Nome do Projeto
Desenho Aplicado à Engenharia
Ênfase
Ensino
Data inicial - Data final
14/04/2020 - 30/06/2022
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Engenharias
Resumo
Este projeto visa a formação de um grupo de estudos para a contextualização das disciplinas de Geometria Descritiva, Desenho Técnico e Computação Gráfica ofertadas aos cursos de engenharia. As disciplinas de representação gráfica pertencem à grade curricular de 100% dos cursos do Centro de Engenharias. Historicamente, as disciplinas de desenho tem um alto índice de reprovação e evasão, muito em decorrência da alta densidade de conteúdos e da grande quantidade de alunos ingressantes a cada semestre. Como as disciplinas são base dos cursos de engenharia e as turmas são grandes, observa-se a importância de tornar os assuntos de representação gráfica de forma interdisciplinar e contextualizado com aplicações na área, pois dessa forma possibilitará um despertar dos alunos na disciplina. Podemos considerar que os conteúdos iniciais são, muitas vezes, expostos de uma forma abstrata, o que desmotiva o aluno, pois é necessário que os conteúdos sejam inseridos na área, ainda mais, considerando a falta de base no ensino médio, o projeto visa promover um suporte aos alunos através de ferramentas que complementem a formação do aluno na disciplina e no próprio curso.
Objetivo Geral
Auxiliar os alunos matriculados em cursos de Engenharia na resolução de problemas geométricos e gráficos, tanto de forma manual quanto de forma computacional.
Auxiliar o docente na preparação de material didático: exercícios, maquetes, roteiros para resolução de problemas.
Contextualizar as disciplinas de representação gráfica com disciplinas de cálculo, álgebra linear e geometria analítica.
Possibilitar a compreensão do espaço tridimensional através de ferramentas computacionais na resolução de problemas bidimensionais.
Complementar conteúdos desenvolvidos em sala de aula.
Proporcionar conhecimentos de prototipagem 3D.
Auxiliar o docente na preparação de material didático: exercícios, maquetes, roteiros para resolução de problemas.
Contextualizar as disciplinas de representação gráfica com disciplinas de cálculo, álgebra linear e geometria analítica.
Possibilitar a compreensão do espaço tridimensional através de ferramentas computacionais na resolução de problemas bidimensionais.
Complementar conteúdos desenvolvidos em sala de aula.
Proporcionar conhecimentos de prototipagem 3D.