Nome do Projeto
Brincando de Ginástica
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
02/03/2020 - 30/12/2020
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Humanas
Eixo Temático (Principal - Afim)
Educação / Saúde
Linha de Extensão
Esporte e lazer
Resumo
O projeto Brincando de Ginástica objetiva a participação de crianças em idade escolar na prática e aproximação com o movimentos acrobáticos. A partir disso temos como intuito propor a vivência de movimentos gímnicos elementares para o desenvolvimento motor e coordenativos com atividades recreativas e lúdicas.

Objetivo Geral

-Proporcionar atividades lúdicas e recreativas de Ginástica para crianças em idade escolar;
-Desenvolver a motricidade utilizando aparelhos móveis e fixos da Ginástica;
- Promover atividades de estímulo para a prática saudável de atividades físicas;
- Motivar crianças à estimulação de movimentos gímnicos corporais e artísticos

Justificativa

Os cursos de Bacharel e Licenciatura em Educação Física desenvolvidos na ESEF/UFPEL têm entre seus objetivos formar profissionais que deverão atuar nas dimensões (educacionais, de rendimento, de saúde e de lazer) . Nestes cursos, as características extensionistas, de natureza educativa, cultural, científica ou técnica, são executadas sob a forma de projetos voltados a questões relevantes da sociedade. Desta forma para o ensino da Ginástica será necessário o envolvimento da comunidade acadêmica.
Essa modalidade justifica-se ainda pela ricas contribuições que pode trazer para o desenvolvimento das crianças em vários contexto, pois a atividade Ginástica tem caráter formativo com finalidade de desenvolver as habilidades motoras e tem caráter competitivo cuja finalidade é desenvolver as habilidades específicas com alta precisão técnica e que atenda ao grau de exigência do código de pontuação, ou seja, as regras da modalidade (NUNOMURA; CARRARA; CARBINATTO, 2010)

Metodologia

As atividades serão oferecidas através de atividades práticas, com dois grupos de crianças de 06 a 08 anos de idade; e outro grupo com crianças de 09 a 10 anos de idade. Os horários serão distribuídos em encontros de 3 horas, com dois encontros semanais, envolvendo 3 turmas distintas.
Além destas atividades, que serão distribuídas no horário vespertino nas segundas e quartas-feiras, será realizado encontros pedagógicos que terão carga horária para a organização e planejamento das atividades, envolvendo o coordenador, colaboradores e os voluntários, assim como atividades
de avaliação, envolvendo 4 horas semanais.

Indicadores, Metas e Resultados

A procura do desenvolvimento de uma metodologia de ensino específica para a Ginástica faz com que as atividades desenvolvidas contribuam com o processo de ensino-aprendizagem tanto dos acadêmicos quanto das crianças participantes deste projeto.
Através da ordenação dos níveis de dificuldade, temos como intuito facilitar o processo de aprendizagem dos exercícios da Ginástica para as crianças.
O projeto, além de propiciar às crianças a aprendizagem técnica da Ginástica, também tem como meta oferecer o lado lúdico, através dos jogos educativos que são trabalhados neste contexto, oferecendo, assim, um ambiente favorável e adequado, relevante à realização de estudos metodológicos sobre o ensino da Ginástica.
Assim sendo, o projeto de extensão auxiliará na formação de indivíduos integrados à sociedade, para melhoria da qualidade do ensino da Ginástica e na formação de futuros profissionais que contribuirão para o contexto educacional. Aliado a tudo isso se tem como meta a publicação de ensaios e artigos científicos que possam estar conectados com a pesquisa e ensino.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ANA PAULA DIAS DE SOUZA
ANDRIZE RAMIRES COSTA5
BRUNO SOUZA DIAS
EDUARDA VESFAL DUTRA
GIULIA SPECHT BITENCOURT
INGRID STAINKI DE SÁ
JENNEFER GHAM DA SILVA
JULIANA DIEL DE ARRUDA
KARLA PRUDENTE MOSQUEIRA
LUCAS VARGAS BOZZATO
Paulo Ricardo Barros Borges

Página gerada em 28/03/2024 18:17:26 (consulta levou 0.144698s)