Nome do Projeto
Desenho Aplicado à Engenharia
Ênfase
Ensino
Data inicial - Data final
14/04/2020 - 30/06/2022
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Engenharias
Resumo
Este projeto visa a formação de um grupo de estudos para a contextualização das disciplinas de Geometria Descritiva, Desenho Técnico e Computação Gráfica ofertadas aos cursos de engenharia. As disciplinas de representação gráfica pertencem à grade curricular de 100% dos cursos do Centro de Engenharias. Historicamente, as disciplinas de desenho tem um alto índice de reprovação e evasão, muito em decorrência da alta densidade de conteúdos e da grande quantidade de alunos ingressantes a cada semestre. Como as disciplinas são base dos cursos de engenharia e as turmas são grandes, observa-se a importância de tornar os assuntos de representação gráfica de forma interdisciplinar e contextualizado com aplicações na área, pois dessa forma possibilitará um despertar dos alunos na disciplina. Podemos considerar que os conteúdos iniciais são, muitas vezes, expostos de uma forma abstrata, o que desmotiva o aluno, pois é necessário que os conteúdos sejam inseridos na área, ainda mais, considerando a falta de base no ensino médio, o projeto visa promover um suporte aos alunos através de ferramentas que complementem a formação do aluno na disciplina e no próprio curso.

Objetivo Geral

Auxiliar os alunos matriculados em cursos de Engenharia na resolução de problemas geométricos e gráficos, tanto de forma manual quanto de forma computacional.
Auxiliar o docente na preparação de material didático: exercícios, maquetes, roteiros para resolução de problemas.
Contextualizar as disciplinas de representação gráfica com disciplinas de cálculo, álgebra linear e geometria analítica.
Possibilitar a compreensão do espaço tridimensional através de ferramentas computacionais na resolução de problemas bidimensionais.
Complementar conteúdos desenvolvidos em sala de aula.
Proporcionar conhecimentos de prototipagem 3D.

Justificativa

As disciplinas de Geometria Descritiva, Desenho Técnico e Computação Gráfica são disciplinas ofertadas a todos os cursos de engenharia, e fazem parte da fase inicial da grade curricular. Dentro deste contexto é fundamental que as disciplinas venham despertar interesse dos alunos através da contextualização prática, afim de, evitar altos índices de reprovação e evasão. O aprendizado de ferramentas complementares, como a utilização de softwares para a modelagem e prototipagem, oportunizam a inserção do acadêmico no mercado de trabalho de forma imediata durante sua trajetória acadêmica.

Metodologia

Serão realizadas reuniões semanais entre os coordenadores do projeto e os bolsistas e reuniões mensais entre os professores das disciplinas de Geometria Descritiva, Desenho Técnico e Computação Gráfica e os alunos voluntários e/ou bolsistas, afim de, orientar as atividades de preparação de material didático. Durante as reuniões serão apresentados vídeos demonstrativos que auxiliem os alunos na elaboração de maquetes, serão disponibilizados cadernos de exercícios com gabarito para que possam ser utilizados na elaboração de exercícios complementares.
Serão elaborados exercícios que possam solucionar problemas analíticos de forma gráfica permitindo a integração de conteúdos de cálculo, álgebra linear e geometria analítica com os conteúdos de geometria descritiva, desenho técnico e representação gráfica.
Durante as reuniões semanais serão definidos quais os softwares serão utilizados durante o curso de Desenho Instrumental Computacional e a preparação do material diatático.
No curso de Fundamentos da programação na prototipagem utilizando a impressora 3D, um aluno colaborador do projeto auxiliara o Docente ministrante na preparação do material didático, bem como, na divulgação e nas inscrição para o curso. Durante o curso o aluno colaborador e professor colaborador serão responsáveis pelo instrumental necessário para o andamento do curso.

Indicadores, Metas e Resultados

Este projeto visa proporcionar aos alunos maior capacidade de percepção tridimensional, possibilitando a abstração de informações do mundo físico para a elaboração de soluções de projetos no decorrer do curso de graduação.
Espera-se que o resultado gerado de forma imediata será a diminuição da evasão pois, a através das apostilas será possível, um maior interesse por parte dos alunos nos assuntos ministrados, em função da padronização dos conteúdos.
A participação do alunos nos cursos ofertados permitirá o conhecimento de diferentes ferramentas da área de representação gráfica que possibilitará uma formação complementar, auxiliando a inserção dos mesmos no mercado de trabalho.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ABIU VIEIRA GARCIA
ANA PAULA PEREIRA DAVILA
ANGELA PETRUCCI VASCONCELOS13
CAMILA FREITAS DA ROCHA
CHEINER STURBELLE SCHIAVON
EDUARDO WALKER23
EMANUELE MORALES RHODEN
EVANDRO HÜBNER BUBOLZ
GIUSEPE STEFANELLO10
GUILHERME DE MOURA MEIATTO
HENRIQUE MENEGONI BRUNO SCHWARTZ
ISABEL CORDEIRO BORGES
ISABELA FERNANDES ANDRADE3
JEFERSON PERES GOMES
JOAO GUILHERME TREVISAN SPAGNOLLO
JONATHAN AIRES IACKS4
JOSHUA ZAMBRANO
JULIANA DO AMARAL MARTINS GRIMMLER2
LIVIA ROSA DO NASCIMENTO
LÓREN FERREIRA DA CRUZ
MARCELO DOS SANTOS MULLET
MARCIO ALEXANDRE ANTUNES REINEHR
MARIVAN DA SILVA PINHO13
MATHEUS DA COSTA SCHWANTZ
NATALY IANE ANJOS OLIVEIRA
RAQUEL DA ROSA NUNES
ROGER TOSCAN SPAGNOLO11
SHAIANE DE LIMA DIAS
TIAGO FERREIRA MACHADO
VITORIA COSTA TRINDADE
WESLEY REINOSO
WILLIAN BOTTIN PAGNONCELLI
YULE SILVEIRA CARDOSO

Página gerada em 28/03/2024 10:05:41 (atualização a cada 5 minutos)