Nome do Projeto
Estratégias de Ensino e Aprendizagem na Química do Cotidiano - QuiCo
Ênfase
Ensino
Data inicial - Data final
23/03/2020 - 23/09/2025
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Exatas e da Terra
Resumo
O presente projeto de ensino “Estratégias de ensino e de aprendizagem na Química do Cotidiano - QuiCo”, em parceria já consolidada com projetos de extensão, visa o uso de estratégias que busquem um ensino e uma aprendizagem e aperfeiçoamento de química relacionada diretamente ao cotidiano. Temas de química presentes no cotidiano são estudados de maneira aprofundada e para cada tema é desenvolvida uma oficina com teoria e prática. As ações são desenvolvidas nos espaços da UFPel e em alguns casos em parceria com projetos de extensão em espaços escolares.
O projeto QuiCo também objetiva a aplicabilidade interdisciplinar de conhecimentos através da confecção de material didático teórico e prático e da divulgação de metodologias que possam beneficiar o processo de ensino e aprendizagem.
As ações previstas serão realizadas em conjunto entre os membros colaboradores, seja no ambiente acadêmico ou no ambiente escolar. A partir do fortalecimento do eixo ensino e aprendizagem, fazendo uso de metodologias adequadas, os colaboradores deste projeto objetivam a geração de materiais didáticos (teóricos e práticos) para uso, principalmente, no ambiente escolar, publicações em anais de eventos e em periódicos na área, produção de materiais para o desenvolvimento de trabalhos finais de curso, apresentação de trabalhos em eventos e divulgação de todos os resultados em mídia eletrônica, principalmente no site do Projeto Transfere (projeto de extensão parceiro) (http://projetotransfere.wixsite.com/projetotransefere). Todas as atividades do Projeto QuiCo, bem como os produtos gerados enriquecem em experiência e aprendizado todos os participantes, uma vez que temáticas da química serão estudadas e relacionadas ao cotidiano com o intuito de aprimorar o aprendizado e incentivar o estudo da química, bem como o gosto por ela, seja na Universidade ou na Escola. Este projeto ainda pode possibilitar a abertura de novas linhas de ensino e, ainda, incentivar que alunos do ensino médio venham a estudar química na Universidade, a partir da descoberta e desenvolvimento de habilidades na química a partir de sua aproximação através do estudo de teoria e prática.
Objetivo Geral
Desenvolver e apoiar estratégias voltadas ao aprimoramento de metodologias de ensino que busquem o ensino e a aprendizagem de conteúdos de química relacionados diretamente ao cotidiano dos graduandos e alunos de ensino médio e de ensino fundamental. Estas estratégias estão baseadas no estudo teórico do tema selecionado e preparo de experimentos de química como forma de aplicação e fixação do conteúdo estudado.
Objetivos específicos:
* Proporcionar meios de melhorar o rendimento escolar dos graduandos de química por meio de estudos dirigidos e de associação entre teoria e prática a temas relacionados ao cotidiano, além de tentar diminuir os índices de evasão.
* Proporcionar aos alunos de ensino médio o aprendizado de química através da experimentação, associando conhecimentos do cotidiano à química, além de incentivá-los a cursarem Química na Universidade.
* Estimular o desenvolvimento social e o espírito crítico dos estudantes de graduação e pós-graduação dos cursos de Química da UFPel, o que está de acordo com a missão de instituições de ensino superior pautadas na tríade ensino, pesquisa e extensão.
Objetivos específicos:
* Proporcionar meios de melhorar o rendimento escolar dos graduandos de química por meio de estudos dirigidos e de associação entre teoria e prática a temas relacionados ao cotidiano, além de tentar diminuir os índices de evasão.
* Proporcionar aos alunos de ensino médio o aprendizado de química através da experimentação, associando conhecimentos do cotidiano à química, além de incentivá-los a cursarem Química na Universidade.
* Estimular o desenvolvimento social e o espírito crítico dos estudantes de graduação e pós-graduação dos cursos de Química da UFPel, o que está de acordo com a missão de instituições de ensino superior pautadas na tríade ensino, pesquisa e extensão.
