfica e busca de material sobre os pacotes do R que trabalham com estatística.
- Reuniões semanais com a equipe para definir metas e trocar informações.
-Desenvolvimento de atividades complementares usando os recursos disponíveis no R.
- Realização de pelo menos duas oficinas didáticas por semestre, voltadas para os estudantes que cursam ou já tenham cursado disciplinas de Estatística do DME.

Indicadores, Metas e Resultados

- Aquisição de conhecimento em alguns pacotes de R, no que se refere ao conteúdo de Estatística ministrada para os cursos de graduação.
- Motivar a utilização do R para os alunos de graduação na solução de exercícios relacionados a disciplina.
- Produção de conteúdo didático para auxiliar nas aulas de Estatística.
- Interação aluno/docente no aprendizado conjunto dos pacotes do R.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ANA RITA DE ASSUMPCAO MAZZINI8
ANTÔNIO DE AZEVEDO PERLEBERG
BEATRIZ TIMM RUTZ
BEATRIZ TIMM RUTZ
BRENDA BARBON FRAGA
BÁRBARA RAFAELA DA ROSA
DENISE RITTA FARIAS
DIEGO RODRIGUES SARAIVA
EDUARDA EHLERT VASCONCELOS
EDUARDA MARCILI LEMONS
EDUARDO DE SÁ BUENO NÓBREGA
ELISIA RODRIGUES CORREA9
FABIANO COSTA D'AVILA
FRANCINE RODRIGUES PEDRA
Fernando da Silva Moreira
GISELDA MARIA PEREIRA7
GRATCHELA DUTRA RODRIGUES
HENRIQUE JESKE
ISABEL SANTOS PEDONE
Isabel Gomes Vieira
Isadora Moreira da Luz Real
Isadora Moreira da Luz Real
JADER TOMASCHEWSKI WASKOW
JAIANE CARDOZO NUNES
JOSÉ VITOR PEROBA ROCHA
KARINA JOBIM PINTO
KATHARINA ROJAHN WICKBOLDT
KIMBERLY DOS SANTOS ALVES
LARISSA DE VARGAS ANGELI
LUCAS ZUGE
LUCIANA MARIN FONSECA
LUIS MIGUEL DA SILVA CORREA
LUIZA EHLERT BIERHALS
LUÃ BORGES IEPSEN
LUÍSA VICTÓRIA DA SILVA VAREIRA
MAICON LEAO SURMAZ
MARIA JULIA ENGEL LIESKE
MATHEUS MARTINS PEREIRA
MATHEUS NATANIEL LEMOS LIMA
MIRIAN ALVES
MOISÉS BOTELHO FABIÃO
OTÁVIO RIBEIRO DUARTE
PEDRO AUGUSTO SALGUEIRO DONATO BACELAR
PÂMELA MARTINS DUTRA
RAFAELA CAMPELO SILVA
RAFAELA DE FREITAS RODRIGUES MENGUE DIMER
RAFAELA GONÇALVES RIBEIRO LUCAS
SAMANTA TOLENTINO CECCONELLO
SAMANTA TOLENTINO CECCONELLO
SARA MARIA SOARES AMARAL NEGRE
SILVIA NAIANE JAPPE
SONIA REGINA VALENTE RANGEL
STHEFANI VICTORIA RITTER PEGLOW
TACIANE SCHRÖDER JORGE
TAIS DA SILVA TEIXEIRA RECH
TAIS DOS SANTOS CAETANO
TATIANE DOS SANTOS ALVES
TÁCIA KATIANE HALL
VINICIO DA SILVA MARTINS JÚNIOR
YASMIN MENDES PEREIRA
YURE RODRIGUES NUNES
ÍNGRID RIBEIRO BARCELLOS

Página gerada em 14/11/2024 14:58:04 (consulta levou 0.195585s)