Nome do Projeto
Caracterização de Compostos Líquidos Provenientes de Compostagem e sua Aplicação em Culturas Agrícolas
Ênfase
Pesquisa
Data inicial - Data final
03/02/2020 - 26/11/2025
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Agrárias
Resumo
O setor agrícola possui grande importância econômica para o Brasil, porém, gera uma grande quantidade de resíduos sólidos orgânicos. A compostagem aparece como uma relevante alternativa de destinação desses resíduos, sendo o composto líquido gerado durante este processo, um produto de alto valor nutricional, que pode ser utilizado como fertilizante nos cultivos agrícolas. Biofertilizantes têm sido utilizados como adubo foliar na agricultura, sendo uma interessante alternativa para o melhor desenvolvimento de culturas. O objetivo deste projeto será caracterizar compostos líquidos gerados por três diferentes leiras de compostagem e avaliar a sua aplicação na produção de mudas de cana-de-açúcar e no cultivo de batata-semente.

Objetivo Geral

Caracterizar os compostos líquidos gerados por leiras de compostagem e avaliar a aplicação destes na produção de mudas de cana-de-açúcar e no cultivo de batata-semente.

Justificativa

A compostagem é um método de reciclagem dos resíduos orgânicos, como os gerados na agricultura, na qual possui como produto final um composto agrícola fértil capaz de corrigir solos degradados (OMORI, 2014). Durante o processo de compostagem de resíduos orgânicos é gerado um subproduto na forma liquida. A composição desse subproduto pode variar de acordo com os resíduos submetidos a compostagem sendo este rico em nutrientes que podem ser aproveitados na agricultura. Silva et al. (2011) destaca a importância dos métodos de tratamento de resíduos que visam o aproveitamento do liquido percolado uma vez que este possui um grande potencial fertilizante, através de uma alta carga de matéria orgânica e nutrientes minerais, se utilizado em proporções adequadas. Além da compostagem de resíduos agrícolas ser uma técnica ambientalmente adequada que traz benefícios ao produtor, faz-se também de grande importância encontrar uma destinação nobre para a fase liquida gerada durante este processo. Dessa forma, o uso da correta dosagem do líquido gerado pela compostagem de resíduos agrícolas, no solo de pequenos agricultores, pode acarretar em benefícios para tais. Alguns fertilizantes líquidos oriundos do esterco têm também sua função ampliada a fitoproteção de plantas podendo ser utilizados em sistemas de cultivo provendo macro e micronutrientes a cultura (ARAÚJO, 2000). Com base no exposto, se faz de extrema importância a caracterização do líquido gerado na compostagem de resíduos de cana-de-açúcar e de diferentes resíduos oriundos de atividades agrícolas com o intuito de testá-lo como promotor de crescimento e como fitoprotetor.

Metodologia

O projeto será desenvolvido na Embrapa Clima Temperado estação sede em Pelotas, Rio Grande do Sul, e no Laboratório de Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia Ambiental da UFPel, localizado no prédio da Cotada, Centro de Engenharias. Inicialmente, serão montadas leiras de compostagem contendo diferentes combinações de matérias-primas. As leiras de compostagem serão montadas em um telado e serão impermeabilizadas com lonas a fim evitar o contato do material a ser compostado e do liquido percolado com o solo. Cada leira será revolvida periodicamente. Ao final de cada revolvimento, o líquido percolado gerado pela compostagem será retirado para posterior análise química e microbiológica. O monitoramento das leiras de compostagem será feito através do controle de temperatura e umidade. A umidade será controlada através da adição de água não tratada. Com uma bomba será adicionada água sendo a quantidade calculada de acordo com o peso de cada leira. As compostagens serão realizadas com resíduos da cana-de-açúcar e resíduos provenientes de atividades agropecuárias. Posteriormente, o líquido gerado será submetido a diferentes diluições (0, 5%, 10%, 20%, 30%) e serão aplicados na produção de mudas de cana-de-açúcar e na cultura da batata.

Indicadores, Metas e Resultados

Espera-se que o líquido gerado na compostagem apresente alto potencial para a produção de mudas de cana-de-açúcar e no cultivo de batata-semente.
A divulgação está prevista com publicação em congressos, periódicos, reuniões técnicas, anais de evento, entre outros.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
AMANDA PERES LEITE
ANITA RIBAS AVANCINI
DANIELA VELLAR HEPP
ELISA CRISTINA LEAL BORGES
MARIA VARGAS LEÃO
MARIANA FURTADO RIBEIRO DE NOBREGA
SÉRGIO DELMAR DOS ANJOS E SILVA
THAÍS WACHOLZ KOHLER
VANESSA SACRAMENTO CERQUEIRA2

Página gerada em 29/03/2024 04:11:01 (consulta levou 0.140132s)