Nome do Projeto
Mídias Digitais de Apoio as disciplinas PAC e PMR
Ênfase
Ensino
Data inicial - Data final
11/03/2020 - 30/12/2022
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Engenharias
Resumo
A proposta está direcionada a estruturação de material didático de apoio a disciplina Produtos de Adesão e Colagem (PAC) e Painéis de Madeira Reconstituída (PMR), bem como fornecer a comunidade em geral acesso a bibliografia. Além de propiciar o uso de ideias diferenciadas para o desenvolvimento e maior atratividade no ensino aprendizagem. Em consonância com o Projeto Político Pedagógico do Curso de Engenharia Industrial Madeireira - PPPCEIM.

Objetivo Geral

Elaborar material técnico-científico, em forma de apostila digital e vídeos didáticos, para as disciplinas Produtos de Adesão e Colagem (PAC), Painéis de Madeira Reconstituída (PMR) e comunidade em geral.

Justificativa

A madeira é utilizada para as mais variadas finalidades, desde confecção de mobiliário até majestosas estruturas utilizadas na construção civil. Esta versatilidade de uso se deve a diversidade de espécies de madeiras existentes, as suas propriedades físico-mecânicas, isolantes e a sua estética diferenciada. Contudo, a madeira também apresenta algumas desvantagens para seu uso, podendo-se destacar sua limitação em relação ao diâmetro e comprimento da tora que fornecerá madeira serrada para as mais diversas finalidades. Desta maneira, o uso de adesivos e a possibilidade de reconstituição da madeira permitem um maior aproveitamento de peças que anteriormente seriam descartadas como resíduo. As disciplinas de Produtos de Adesão e Colagem - PAC e Painéis de Madeira Reconstituída - PMR tem por objetivo propiciar aos acadêmicos conhecimentos sobre os produtos de madeira obtidos por meio do processo de colagem da madeira sólida e reconstituição da madeira através do profundo conhecimento dos mecanismos de adesão e da química envolvida nos diferentes tipos de adesivos utilizados nestes processos. Neste sentido, a proposta de elaboração de uma apostila que congrega conteúdo relacionado a este assunto será uma importante contribuição, tanto para os acadêmicos da disciplina como para comunidade do setor madeireiro (marcenarias, carpintarias, indústrias de painéis, produção de molduras ...). Esta proposta torna-se mais relevante se for considerada a escassez de material bibliográfico em língua portuguesa sobre este tema abordando as particularidades do processo de colagem em madeiras sólidas e reconstituída. Bem como a motivação dos acadêmicos por meio da elaboração de tecnologia diferenciada através de vídeos didáticos sobre temas diversos relacionados a colagem e reconstituição da madeira. Iniciativa necessária a um curso que apresenta elevada evasão e retenção dos acadêmicos.

Metodologia

A apostila, que está em andamento, será organizada a partir de uma revisão de literatura, considerando livros, artigos científicos e demais publicações nacionais e internacionais que abordam este tema. Além da experiência prática e acadêmica do professor envolvido no projeto. A formatação do texto seguirá as normas vigentes da ABNT na UFPel. A editoração e projeto gráfico do texto final será realizado por profissionais da área.

Os vídeos didáticos serão desenvolvidos com auxílio de câmera digital e editados por meio de software de acesso livre com duração máxima de 5 minutos. Esse ano os vídeos que foram elaborados no ano de 2019 serão testados e aprimorados na disciplina PAC que será ofertada no 1° semestre de 2020.

Indicadores, Metas e Resultados

Como resultados e impactos almeja-se o desenvolvimento de um material de qualidade que atenda as necessidades do meio acadêmico e setor madeireiro.

Prévia do Sumário da apostila:Teoria da adesão; Influência das características da madeira sobre a colagem; Tipos de adesivos e classificação de uso; Metodologia de colagem; Madeira reconstituída; Colagem de madeira sólida; Preservação e colagem.

Por meio dos vídeos estima-se um maior envolvimento da comunidade acadêmica com relação ao conhecimento acerca dos processos industriais de colagem e da comunidade de modo geral.

As ações citadas devem também propiciar uma maior visibilidade ao curso de Engenharia Industrial Madeireira da UFPel com previsão de redução da evasão.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
CINTIA BOLDT SOUZA2
ERIKA DA SILVA FERREIRA2
MATEUS FISS TIMM
NATHALIA FARIAS GOMES
PEDRO HENRIQUE DE MORAES KOLTON
VINICIUS REIS VASQUES1

Página gerada em 18/04/2024 16:18:45 (consulta levou 0.150410s)