Nome do Projeto
Entreoitavas - Conjunto Instrumental
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
25/03/2020 - 05/10/2021
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Linguística, Letras e Artes
Eixo Temático (Principal - Afim)
Educação / Cultura
Linha de Extensão
Música
Resumo
O Projeto Entreoitavas – Conjunto Instrumental, voltado para de crianças de 7 a 9 anos de idade da comunidade de Pelotas, possibilita experiências que desenvolvem tanto conhecimentos musicais quanto a interação e socialização de seus participantes.
Joly e Joly (2011), ao questionar o que “é uma orquestra como ambiente de ensino e aprendizagem e como se dá, nela, esse diálogo, explica: Ela parece favorecer o desenvolvimento de relações afetivas, de processos criativos, de desenvolvimento da imaginação e da sensibilidade auditiva proporcionando, o tempo todo, um diálogo dos músicos entre si, dos músicos com as regentes, dos músicos com os arranjadores, dos músicos com o público e, finalmente, de cada músico consigo mesmo. (p.81).
Este Projeto, realizado conjuntamente à disciplina de Orientação e Pratica Pedagógico-Musical III do Curso de Música
Licenciatura desta Universidade, possibilita aos acadêmicos realizar observações, planejamentos, ações, experiências pedagógico
musicais, reflexões compartilhadas entre/com professora-acadêmicos-crianças. Esta abordagem permite amalgamar teoria e a
prática. Conforme Diniz (2018) “A formação de professores terá mais sentido se for realizada por dentro ou o mais próximo possível das situações reais que um professor vive a cada dia”. (p.193).
JOLY, Maria Carolina Leme; JOLY, Ilza Zenker Leme. Práticas musicais coletivas: um olhar para a convivência em uma orquestra
comunitária. REVISTA DA ABEM: Londrina, v.19, n.26, 79-91, jul.dez 2011. (pp. 79-91)
DINIZ, Lélia Negrini. Processos de uma experiência de docência: ensinando e aprendendo a ser professor de música. 2018. Tese
(Doutorado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação. Universidade Federal de Pelotas, Faculdade de Educação,
Pelotas, BR-RS, 2018.
Objetivo Geral
Possibilitar às crianças formação musical a partir experiências e práticas em conjunto e
Realizar ações que proporcionem experiências pedagógico-musicais aos acadêmicos.
Realizar ações que proporcionem experiências pedagógico-musicais aos acadêmicos.