Justificativa
A universidade pública tem um compromisso com os interesses coletivos. Quando se fala em construção do conhecimento, reforça-se a ideia da indissociabilidade entre aprendizagem, pesquisa e extensão. O processo de ensino e de aprendizagem como multidirecional e interativo, vem sendo evidenciado pelos processos de modernização da educação através do desenvolvimento das atividades de uma forma multidirecional e da aceitação da interatividade plena entre os corpos docente e discente, como aspectos indispensáveis à construção desse novo paradigma educacional. (PROJETO PEDAGÓGICO INSTITUCIONAL, UFPel)
O discente precisa desenvolver suas competências em três aspectos: ser (atitudes e valores), saber (conhecimento) e fazer (habilidades). Para isso, é necessário que, tanto na formação básica como na complementar, ocorra a integração do conhecimento e o desenvolvimento de propostas multi e interdisciplinares, dando um significado aos conhecimentos adquiridos. (PROJETO PEDAGÓGICO, QUÍMICA BACHARELADO, QUÍMICA LICENCIATURA, QUÍMICA INDUSTRIAL).
Atualmente vê-se um desinteresse de graduandos para com seus estudos, assim numa tentativa de aproximar a química do cotidiano, isto é, aproximar da realidade do indivíduo, surge este projeto de ensino - QuiCo, que visa o uso de experimentação prática para auxiliar no estudo de conteúdos teóricos, com a confecção e divulgação de materiais didáticos que venham a auxiliar neste processo.
O desenvolvimento do gosto pela química é algo que deve surgir a partir das ações propostas neste projeto, prevendo incentivar e estimular o estudo de temas de química, tentando diminuir a evasão e reprovação nas disciplinas de química.
O discente precisa desenvolver suas competências em três aspectos: ser (atitudes e valores), saber (conhecimento) e fazer (habilidades). Para isso, é necessário que, tanto na formação básica como na complementar, ocorra a integração do conhecimento e o desenvolvimento de propostas multi e interdisciplinares, dando um significado aos conhecimentos adquiridos. (PROJETO PEDAGÓGICO, QUÍMICA BACHARELADO, QUÍMICA LICENCIATURA, QUÍMICA INDUSTRIAL).
Atualmente vê-se um desinteresse de graduandos para com seus estudos, assim numa tentativa de aproximar a química do cotidiano, isto é, aproximar da realidade do indivíduo, surge este projeto de ensino - QuiCo, que visa o uso de experimentação prática para auxiliar no estudo de conteúdos teóricos, com a confecção e divulgação de materiais didáticos que venham a auxiliar neste processo.
O desenvolvimento do gosto pela química é algo que deve surgir a partir das ações propostas neste projeto, prevendo incentivar e estimular o estudo de temas de química, tentando diminuir a evasão e reprovação nas disciplinas de química.
Metodologia
O Projeto QuiCo objetiva o estudo e desenvolvimento de temas de química do cotidiano, associando teoria e experimentação. O alvo são graduandos e pós-graduandos em Química, sendo que as ações prevêem o acompanhamento direto de professores de Universidade. As atividades experimentais podem “despertar o interesse e a motivação pela análise crítica dos resultados, compensando dificuldades frequentemente citadas pelos alunos em relação ao aprendizado de química e reforçando conceitos importantes” (Paloschi; Zeni; Rivero, 1998, p. 36). A experimentação pode facilitar o aprendizado, aproxima o aluno do conteúdo, e ainda o motiva a ter curiosidades, saberes novos, o estimula a pensar, dialogar e se socializar com os demais, argumentar e questionar os resultados. Uma forma de definir a estratégia de ensino e de aprendizagem proposta é fazer uso da palavra oficina. De acordo com Paviani e Fontana (2009) “oficina é uma forma de construir conhecimento, com ênfase na ação, sem perder de vista, porém, a base teórica”. As ações deste projeto podem beneficiar todos os envolvidos pois ao ensinar se aprende, e esse aprendizado pode ser válido, positivo e de grande importância na formação dos indivíduos.
A realização dos experimentos práticos pode levar em consideração o aporte teórico e metodológico dos três momentos pedagógicos: (i) Problematização inicial; (ii) organização do conhecimento; e (iii) aplicação do conhecimento (Delizoicov, 1982; Delizoicov, Angotti e Pernambuco, 2009; Francisco, Ferreira e Hartwig, 2008) na tentativa de fortalecer o eixo ensino e aprendizagem. Assim, o presente projeto enfatiza a importância de considerar, nas práticas desenvolvidas, os aspectos apresentados por Gonçalves e Marques (2006): 'a relação entre atividade experimental e motivação; as condições materiais para o desenvolvimento de atividades experimentais e as características dos conteúdos ensinados por meio dos experimentos.'
