Nome do Projeto
Endodontia
Ênfase
Ensino
Data inicial - Data final
02/03/2020 - 31/12/2027
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências da Saúde
Resumo
A Endodontia é uma especialidade clínica da Odontologia que, no Curso de Odontologia (CO) da Faculdade de Odontologia (FO) da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), é apresentada em várias unidade/disciplinas, tais como: Unidade Pré-Clínica III (UPC III), Unidade de Clínica Odontológica II (UCO II) e III (UCO III). A capacitação dos acadêmicos do CO da FO-UFPel em Endodontia é necessária para a prática clínica em pacientes tanto nas Unidades de Clínica Odontológica quanto nos estágios e serviços clínicos da FO-UFPel, a saber: Estágio em Clínica Odontologia I (ECO I) e II (ECO II), Estágios de Especialidade como o do Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) de Endodontia e Serviço de Pronto Atendimento. O Discente do CO realiza, ainda, a prática clínica da Endodontia em estágios e serviços odontológicos extramuros, em Unidades Básicas de Saúde relacionadas ao Estágio em Saúde Bucal e Coletiva (ESBC) do CO. A capacitação clínica em Endodontia dos discentes e egressos do curso de Odontologia é um desafio didático pedagógico devido à complexidade desta área do saber, bem como de sua execução clínica, inicialmente, “in vitro” (prática prévia laboratorial) e, posteriormente, em pacientes. Desta feita, a elaboração e disponibilização de conteúdo técnico e científico na área da Endodontia, para acesso livre e sem senhas, por meio do AVA-UFPel, dos alunos matriculados na UFPel, aos artigos didáticos e protocolos terapêuticos, bem como a formação de uma equipe composta por colaboradores docentes e discentes voltados para a produção de conteúdo, bem como sua revisão, análise de consistência e de eficácia objetiva a elevação da qualidade e produtividade do atendimento clínico de pacientes realizados por alunos com supervisão docente nas policlínicas escola bem como efetuado por egressos do curso de Odontologia atuando junto à sociedade. Cabe ainda salientar a atividade conjunta do Projeto de Ensino Endodontia (PEE) e do Projeto de Extensão Universitária da UFPel intitulado Plataforma de Ensino Continuado de Odontologia e Saúde (PECOS), na qual o PEE é utilizado como incubadora de artigos didáticos técnicos e científicos e protocolos terapêuticos que, depois de revisados, de adquirirem consistência, de arbitrados, estarão aptos a serem publicados na Internet para acesso livre por meio do PECOS-UFPel.
Objetivo Geral
Facilitar o aprendizado e a capacitação dos discentes do Curso de Odontologia (CO), na área da Endodontia, provendo condições aos discentes e egressos do CO da FO-UFPel para se capacitarem técnica e cientificamente de forma a promover a promoverem o benefício do indivíduo e da sociedade, na área da Endodontia, que inclui a prevenção do comprometimento pulpar e do periodonto apical, o atendimento clínico endodôntico conservador e radical, em consultas eletivas e de urgência, bem como o atendimento dos pacientes com injúrias dentais traumáticas, de forma resolutiva, previsível, inclusiva, acolhedora e humana.
