Nome do Projeto
Transposição didática e o ensino de sociologia
Ênfase
Ensino
Data inicial - Data final
09/03/2020 - 23/10/2027
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Humanas
Resumo
A proposta deste projeto é dar continuidade ao de trabalho de transposição dos clássicos e contemporâneos das ciências sociais que foi implementada no início do primeiro semestre de 2015, da turma de estagio 2. Ampliando, nesta nova edição, para outras disciplinas do curso de ciências sociais licenciatura. A ideia é experimentar com os alunos o trabalho de transpor parte do conteúdo que seria aplicado nas aulas de aplicação do estágio de sociologia no ensino médio. De certo modo, esta proposta dá aos alunos a possibilidade de ampliar, para além do livro didático adotado pela escola, novos materiais didáticos elaborados por toda a turma. Além disso, o trabalho de transposição possibilita a reflexão sobre a adaptação de conceitos e de vocabulários de textos acadêmicos para uma linguagem mais simples, voltada para a realidade do aluno do ensino médio.
Objetivo Geral
Desenvolver com os alunos licenciandos o exercício da transposição didática, utilizando-se dos conteúdos teóricos clássicos e contemporâneos das Ciências Sociais, para que os mesmo incorporem a necessidade dessa ação em sua prática pedagógica cotidiana, fortalecendo a eficácia e eficiência do ensino da Sociologia no Ensino Médio, bem como, a autonomia para realizarem outras transposições a partir dos mais diversos materiais acadêmicos, para a contextualização do ensino em diferentes contextos educativos.
Justificativa
O ensino da Sociologia no Ensino Médio, tem se constituído, muitas vezes, como uma prática metodológica distante das intencionalidades e necessidades dos alunos inseridos nesta instância educativa, justamente por não estar ao alcance desses alunos, tanto quanto ao vocabulário destes, bem como distante da realidade, em cada contexto sociocultural, não indicando a contextualização dos conteúdos de modo a ser motivador para o aprendizado.
Metodologia
O primeiro procedimento metodológico do projeto é iniciar a discussão com os alunos sobre o que é transposição didática, através da apresentação e discussão de textos teóricos e de experiências pedagógicas sobre o tema.
Depois, em um segundo momento, é feita a apresentação da experiência de uma transposição feita pela turma anterior, no qual se discute os conceitos trabalhados no texto, a propriedade da linguagem utilizada, a sua lógica, os exemplos utilizados, e se esses estão dentro da realidade social e cultural dos alunos do ensino médio.
Em um terceiro momento, divide-se a turma em dois ou mais grupos e inicia-se a discussão sobre a escolha do tema/autor das ciências sociais, levando em conta os interesses dos licenciandos e a realidade escolar que estes estão confrontando no estágio de observação e que irão se deparar mais tarde no estágio de regência. A partir desta discussão é feita a divisão da turma por livro escolhido para transposição.
Após a escolha dos textos a serem transpostos, inicia-se o quarto momento, do trabalho em grupo (cooperação), em que cada componente deve fazer a leitura e levantamento conceitual do livro (mapa conceitual), para depois comparar com os demais componentes as leituras conceituais feitas.
A partir do mapa, inicia-se o sexto momento, em grupo, de seleção dos conceitos que formarão a transposição, delimitando assim, se será feita a transposição de todo o livro ou parte dele.
O sétimo momento se faz a partir da construção textual da transposição. São desenvolvidas as questões da linguagem mais apropriada aos anos/etapas do Ensino Médio, características socioculturais dos alunos; os exemplos práticos do conceito trabalhado e o material que será utilizado como ilustração (fotos, charges, etc). Além disso, também são levantados endereços de sites, recomendação de leituras e músicas referente ao tema.
Depois, em um segundo momento, é feita a apresentação da experiência de uma transposição feita pela turma anterior, no qual se discute os conceitos trabalhados no texto, a propriedade da linguagem utilizada, a sua lógica, os exemplos utilizados, e se esses estão dentro da realidade social e cultural dos alunos do ensino médio.
Em um terceiro momento, divide-se a turma em dois ou mais grupos e inicia-se a discussão sobre a escolha do tema/autor das ciências sociais, levando em conta os interesses dos licenciandos e a realidade escolar que estes estão confrontando no estágio de observação e que irão se deparar mais tarde no estágio de regência. A partir desta discussão é feita a divisão da turma por livro escolhido para transposição.
Após a escolha dos textos a serem transpostos, inicia-se o quarto momento, do trabalho em grupo (cooperação), em que cada componente deve fazer a leitura e levantamento conceitual do livro (mapa conceitual), para depois comparar com os demais componentes as leituras conceituais feitas.
A partir do mapa, inicia-se o sexto momento, em grupo, de seleção dos conceitos que formarão a transposição, delimitando assim, se será feita a transposição de todo o livro ou parte dele.
O sétimo momento se faz a partir da construção textual da transposição. São desenvolvidas as questões da linguagem mais apropriada aos anos/etapas do Ensino Médio, características socioculturais dos alunos; os exemplos práticos do conceito trabalhado e o material que será utilizado como ilustração (fotos, charges, etc). Além disso, também são levantados endereços de sites, recomendação de leituras e músicas referente ao tema.
Indicadores, Metas e Resultados
Produção de material pedagógico de maneira sistemática.
Manutenção de um banco de material pedagógico, que possa ser usado pelos alunos do Curso de Ciências Sociais através do site.
Produção de e-book com as transposições mais significativas
Manutenção de um banco de material pedagógico, que possa ser usado pelos alunos do Curso de Ciências Sociais através do site.