A realização dos experimentos práticos pode levar em consideração o aporte teórico e metodológico dos três momentos pedagógicos: (i) Problematização inicial; (ii) organização do conhecimento; e (iii) aplicação do conhecimento (Delizoicov, 1982; Delizoicov, Angotti e Pernambuco, 2009; Francisco, Ferreira e Hartwig, 2008) na tentativa de fortalecer o eixo ensino e aprendizagem. Assim, o presente projeto enfatiza a importância de considerar, nas práticas desenvolvidas, os aspectos apresentados por Gonçalves e Marques (2006): 'a relação entre atividade experimental e motivação; as condições materiais para o desenvolvimento de atividades experimentais e as características dos conteúdos ensinados por meio dos experimentos.'
Indicadores, Metas e Resultados
Neste projeto diferentes metodologias de ensino podem ser empregadas, entre elas as práticas experimentais. As atividades experimentais podem “despertar o interesse e a motivação pela análise crítica dos resultados, compensando dificuldades frequentemente citadas pelos alunos em relação ao aprendizado de química e reforçando conceitos importantes” (Paloschi; Zeni; Rivero, 1998, p. 36). Assim, com o planejamento de atividades de ensino que busquem facilitar o aprendizado de conteúdos teóricos, através de experimentos práticos pela aproximação dos conteúdos de química ao cotidiano do aluno, busca-se uma facilitação na assimilação de novos conhecimentos e o estímulo ao estudo da disciplina de química. Busca-se, também, aprimorar o aprendizado do conteúdo acadêmico, pelo incentivo à qualificação e à formação dos graduandos e pós-graduandos, além de contribuir com a fixação destes na Universidade, tentando diminuir o índice de evasão nos cursos de Química. Já para os alunos da escola (com o auxílio dos projetos parceiros), objetiva-se a união da química ao cotidiano, tentando estimular o estudo destes temas e ao mesmo tempo, tentando estimulá-los aos estudo futuro de Química na Universidade, através do ingresso em cursos de Química.
Além isso, o aperfeiçoamento na formação de alunos críticos e pensantes, seja do ensino médio e fundamental ou de graduação e pós-graduação em química será proporcionado, principalmente em relação à análise entre a prática de hoje e de ontem, no sentido de melhorar a próxima prática, de acordo com Freire (2013).
Com este projeto, espera-se o estímulo à tríade ensino, pesquisa e extensão, oportunizando a formação dos graduandos e pós-graduandos, em vários níveis, dentro de uma universidade democrática. Todos os resultados obtidos serão amplamente divulgados em mídia eletrônica, em apresentações em eventos na área, bem como publicações de resumos, trabalhos e artigos.
O projeto será acompanhado em todos os seus detalhes pelo coordenador e demais professores colaboradores.
Nas reuniões semanais, entre os membros da equipe executora, para preparo das atividades e discussão de temas relacionados ao projeto, os graduandos serão constantemente avaliados em relação à participação, empenho, interesse pelas atividades, sugestão de atividades e temas, e resultados obtidos nas tarefas distribuídas pelos professores colaboradores e coordenadora do projeto. A discussão das avaliações será feita com o intuito de aprimorar o perfil formador e educador do projeto, para que suas atividades possam ser aprimoradas.
Principais indicadores a serem avaliados referentes às ações do Projeto de ensino:
* Abrangência das atividades realizadas e interesse dos graduandos, pós-graduandos e alunos da escola pelo tema abordado em referência à química do cotidiano
* Avaliação crítica e criteriosa dos materiais teóricos, áudio-visuais e panfletos temáticos, bem como dos materiais experimentais produzidos
* Interação dos alunos e discentes entre si e com os docentes e professores
* Discussão dos resultados obtidos no eixo ensino e aprendizagem
* Projeções futuras de aprimoramento das ações a partir das avaliações feitas
* Avaliação das potencialidades de crescimento do projeto
* Avaliação da sistemática aplicada na emissão das informações e na divulgação da produção gerada
Aos graduandos e pós-graduandos envolvidos será disponibilizado um questionário, a exemplo:
1) Como foi a elaboração e concretização de cada ação planejada?
