Nome do Projeto
Projeto de Extensão de reabilitação de dentes tratados endodonticamente - PRODENTE
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
03/02/2020 - 23/12/2022
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências da Saúde
Eixo Temático (Principal - Afim)
Saúde / Saúde
Linha de Extensão
Saúde humana
Resumo
O tratamento endodôntico é um procedimento odontológico bastante incidente na população de Pelotas. Após a realização deste procedimento, muitas vezes é necessária a restauração do dente utilizando-se pino e coroa ou resina composta. Adicionalmente, quando um dente possui grande perda de estrutura dentária, muitas vezes não é possível realizar tal tratamento, sendo indicado o tratamento com implantes osteointegrados, Desta forma, o projeto busca realizar junto à comunidade atendimento odontológico considerando-se o exposto e, adicionalmente, levar ao discente do curso de Odontologia vivência clínica e discussão de casos clínicos destes casos. Neste contexto, ressalta-se o desenvolvimento de pesquisas junto ao projeto, para geração de novo conhecimento.

Objetivo Geral

O objetivo geral do projeto é o tratamento odontológico nas áreas de endodontia, prótese e implantodontia junto à comunidade, e o ensino e a pesquisa junto aos discentes.

Justificativa

Justifica-se o projeto considerando-se a grande demanda da comunidade por estes tratamentos e a geração de novo conhecimento para os discentes, além de resultados de pesquisa que imputam diretamente nas decisões de tratamento tomadas. Ressalta-se que o projeto iniciou-se em 2009, estando em seu 12o ano.

Metodologia

Os pacientes são encaminhados pelas UBS da cidade e pelo setor de triagem da Unidade. Os alunos são selecionados através de Editais específicos junto à Unidade. Os atendimentos são realizados durante a clínica, sempre às terças-feiras no período da noite, sendo os paciente recamados anualmente para reavaliação e acompanhamento. Todos os pacientes recebem tratamento integral, ou seja, mesmo que o projeto tenha como foco tratamento endodôntico e profético, todas as outras necessidades são consideradas.
Ainda, são realizados workshops e palestras junto aos discentes dentro da temática.

Indicadores, Metas e Resultados

Espera-se atingir ao redor de 25 atendimentos semanais junto aos pacientes, considerando-se o número de vagas existentes. Ainda, a produção científica anual caracteriza-se pela publicação de artigos em revistas de alto fator de impacto dos docentes e dos discentes de IC, mestrado e doutorado envolvidos.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ANA LUIZA CARDOSO PIRES
BERNARDO FRANCO DA SILVA
BRUNA MUHLINBERG VETROMILLA
CAMILA RAUBACH DIAS
CAROLINA CLASEN VIEIRA
DAHLIN AMARAL LIMA
FELIPE DE ARAUJO SENSEVER
FERNANDA GERALDO PAPPEN7
GIANA DA SILVEIRA LIMA7
GUILHERME DA LUZ SILVA
LAURA BARRETO MORENO
LAYLLA GALDINO DOS SANTOS
MAXIMILIANO SERGIO CENCI5
RENATA ULIANA POSSER
TATIANA PEREIRA CENCI10
VICTÓRIO POLETTO NETO
VÍTOR DE OLIVEIRA MORELLI

Página gerada em 29/03/2024 09:36:17 (consulta levou 0.363306s)