Produção de e-book com as transposições mais significativas
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
ALESSANDRA MOTA VARGAS | |||
ALEX CARDOSO DE OLIVEIRA | |||
ALEXSANDRA VILLELA SINNOTT | |||
ALINE CHAGAS DA SILVA | |||
ALINE LUZ DA SILVA | |||
ALINE SOARES ARAUJO | |||
ANA CAROLINE ASSUNÇÃO BLANCO | |||
ANA PAULA ESCOUTO DOS SANTOS | |||
ANALISA ZORZI | 14 | ||
ANDRIELI ZARICHTA NERVIS | |||
ANGELICA SIMONE FAGUNDES DOS SANTOS | |||
ANNA MARIA PRIETSCH WARNK | |||
Atauã Martins Martins | |||
BRUNA MULLET COLARES | |||
BRUNO CARDOSO CABRAL | |||
BÁRBARA WOTTER DUTRA | |||
CAIO MARCELO VIGHI VISCARDI JUNIOR | |||
CAMILA MÜLLER CARDOSO | |||
CARINE PETERS DUTRA | |||
CAROLINA DOS SANTOS CARDOSO | |||
Catiuscia de Paula Munhos | |||
Cleide Maria Gomes Ferreira | |||
DANIELLY JARDIM MILANO | |||
DAUANA SILVA DOS SANTOS | |||
Danielle Borges Lopes | |||
Denise Nunes Pereira | |||
Diego Rabelo Nonato | |||
FABIO ALMEIDA SACCO | |||
FILIPE DIAS FERREIRA DA CRUZ | |||
GABRIEL DE MELLO GONZALEZ | |||
GABRIELE LEITE PEREIRA | |||
GIOVANA LUZ DIAS | |||
GLADEMIR CALDERIPE DE VASCONCELOS | |||
GLADIS MARIA DE MARCOS FURTADO | |||
Guilherme Thiesen Ramos | |||
HELENA PENNING FROMMING | |||
Herison de Carvalho Silva | |||
IRENE MARIA CASTRO DA ROZA | |||
ISABELA FORTUNA DE LIMA | |||
ISADORA PEDREIRA PEREZ DA SILVEIRA | |||
JANICE HELENA OLIVEIRA RIBEIRO REGO | |||
JEAN FERREIRA PERES | |||
JENIFER VENDRUSCULO | |||
JOAO VICTOR GARCIA DUTRA | |||
JOAO YERAB MOURA CARNEIRO | |||
JORDANA FERREIRA RIBEIRO | |||
JOSE FELIPE MARQUES MOTTA | |||
Johan Fonseca Lose | |||
JÉSSICA BORGES DE LEMOS | |||
KALI BREDER E SOUZA | |||
KALITA TAQUES DE BRITO | |||
KATARINA MARTINS FERREIRA | |||
LAVINIE SOUZA FRENZEL | |||
LETICIA FONSECA ALLEND | |||
LILIANE OLIVEIRA DA SILVA | |||
LUADNE AMORIM PORTO DE CASTRO | |||
LUANA FERNANDES RIBEIRO | |||
LUIZA CORREA SOARES | |||
LUIZA MORAIS MARQUES | |||
MANUELA SOARES MACHADO GARCIA | |||
MARCUS VINICIUS SPOLLE | 16 | ||
MARIANA BOSENBECKER DO SACRAMENTO | |||
MARIANA DE LARA BUENO | |||
MARIANY ALEIXO DAMASIO | |||
MARIELLE MENDES SACHARUK | |||
MATHEUS DA ROCHA MARQUES | |||
MATHEUS FERNANDO PARDINHO DE ALMEIDA | |||
MAURICIO BARANANO DE SARAIVA | |||
MAURO CESAR ARAUJO GERI | |||
MICHELLE MÜHLENBERG BOESCHE | |||
MILENA PEDRA DRAWANZ | |||
MILENA RODRIGUES ESTEVÃO | |||
MILENE FLORES GONCALVES | |||
MOIZETE GUERREIRO AMARO | |||
Maitê Santos de Lima | |||
Maria Laura Borges Redü | |||
Mariza Balhego | |||
NEWTON SOARES MOTA | |||
NICOLLE VERGARA DA SILVA | |||
NICOLY VIEIRA SOARES | |||
OSCAR AUGUSTO OLIVEIRA DE ARRUDA | |||
PAULA RIETH DE OLIVEIRA HUF | |||
PEDRO FERREIRA CARVALHO | |||
PEDRO HENRIQUE PEREIRA GOLDBERG | |||
QUÉREN LOBATO LA BANCA | |||
RAFAELA GARCIA GIMENES | |||
RAFAELLA HERMES LEMOS | |||
RAQUEL MENDES RUIZ | |||
RHAYSSA FARIAS CARAMAO | |||
SANDRO LUIS DUARTE MESQUITA | |||
SAVIEL GETTENS DA SILVA | |||
SELTON LUIZ OLIVEIRA DUARTE | |||
SILVANA DE MOURA ULGUIM VIEIRA | |||
TAINÁ CARDOZO DE OLIVEIRA | |||
VALENTINY LUDTKE SEBAJE | |||
VICTORIA RUAS SILVA | |||
Veronick Rezende Silveira | |||
VÍTOR MORAES DOS SANTOS | |||
WANDERLANE DE FARIAS CAETANO | |||
ÁRLESON RENATO LUZ COSTA | |||
ÉRICA PETERS RODRIGUES |