2) Quais foram os conhecimentos e habilidades adquiridos?
3) Que experiências você traz para sua vida acadêmica e como futuro profissional? Você obteve benefícios ao seu processo de aprendizagem?
4) De que maneira você contribui para o processo de ensino e de aprendizagem de terceiros?
5) Você acha que o projeto QuiCo trouxe benefícios para o curso de graduação ou pós-graduação ao qual está inserido? Quais?
Além isso, o aperfeiçoamento na formação de alunos críticos e pensantes, seja do ensino médio e fundamental ou de graduação e pós-graduação em química será proporcionado, principalmente em relação à análise entre a prática de hoje e de ontem, no sentido de melhorar a próxima prática, de acordo com Freire (2013).
Com este projeto, espera-se o estímulo à tríade ensino, pesquisa e extensão, oportunizando a formação dos graduandos e pós-graduandos, em vários níveis, dentro de uma universidade democrática. Todos os resultados obtidos serão amplamente divulgados em mídia eletrônica, em apresentações em eventos na área, bem como publicações de resumos, trabalhos e artigos.
O projeto será acompanhado em todos os seus detalhes pelo coordenador e demais professores colaboradores.
Nas reuniões semanais, entre os membros da equipe executora, para preparo das atividades e discussão de temas relacionados ao projeto, os graduandos serão constantemente avaliados em relação à participação, empenho, interesse pelas atividades, sugestão de atividades e temas, e resultados obtidos nas tarefas distribuídas pelos professores colaboradores e coordenadora do projeto. A discussão das avaliações será feita com o intuito de aprimorar o perfil formador e educador do projeto, para que suas atividades possam ser aprimoradas.
Principais indicadores a serem avaliados referentes às ações do Projeto de ensino:
* Abrangência das atividades realizadas e interesse dos graduandos, pós-graduandos e alunos da escola pelo tema abordado em referência à química do cotidiano
* Avaliação crítica e criteriosa dos materiais teóricos, áudio-visuais e panfletos temáticos, bem como dos materiais experimentais produzidos
* Interação dos alunos e discentes entre si e com os docentes e professores
* Discussão dos resultados obtidos no eixo ensino e aprendizagem
* Projeções futuras de aprimoramento das ações a partir das avaliações feitas
* Avaliação das potencialidades de crescimento do projeto
* Avaliação da sistemática aplicada na emissão das informações e na divulgação da produção gerada
Aos graduandos e pós-graduandos envolvidos será disponibilizado um questionário, a exemplo:
1) Como foi a elaboração e concretização de cada ação planejada?
2) Quais foram os conhecimentos e habilidades adquiridos?
3) Que experiências você traz para sua vida acadêmica e como futuro profissional? Você obteve benefícios ao seu processo de aprendizagem?
4) De que maneira você contribui para o processo de ensino e de aprendizagem de terceiros?
5) Você acha que o projeto QuiCo trouxe benefícios para o curso de graduação ou pós-graduação ao qual está inserido? Quais?
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
ADRIANE MEDEIROS NUNES | 1 | ||
ALESSANDRO CURY SOARES | 1 | ||
ALINE JOANA ROLINA WOHLMUTH ALVES DOS SANTOS | 11 | ||
AMANDA BATISTA AGUIAR | |||
ANA LUIZA BARBOZA MERLIN | |||
CHARLENE BARBOSA DE PAULA | |||
CHARLENE BARBOSA DE PAULA | |||
EDUARDA VIEIRA DE SOUZA | |||
GABRIEL DE SOUZA MARQUES | |||
GUILHERME BRAHM DOS SANTOS | |||
INGRID DUTRA DE AVILA | |||
ISABELLE FERNANDES DOS PASSOS | |||
JOÃO VICTOR MOREIRA MOTA | |||
JULIANA BELANI | |||
JÚLIA COLLARES DOS SANTOS | |||
LEANDRO LEITE CARDOSO | |||
LETÍCIA LEAL MOREIRA | |||
Laura da Silva Bardini | |||
MARIA EDUARDA BATISTA TEIXEIRA | |||
MARIA EDUARDA LOPES GOMES | |||
MILENE VELASQUES RAMOS | |||
SUZANA ROSA DE SOUZA | |||
VITÓRIA SCHIAVON DA SILVA | |||
WILHELM MARTIN WALLAU | 3 |