Justificativa
Considerando a complexidade da área do saber relativa à Endodontia e sua aplicação prática “in vitro” (pré-clínica), bem como clínica, em pacientes, torna-se prudente e atencioso que: 1) se proveja aos alunos, nos estágios iniciais da formação em Endodontia, auxílio presencial complementar efetuado por alunos previamente capacitados nesta área de atuação, durante o exercício “in vitro” (laboratorial) da Endodontia (UPC III); e 2) se elaborem e se forneçam conteúdo técnico e científico, na área da Endodontia (artigos didáticos e protocolos clínicos), baseados na literatura atual, aos alunos, por meio do AVA-UFPel. Pretende-se, por meio da participação de monitores e/ou colaboradores, tanto no auxílio presencial aos alunos, nos estágios iniciais do aprendizado da Endodontia, como na elaboração, revisão e análise de consistência e eficácia dos artigos didáticos e protocolos clínicos, por meio da acessibilidade ao conteúdo, e da disponibilização, no AVA-UFPel, de informações essenciais ao atendimento clínico endodôntico, elevar a capacitação dos acadêmicos do CO da FO-UFPel em Endodontia propiciando maior resolutividade e previsibilidade dos tratamentos endodônticos, bem como humanidade, inclusão e acolhimento no atendimento do indivíduo e da sociedade. Cabe ressaltar que a baixa eficiência da capacitação em Endodontia do discente e do egresso dos Cursos de Odontologia deve ser evitada, pois pode resultar em imperícia, imprudência e negligência no atendimento do paciente o que atentaria contra o direito do paciente à incolumidade durante o tratamento odontológico.
Metodologia
O auxílio presencial do aluno nas fases iniciais do aprendizado da Endodontia dar-se-á por alunos previamente capacitados nesta área do saber. A elaboração e a revisão dos materiais didáticos e dos protocolos clínicos serão pautadas em revisões da literatura atual e com citações bibliográficas. Os documentos elaborados e/ou revisados serão disponibilizados aos alunos do CO da FO-UFPel e/ou regularmente matriculados na UFPel, por meio do AVA-UFPel do Projeto de Ensino Endodontia (PEE) e/ou do AVA-UFPel da UPC III, sendo que a URL do AVA-UFPel do PEE é . A análise da consistência e eficácia do material didático e protocolos clínicos disponibilizados no AVA-UFPel do PEE e da UPC III, dar-se-á por meio da relação interpessoal presencial entre aluno e monitor bolsista e/ou monitor voluntário e/ou colaborador (docentes e discentes) durante a atividade “in vitro” laboratorial, bem como ao longo da supervisão clínica entre alunos (operadores e auxiliares) e colaboradores docentes e discentes.
Indicadores, Metas e Resultados
Melhoria na capacitação clínica endodòntica dos discentes e dos egressos do curso de Odontologia da Faculdade de Odontologia da UFPel, na área da Endodontia, e melhoria no atendimento clínico endodôntico dos pacientes e da sociedade com maior resolutividade, previsibilidade, acolhimento e humanidade, bem como melhoria no acolhimento de pacientes com demandas endodônticas e injúrias dentais traumáticas por meio de ampliação da qualidade do atendimento prestado e de elevação da produtividade.
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
ANDRÉ RODRIGUES MORAES | |||
ARTHUR PRETTO MALDANER | |||
BERNARDO FRANCO DA SILVA | |||
BETINA DUTRA LIMA | |||
DANIELE PRADO ASSUMPÇÃO | |||
EDUARDO LUIZ BARBIN | 6 | ||
EDUARDO MAGALHAES DIAS GUIDO BERNARDES | |||
FELIPE BERWALDT ISLABAO | |||
GABRIEL LIMA BRAZ | |||
GABRIEL NUNES VALDUGA | |||
GABRIELLE FERREIRA CARDOSO | |||
HELLEN MONIQUE DA MOTTA | |||
JOAO LUIZ DALMASO | |||
JULIO CESAR EMBOAVA SPANO | 2 | ||
KAMILA PAGEL RAMSON | |||
LAURA DA SILVA FONSECA | |||
LUCIANO RODRIGUES DIAS JUNIOR | |||
MARCELO PEREIRA DA SILVA | |||
MAYANA PERES FURTADO | |||
MICHELE NEUMANN | |||
NADIA DE SOUZA FERREIRA | 1 | ||
NATALI PEREIRA CASSAIS | |||
NATHALIA LEONARSKI CARVALHO | |||
PAULA JESKE DA FONSECA | |||
RAFAELA CORREA MARTINS | |||
RAFAELA DIAS COUTINHO | |||
RAFAELA ZAZYKI DE ALMEIDA | |||
RENATO OLIVEIRA SALDANHA DE ARAUJO |