Nome do Projeto
OCORRÊNCIA E MALIGNIDADE DE NEOPLASMAS MAMÁRIOS ASSOCIADOS A FATORES DE RISCO EM CADELAS ATENDIDAS NO HOSPITAL DE CLÍNICAS VETERINÁRIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS (HCV-UFPEL)
Ênfase
Pesquisa
Data inicial - Data final
09/01/2020 - 28/02/2020
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Agrárias
Resumo
A forte interação homem animal tem aumentado a longevidade dos pacientes e, em contrapartida, elevado a incidência de doenças crônicas, como os neoplasmas mamários e, em razão disto, seu estudo vem crescendo em relação a outras afecções. Tendo em vista que no Brasil existe uma carência de registros e dados epidemiológicos sobre a incidência de câncer em cães e gatos, objetivou-se traçar um perfil epidemiológico das doenças malignas em animais de companhia. Foi realizado um estudo retrospectivo dos casos de 30 cadelas com neoplasmas mamários atendidas no Hospital de Clínicas Veterinária da Universidade Federal de Pelotas (HCV-UFPel), obtendo-se o resultado de 90 amostras de tumores mamários. Os dados foram analisados estatisticamente associando as variáveis idade, condição corporal, dieta, espaço, contato com fumantes, castração, uso de contraceptivos, alterações reprodutivas e enfermidades prévias com as dependentes malignidade e ocorrência de nódulos, considerando significativos quando P<0,05. Dos fatores de risco avaliados, apenas enfermidades prévias revelaram diferença estatística significativa entre os grupos em relação à malignidade. Entretanto, quando comparados à ocorrência de neoplasmas, p>0,05. Sendo os neoplasmas mamários de causa multifatorial é necessário um acompanhamento periódico com o médico veterinário, permitindo o planejamento e adoção de medidas preventivas e terapêuticas para esta afecção.

Objetivo Geral

Analisar o perfil epidemiológico das cadelas atendidas no Hospital de Clínicas Veterinárias da Universidade Federal de Pelotas (HCV-UFPel), bem como, dos nódulos mamários e relacionar com a ocorrência de neoplasias mamárias e grau de malignidade, realizando concomitantemente diferenciação histológica e análise da frequência de localização dos tumores de mama.

Justificativa

Com as melhorias na qualidade de vida, observa-se um aumento na longevidade dos pacientes. Em contrapartida, há uma elevação na incidência de doenças crônicas, como as neoplasias, as quais correspondem a um dos processos que possuem uma maior interferência na saúde e bem estar dos animais.

Metodologia

Serão utilizadas dados clínicos de cadelas encaminhadas pelos seus respectivos tutores ao atendimento clínico no Hospital de Clínicas Veterinárias-UFPel, com nodulações em cadeias mamárias e indicação, ou não, de procedimento cirúrgico - mastectomia. Os pacientes serão submetidos a exame clínico e laboratorial hematológico, bem como, receberão avaliação de um residente ou preceptor da área de cirurgia de pequenos animais, a fim de avaliar as características das nodulações presentes e a necessidade de intervenção cirúrgica, bem como, o tipo de procedimento a ser realizado.
Para a execução do projeto, o médico veterinário da área de cirurgia responsável pela avaliação do paciente, preencherá uma ficha (Anexo 1) com a colaboração do tutor, com questões relacionadas as informações gerais e reprodutivas, à ocorrência de enfermidades anteriores e à presença de nodulações mamárias e extramamárias.
Os dados referentes às nodulações como tamanho, localização, forma, consistência e presença de ulcerações, inflamação e aderência, serão embasados no laudo histopatológico (Anexo 4) e posteriormente, complementados aos dados inicialmente coletados, sendo esta etapa realizada pela residente responsável pelo projeto.
Os dados serão analisados estatisticamente, revelando a significância dos mesmos frente à ocorrência e grau de malignidade das neoplasias mamárias.

Indicadores, Metas e Resultados

O conhecimento de fatores que influenciam a ocorrência de neoplasias mamárias permite a prevenção desta afecção e consequentemente reduz a incidência da neoplasia na casuística de atendimento clínico e cirúrgico veterinário.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ANA PAULA NEUSCHRANK ALBANO1
BRUNA DOS SANTOS PIRES
CAROLINE JEDE DE MARCO
EDUARDO SANTIAGO VENTURA DE AGUIAR1
FABIO DA SILVA E SILVA1
FABRICIO DE VARGAS ARIGONY BRAGA1
JOSAINE CRISTINA DA SILVA RAPPETI1
JOSEANA DE LIMA ANDRADES
KATIELLEN RIBEIRO DAS NEVES
MARTIELO IVAN GEHRCKE1
PATRICIA SILVA VIVES1
PÂMELA CAYE
RODRIGO FRANCO BASTOS
THOMAS NORMANTON GUIM1

Página gerada em 25/04/2024 13:32:08 (consulta levou 0.211611s)