Nome do Projeto
Cidades da Fronteira Brasil-Uruguay
Ênfase
Ensino
Data inicial - Data final
01/03/2020 - 31/12/2020
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Sociais Aplicadas
Resumo
Grupo de estudos que se dedica a estudar e preparar material sobre as cidades-gêmeas da fronteira Brasil-Uruguay (Santana do Livramento-Rivera, Quaraí-Artigas, Jaguarão-Rio Branco, Barra do
Quaraí-Bella Union, Chuí-Chuy e Acegua-Acegua), a partir de mapas, cartografias, acervo fotográfico e fílmico, entrevistas, etc; disponíveis no Laboratório de Urbanismo da FAUrb/UFPel.
Objetivo Geral
Integrar as cidades-gêmeas da fronteira Brasil-Uruguay, a partir da produção de material didático acessível para diferentes públicos (acadêmica, escolas, população em geral), afim de levar informações básicas sobre a arquitetura e urbanismo local e regional, dando visualidade aos fenômenos urbanos próprios da contemporaneidade.
Justificativa
O espaço público das cidades na contemporaneidade não esta definido e limitado pelos planos urbanísticos. Em muitas ocasiões são os habitantes da cidade que decidem que espaço vai ser publico e qual não vai ser; que espaço cumprira uma função ou outra. E esses espaços não regulados, espaços anarquistas, onde se produzem atividades que tendem a subverter as leis da economia tradicional, do urbanismo e das relações humanas gerando mudanças importantes, tanto teóricas como praticas, na maneira de pensar e planejar a cidade. Este aspecto informal, longe de ser ocasional, mas sim efêmero, constitui uma regra importante no desenvolvimento de muitas cidades – esses são espaços “para-formais” (GRIS, 2010). Existem países onde aproximadamente 50% da economia e informal e esta gera espaços também informais que, na necessidade urgente, apresentam uma arquitetura e um urbanismo circunstancial em espaços de ecologia descontinua, sem registros, provisória. Estas encruzilhadas humanas onde a atividade e seu entorno geram espaços intermitentes e muitas vezes fugazes nas cidades contemporâneas, são as que se pretende dar visualidade nesse projeto de ensino. A região de fronteira entre Brasil e Uruguai vem sofrendo diretamente com esses movimentos e fluxos próprios da contemporaneidade. Observa-se que as problemáticas são nítidas na fronteira embora os problemas emergentes não sejam propriamente regionais. A fronteira Brasil - Uruguai do sul do estado do Rio Grande do Sul se estende por 985 km desde a tríplice fronteira Brasil-Argentina-Uruguai a oeste ate a foz do Arroio Chuí, ponto extremo Sul do Brasil; No trecho oeste a fronteira e marcada pelo Rio Quaraí, afluente do Rio Uruguai e pelas "Coxilhas de Santana". No trecho mais a leste pelo Rio Jaguarão que desagua na Lagoa Mirim e pela porção sul dessa lagoa ate o Chuí.
Metodologia
A metodologia dessa pesquisa tem como ponto de partida os estudos sobre o caminhar no centro das cidades. O caminhar do errante, aquele que sai sem rumo, não tem um ponto de partida e nem de chegada fixos. Caminha perdido por dentre um território urbano conhecido e ignorado ao mesmo tempo. Ao caminhar esse corpo (usuário, turista, planejador, etc.) cria mapas, deixa marcas e rastros – cartografias urbanas – que podem nos auxiliar a compor um novo universo sobre a cidade na contemporaneidade (DELEUZE, 1995; JEUDY, 2005; JACQUES, 2006). Os procedimentos metodológicos – qualitativos – que traçamos para esta pesquisa se desenvolvem em três planos: teórico, pratico e projetual, assim como o processos esta previsto para acontecer também em três níveis: introdução, desenvolvimento e conclusão, as quais correspondem as metas do projeto.
Os procedimentos dividem-se na prática nas seguintes etapas:
1) organização de material e estudos de referenciais bibliográficos;
2) seminários e palestras de estudos sobre a fronteira;
3) produção de escrita e;
4) reuniões de avaliação.
Os procedimentos dividem-se na prática nas seguintes etapas:
1) organização de material e estudos de referenciais bibliográficos;
2) seminários e palestras de estudos sobre a fronteira;
3) produção de escrita e;
4) reuniões de avaliação.
Indicadores, Metas e Resultados
- organizar e alimentar website (https://wp.ufpel.edu.br/travessias/);
- editar livro sobre as gêmeas da fronteira Brasil-Uruguay;
- propor encontros abertos (palestras, grupos de discussão, etc.) para discutir, ouvir e escrever sobre o sul do Brasil e regiões fronteiriças;
- divulgar os estudos e dados coletados pelos diferentes integrantes do grupo e;
- inserção da temática fronteira no ensino de graduação da UFPel, em diferentes unidades.
- editar livro sobre as gêmeas da fronteira Brasil-Uruguay;
- propor encontros abertos (palestras, grupos de discussão, etc.) para discutir, ouvir e escrever sobre o sul do Brasil e regiões fronteiriças;
- divulgar os estudos e dados coletados pelos diferentes integrantes do grupo e;
- inserção da temática fronteira no ensino de graduação da UFPel, em diferentes unidades.
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
CAROLINA FRASSON SEBALHOS | |||
EDUARDO ROCHA | 5 | ||
HUMBERTO LEVY DE SOUZA | |||
LAÍS DELLINGHAUSEN PORTELA | |||
LUANA PAVAN DETONI | |||
NATÁLIA LOHMANN D'ÁVILA | |||
SHIRLEY TERRA LARA DOS SANTOS | |||
TAÍS BELTRAME DOS SANTOS | |||
VALENTINA MACHADO | |||
VANESSA FORNECK |