Nome do Projeto
Vídeos: Descomplicando a Estatística
Ênfase
Ensino
Data inicial - Data final
02/03/2020 - 06/03/2024
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Exatas e da Terra
Resumo
Estudos mostram que a atenção humana moderna havia diminuído de 12 segundos em 2000 (na época a revolução do telefone celular começou) para oito segundos em 2015. Sendo o Brasil um país em que o analfabetismo científico é latente, se faz necessário apresentar de forma atrativa o caminho da ciência desde cedo, o que é vital para assistência e aperfeiçoamento do saber em um país. Neste contexto, o professor pode utilizar as diferentes ferramentas disponíveis para facilitar a comunicação com aqueles que estão em idade de serem instruídos. Dentre as ferramentas disponíveis tem crescido o interesse por vídeos didáticos como auxiliares na compreensão dos conhecimentos. Margalit, 2015 afirma que os vídeos são processados pelo cérebro 60.000 vezes mais rápido que o texto, logo assistir a um vídeo é um processo muito mais fácil para o cérebro do que ler um texto. Assim, não é de se admirar que muitas pessoas prefiram assistir a um vídeo do que ler uma página de texto, uma preferência que parece ter explodido na era da mídia social.

Objetivo Geral

Desenvolver vídeos que abordem conteúdos de estatística com linguagem atrativa para o uso de professores em sala de aula e/ou para alunos complementarem seus estudos fora da sala de aula.

Justificativa

As novas tecnologias fazem parte do cotidiano de todos, o que faz com seja necessário sua inserção na vida escolar. Sabe-se que uma grande parcela da população, escolar ou não, faz uso de vídeos disponíveis na internet quando deseja buscar conhecimento sobre diferentes assuntos. Isso ocorre porque os vídeos, além de atrativos, são de fácil acesso e podem ser revistos quantas vezes for necessário para sanar alguma dúvida. Neste contexto, vídeos didáticos são importantes ferramentas na democratização do acesso ao conhecimento, na quebra de barreiras impostas pela inacessibilidade do modelo acadêmico tradicional e na abordagem criativa e com linguagem acessível.

Metodologia

- Inicialmente serão realizadas buscas em referências bibliográficas as quais serão utilizadas como fonte inspiradora na construção dos textos para os vídeos.
- Serão realizadas reuniões semanais com todos os integrantes do grupo para discussão dos temas e a criação do roteiro, primeira etapa na construção dos vídeos.
- Tendo finalizado o roteiro a próxima etapa é o “storyboard” o que consiste na definição dos elementos de cena junto com o diálago entre os personagens.
- A próxima etapa consiste no desenho dos elementos de cena seguido da gravação dos diálogos. Na produção do episódio serão utilizados diversos softwares para modelagem, rigging, e por último para edição final.
- Uma vez finalizados os vídeos estes serão apresentados em escolas em parceria com o projeto Estatística: da academia à praça e e disponibilizados em canal próprio em site ou blog.
É importante ressaltar que algumas das atividades acima descritas podem ocorrer simultaneamente na medida que, mais um vídeo pode ser produzido num determinado período.

Indicadores, Metas e Resultados

- Produção de vídeos na área de estatística.
- Utilização dos vídeos em sala de aula.
- Divulgação dos vídeos em site e/ou blog.
- Auxiliar os alunos na percepção na importância da Estatística para o seu desenvolvimento profissional.
- Despertar o pensamento estocástico nos alunos.
- Contribuir para minimizar o bloqueio do aprendizado em estatística .
- Permitir que os discentes integrantes do projeto desenvolvam novas habilidades.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ALESSANDRA BONHOLI BARBOSA
AMANDA HARTWIG DE HARTWIG
ANDRE LUIS PORTO MACEDO5
ANTÔNIO DE AZEVEDO PERLEBERG
CAROLINE GHELLER
ELIAS DE MORAES JÚNIOR
ELISIA RODRIGUES CORREA4
GISELDA MARIA PEREIRA
Isadora Moreira da Luz Real
Isadora Moreira da Luz Real
LARISSA AMORIM MEDEIROS
LUAN DE SOUSA ALVES
MANUELA BRAGA MONTEZANO
MURILLO SPONTON PERES
RAPHAEL AUGUSTO DIAS GRANGEIRO MAIO

Página gerada em 18/04/2024 09:36:34 (consulta levou 0.180666s)