Nome do Projeto
Endodontia
Ênfase
Ensino
Data inicial - Data final
02/03/2020 - 31/12/2027
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências da Saúde
Resumo
A Endodontia é uma especialidade clínica da Odontologia que, no Curso de Odontologia (CO) da Faculdade de Odontologia (FO) da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), é apresentada em várias unidade/disciplinas, tais como: Unidade Pré-Clínica III (UPC III), Unidade de Clínica Odontológica II (UCO II) e III (UCO III). A capacitação dos acadêmicos do CO da FO-UFPel em Endodontia é necessária para a prática clínica em pacientes tanto nas Unidades de Clínica Odontológica quanto nos estágios e serviços clínicos da FO-UFPel, a saber: Estágio em Clínica Odontologia I (ECO I) e II (ECO II), Estágios de Especialidade como o do Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) de Endodontia e Serviço de Pronto Atendimento. O Discente do CO realiza, ainda, a prática clínica da Endodontia em estágios e serviços odontológicos extramuros, em Unidades Básicas de Saúde relacionadas ao Estágio em Saúde Bucal e Coletiva (ESBC) do CO. A capacitação clínica em Endodontia dos discentes e egressos do curso de Odontologia é um desafio didático pedagógico devido à complexidade desta área do saber, bem como de sua execução clínica, inicialmente, “in vitro” (prática prévia laboratorial) e, posteriormente, em pacientes. Desta feita, a elaboração e disponibilização de conteúdo técnico e científico na área da Endodontia, para acesso livre e sem senhas, por meio do AVA-UFPel, dos alunos matriculados na UFPel, aos artigos didáticos e protocolos terapêuticos, bem como a formação de uma equipe composta por colaboradores docentes e discentes voltados para a produção de conteúdo, bem como sua revisão, análise de consistência e de eficácia objetiva a elevação da qualidade e produtividade do atendimento clínico de pacientes realizados por alunos com supervisão docente nas policlínicas escola bem como efetuado por egressos do curso de Odontologia atuando junto à sociedade. Cabe ainda salientar a atividade conjunta do Projeto de Ensino Endodontia (PEE) e do Projeto de Extensão Universitária da UFPel intitulado Plataforma de Ensino Continuado de Odontologia e Saúde (PECOS), na qual o PEE é utilizado como incubadora de artigos didáticos técnicos e científicos e protocolos terapêuticos que, depois de revisados, de adquirirem consistência, de arbitrados, estarão aptos a serem publicados na Internet para acesso livre por meio do PECOS-UFPel.

Objetivo Geral

Facilitar o aprendizado e a capacitação dos discentes do Curso de Odontologia (CO), na área da Endodontia, provendo condições aos discentes e egressos do CO da FO-UFPel para se capacitarem técnica e cientificamente de forma a promover a promoverem o benefício do indivíduo e da sociedade, na área da Endodontia, que inclui a prevenção do comprometimento pulpar e do periodonto apical, o atendimento clínico endodôntico conservador e radical, em consultas eletivas e de urgência, bem como o atendimento dos pacientes com injúrias dentais traumáticas, de forma resolutiva, previsível, inclusiva, acolhedora e humana.

Justificativa

Considerando a complexidade da área do saber relativa à Endodontia e sua aplicação prática “in vitro” (pré-clínica), bem como clínica, em pacientes, torna-se prudente e atencioso que: 1) se proveja aos alunos, nos estágios iniciais da formação em Endodontia, auxílio presencial complementar efetuado por alunos previamente capacitados nesta área de atuação, durante o exercício “in vitro” (laboratorial) da Endodontia (UPC III); e 2) se elaborem e se forneçam conteúdo técnico e científico, na área da Endodontia (artigos didáticos e protocolos clínicos), baseados na literatura atual, aos alunos, por meio do AVA-UFPel. Pretende-se, por meio da participação de monitores e/ou colaboradores, tanto no auxílio presencial aos alunos, nos estágios iniciais do aprendizado da Endodontia, como na elaboração, revisão e análise de consistência e eficácia dos artigos didáticos e protocolos clínicos, por meio da acessibilidade ao conteúdo, e da disponibilização, no AVA-UFPel, de informações essenciais ao atendimento clínico endodôntico, elevar a capacitação dos acadêmicos do CO da FO-UFPel em Endodontia propiciando maior resolutividade e previsibilidade dos tratamentos endodônticos, bem como humanidade, inclusão e acolhimento no atendimento do indivíduo e da sociedade. Cabe ressaltar que a baixa eficiência da capacitação em Endodontia do discente e do egresso dos Cursos de Odontologia deve ser evitada, pois pode resultar em imperícia, imprudência e negligência no atendimento do paciente o que atentaria contra o direito do paciente à incolumidade durante o tratamento odontológico.

Metodologia

O auxílio presencial do aluno nas fases iniciais do aprendizado da Endodontia dar-se-á por alunos previamente capacitados nesta área do saber. A elaboração e a revisão dos materiais didáticos e dos protocolos clínicos serão pautadas em revisões da literatura atual e com citações bibliográficas. Os documentos elaborados e/ou revisados serão disponibilizados aos alunos do CO da FO-UFPel e/ou regularmente matriculados na UFPel, por meio do AVA-UFPel do Projeto de Ensino Endodontia (PEE) e/ou do AVA-UFPel da UPC III, sendo que a URL do AVA-UFPel do PEE é . A análise da consistência e eficácia do material didático e protocolos clínicos disponibilizados no AVA-UFPel do PEE e da UPC III, dar-se-á por meio da relação interpessoal presencial entre aluno e monitor bolsista e/ou monitor voluntário e/ou colaborador (docentes e discentes) durante a atividade “in vitro” laboratorial, bem como ao longo da supervisão clínica entre alunos (operadores e auxiliares) e colaboradores docentes e discentes.

Indicadores, Metas e Resultados

Melhoria na capacitação clínica endodòntica dos discentes e dos egressos do curso de Odontologia da Faculdade de Odontologia da UFPel, na área da Endodontia, e melhoria no atendimento clínico endodôntico dos pacientes e da sociedade com maior resolutividade, previsibilidade, acolhimento e humanidade, bem como melhoria no acolhimento de pacientes com demandas endodônticas e injúrias dentais traumáticas por meio de ampliação da qualidade do atendimento prestado e de elevação da produtividade.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ANDRÉ RODRIGUES MORAES
ARTHUR PRETTO MALDANER
BERNARDO FRANCO DA SILVA
BETINA DUTRA LIMA
DANIELE PRADO ASSUMPÇÃO
EDUARDO LUIZ BARBIN6
EDUARDO MAGALHAES DIAS GUIDO BERNARDES
FELIPE BERWALDT ISLABAO
GABRIEL LIMA BRAZ
GABRIEL NUNES VALDUGA
GABRIELLE FERREIRA CARDOSO
HELLEN MONIQUE DA MOTTA
JOAO LUIZ DALMASO
JULIO CESAR EMBOAVA SPANO2
KAMILA PAGEL RAMSON
LAURA DA SILVA FONSECA
LUCIANO RODRIGUES DIAS JUNIOR
MARCELO PEREIRA DA SILVA
MAYANA PERES FURTADO
MICHELE NEUMANN
NADIA DE SOUZA FERREIRA1
NATALI PEREIRA CASSAIS
NATHALIA LEONARSKI CARVALHO
PAULA JESKE DA FONSECA
RAFAELA CORREA MARTINS
RAFAELA DIAS COUTINHO
RAFAELA ZAZYKI DE ALMEIDA
RENATO OLIVEIRA SALDANHA DE ARAUJO

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