Nome do Projeto
Elaboração material prático para o ensino de Geotecnologias
Ênfase
Ensino
Data inicial - Data final
02/03/2020 - 02/03/2022
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Exatas e da Terra
Resumo
Elaboração de material prático na área de Geotecnologias aplicadas aos recursos hídricos de forma a atualizar o conteúdo programático e aumentar o interesse e o desempenho dos alunos nas disciplinas relacionadas às Geotecnologias do curso de Engenharia Hídrica.

Objetivo Geral

Esse projeto visa aumentar o interesse (assiduidade) e desempenho (qualidade) dos alunos nas seguintes disciplinas do curso de Engenharia Hídrica: Geotecnologias aplicadas aos recursos hídricos; Aplicação de Sistemas de Informações Geográficas (SIG) na Engenharia Hídrica; Elementos de Engenharia cartográfica; e Gráfica Computacional. Para isso serão elaborados tutorias e exercícios práticos aplicados aos recursos hídricos

Ações:
- Elaboração de tutoriais passo a passo em ambiente SIG.
- Elaboração de apostilas e exercícios de topografia e geodésia.

Justificativa

As Geotecnologias, como uso de imagens de satélites, drones, GPS, geoprocessamento, são aplicadas, praticamente, em todas as áreas da Engenharia Hídrica (hidrologia, hidrodinâmica, limnologia etc) e faz parte da carga profissionalizante do curso. Além disso, os rápidos avanços tecnológicos exigem a constante atualização, tanto do conteúdo teórico como do prático. Portanto, esse projeto se justifica pela necessidade de elaborar execício/tutoriais atualizados e aplicados aos recursos hídricos para aumentar o interesse e o desempenho dos alunos nessa área que interage com todas as demais áreas do curso e desenvolve habilidades fundamentais para a atuação do engenheiro hídrico.

Metodologia

Serão elaboradas apostilas, tutoriais e exercícios focados em recursos hídricos. Essas atividades terão como referência as aulas teóricas e serão, de forma geral, individuais, e aplicadas semanalmente.

Os tutoriais serão sequenciais e progressivos, ou seja, as ferramentas e conteúdos desenvolvidos no primeiro tutorial serão utilizadas no seguinte e assim por diante, para que ao final da disciplina os alunos possam desenvolver um trabalho completo, em forma de projeto.

Pretendo envolver alunos de graduação para elaboração desses materiais práticos.

Indicadores, Metas e Resultados

A meta é observar um aumento do interesse (assiduidade) e desempenho (qualidade) dos alunos nas disciplinas. A vantagem da metodologia proposta de elaborar exercícios e tutoriais semanais permite uma avaliação constante dos alunos. Assim, será possível avaliar se houve esse aumento esperado em relação ao ano anterior (2019), por exemplo.

Os principais indicadores serão a porcentagem de alunos que completam os tutoriais/exercícios (indicador quantitativo) e o desempenho deles (indicador qualitativo).

Como resultados espera-se que, além do aumento do interesse e desempenho, os alunos realmente se apropriem dos conhecimentos teóricos e habilidades práticas para utilizá-los, não só nas demais disciplinas do curso, como em suas atuações profissionais.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
AMANDA MARQUES QUEIROGA
EDGAR RAMALHO SANTOS
FELIPE DE LUCIA LOBO4
JULIANO VASCONCELLOS SINOTTI
TAYLOR CAVALHEIRO PALÁCIOS

Página gerada em 26/04/2024 01:07:04 (consulta levou 0.127616s)