Nome do Projeto
PRAEPPE - Projeto de Atendimento Especial a Pacientes Parcialmente Edentados
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
06/02/2017 - 03/11/2022
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências da Saúde
Eixo Temático (Principal - Afim)
Saúde / Saúde
Linha de Extensão
Saúde humana
Resumo
Os paciente que necessitam de próteses totais e de parciais removíveis apresentam em muitos casos necessidade de manutenção e reparo das mesmas. O presente projeto tem por finalidade oferecer atendimento a esta demanda aos mesmos bem como treinamento aos estudantes do curso de Odontologia nestas práticas através de avaliação e da realização deste tipo de procedimento nos pacientes que já tenham realizado próteses na FO, venham indicados por outros setores desta ou procurem o atendimento por livre demanda.

Objetivo Geral

Oferecer atendimento após instalação de próteses parciais e totais a pacientes que sejam usuários deste tipo de aparelho protético. Objetivos específicos: Oferecer à comunidade de estudantes de odontologia um espaço onde se possa aprender sobre a identificação das necessidades e a prática de manutenção e reparos em prótese; atender aos pacientes de Pelotas e região, egressos ou não da faculdade de odontologia da UFPel que tenham necessidade de reparos ou manutenção de próteses; dentro das limitações do projeto realizar a confecção de próteses novas oportunizando aos pacientes e aos estudantes também essa possibilidade.

Justificativa

As próteses parciais, especialmente as removíveis, são modalidades de tratamento de grande alcance social. Muitas destas próteses necessitam de manutenção periódica e eventualmente de reparos para readequá-las ao uso. Posto que tanto a Faculdade de Odontologia quanto os consultórios e clínicas particulares e públicos da região realizam grande quantidade deste tipo de tratamento, há a necessidade de se oferecer aos pacientes este tipo de atenção e aos estudantes este tipo de preparo. Cabe ainda ressaltar que a difusão entre os pacientes da necessidade de manutenção destas próteses está em processo de constante construção

Metodologia

Os pacientes das disciplinas atendidas pelos professores têm recebido orientação a procurar a faculdade com regularidade ajustada às necessidades dos mesmos para realizar o trabalho de manutenção neste projeto. O projeto atende ainda paciente encaminhados de outros setores da FO-UFPel, como a disciplina de patologia, por exemplo, e aqueles que procuram por livre demanda, Ao entrar no projeto om paciente novo recebe um prontuário próprio e todos os paciente passam pela avaliação do caso através dos exames pertinentes e resolução mediata ou imediata do problema de acordo com as demandas. Eventualmente novas próteses são confeccionadas a estes pacientes.

Indicadores, Metas e Resultados

Os resultados serão avaliados através de avaliações feitas junto aos estudantes e aos pacientes após o final do ano letivo ou do tratamento. Espera-se atender este ano entre 20 e 50 pacientes e até 2019 criar um serviço que atue junto aos postos de saúde na orientação dos pacientes quanto à importância da manutenção das próteses na saúde oral e geral dos mesmos.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ESDRAS BARROS CARDOSO
GABRIELA PINTOS BRUNET
GUILHERME BRIAO CAMACHO2
LUCIANA DE REZENDE PINTO3
RENATO FABRICIO DE ANDRADE WALDEMARIN8
SABRINA MACHADO MARQUES

Página gerada em 29/03/2024 02:21:28 (consulta levou 0.470575s)