Nome do Projeto
Brincando de Ginástica
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
02/03/2020 - 30/12/2020
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Humanas
Eixo Temático (Principal - Afim)
Educação / Saúde
Linha de Extensão
Esporte e lazer
Resumo
O projeto Brincando de Ginástica objetiva a participação de crianças em idade escolar na prática e aproximação com o movimentos acrobáticos. A partir disso temos como intuito propor a vivência de movimentos gímnicos elementares para o desenvolvimento motor e coordenativos com atividades recreativas e lúdicas.
Objetivo Geral
-Proporcionar atividades lúdicas e recreativas de Ginástica para crianças em idade escolar;
-Desenvolver a motricidade utilizando aparelhos móveis e fixos da Ginástica;
- Promover atividades de estímulo para a prática saudável de atividades físicas;
- Motivar crianças à estimulação de movimentos gímnicos corporais e artísticos
-Desenvolver a motricidade utilizando aparelhos móveis e fixos da Ginástica;
- Promover atividades de estímulo para a prática saudável de atividades físicas;
- Motivar crianças à estimulação de movimentos gímnicos corporais e artísticos
Justificativa
Os cursos de Bacharel e Licenciatura em Educação Física desenvolvidos na ESEF/UFPEL têm entre seus objetivos formar profissionais que deverão atuar nas dimensões (educacionais, de rendimento, de saúde e de lazer) . Nestes cursos, as características extensionistas, de natureza educativa, cultural, científica ou técnica, são executadas sob a forma de projetos voltados a questões relevantes da sociedade. Desta forma para o ensino da Ginástica será necessário o envolvimento da comunidade acadêmica.
Essa modalidade justifica-se ainda pela ricas contribuições que pode trazer para o desenvolvimento das crianças em vários contexto, pois a atividade Ginástica tem caráter formativo com finalidade de desenvolver as habilidades motoras e tem caráter competitivo cuja finalidade é desenvolver as habilidades específicas com alta precisão técnica e que atenda ao grau de exigência do código de pontuação, ou seja, as regras da modalidade (NUNOMURA; CARRARA; CARBINATTO, 2010)
Essa modalidade justifica-se ainda pela ricas contribuições que pode trazer para o desenvolvimento das crianças em vários contexto, pois a atividade Ginástica tem caráter formativo com finalidade de desenvolver as habilidades motoras e tem caráter competitivo cuja finalidade é desenvolver as habilidades específicas com alta precisão técnica e que atenda ao grau de exigência do código de pontuação, ou seja, as regras da modalidade (NUNOMURA; CARRARA; CARBINATTO, 2010)
Metodologia
As atividades serão oferecidas através de atividades práticas, com dois grupos de crianças de 06 a 08 anos de idade; e outro grupo com crianças de 09 a 10 anos de idade. Os horários serão distribuídos em encontros de 3 horas, com dois encontros semanais, envolvendo 3 turmas distintas.
Além destas atividades, que serão distribuídas no horário vespertino nas segundas e quartas-feiras, será realizado encontros pedagógicos que terão carga horária para a organização e planejamento das atividades, envolvendo o coordenador, colaboradores e os voluntários, assim como atividades
de avaliação, envolvendo 4 horas semanais.
Além destas atividades, que serão distribuídas no horário vespertino nas segundas e quartas-feiras, será realizado encontros pedagógicos que terão carga horária para a organização e planejamento das atividades, envolvendo o coordenador, colaboradores e os voluntários, assim como atividades
de avaliação, envolvendo 4 horas semanais.
Indicadores, Metas e Resultados
A procura do desenvolvimento de uma metodologia de ensino específica para a Ginástica faz com que as atividades desenvolvidas contribuam com o processo de ensino-aprendizagem tanto dos acadêmicos quanto das crianças participantes deste projeto.
Através da ordenação dos níveis de dificuldade, temos como intuito facilitar o processo de aprendizagem dos exercícios da Ginástica para as crianças.
O projeto, além de propiciar às crianças a aprendizagem técnica da Ginástica, também tem como meta oferecer o lado lúdico, através dos jogos educativos que são trabalhados neste contexto, oferecendo, assim, um ambiente favorável e adequado, relevante à realização de estudos metodológicos sobre o ensino da Ginástica.
Assim sendo, o projeto de extensão auxiliará na formação de indivíduos integrados à sociedade, para melhoria da qualidade do ensino da Ginástica e na formação de futuros profissionais que contribuirão para o contexto educacional. Aliado a tudo isso se tem como meta a publicação de ensaios e artigos científicos que possam estar conectados com a pesquisa e ensino.
Através da ordenação dos níveis de dificuldade, temos como intuito facilitar o processo de aprendizagem dos exercícios da Ginástica para as crianças.
O projeto, além de propiciar às crianças a aprendizagem técnica da Ginástica, também tem como meta oferecer o lado lúdico, através dos jogos educativos que são trabalhados neste contexto, oferecendo, assim, um ambiente favorável e adequado, relevante à realização de estudos metodológicos sobre o ensino da Ginástica.
Assim sendo, o projeto de extensão auxiliará na formação de indivíduos integrados à sociedade, para melhoria da qualidade do ensino da Ginástica e na formação de futuros profissionais que contribuirão para o contexto educacional. Aliado a tudo isso se tem como meta a publicação de ensaios e artigos científicos que possam estar conectados com a pesquisa e ensino.
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
ANA PAULA DIAS DE SOUZA | |||
ANDRIZE RAMIRES COSTA | 5 | ||
BRUNO SOUZA DIAS | |||
EDUARDA VESFAL DUTRA | |||
GIULIA SPECHT BITENCOURT | |||
INGRID STAINKI DE SÁ | |||
JENNEFER GHAM DA SILVA | |||
JULIANA DIEL DE ARRUDA | |||
KARLA PRUDENTE MOSQUEIRA | |||
LUCAS VARGAS BOZZATO | |||
Paulo Ricardo Barros Borges |