Nome do Projeto
Liga de Endocrinologia e Metabologia
Ênfase
Ensino
Data inicial - Data final
25/05/2020 - 25/05/2021
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências da Saúde
Resumo
Aprofundar o estudo em endocrinologia e metabologia de maneira acadêmica e sistemática na Faculdade de Medicina. Será estruturada nos três pilares da Universidade, ensino, pesquisa e extensão, com intuito de difundir conhecimento e informações desta área para os estudantes e a comunidade em geral. Será composta por 20 membros, mediante seleção. Haverá reuniões quinzenais (sendo que durante a suspensão das atividades acadêmicas pela pandemia de COVID-19, essas serão realizadas estritamente no ambiente virtual). Haverá quando do retorno das atividades práticas, atendimento em ambulatório de Endocrinologia, assim como produção científica. Em caso de impossibilidade de reuniões presenciais (assim como ocorre no momento do calendário alternativo) ou da incapacidade de algum aluno ou orientador participarem das reuniões presenciais, será permitido a presença via on-line, mediante concordância após avaliado pela comissão diretiva o motivo desta impossibilidade. Durante o calendário alternativo a liga se propõe a realizar ações através de aulas abertas e/ou jornadas a serem realizadas no ambiente virtual, sendo para estas convidados professores que contenham expertise nos temas eleitos e para as quais poderão participar membros da comunidade acadêmica.

Objetivo Geral

Aprofundar de maneira acadêmica e sistemática na Faculdade de Medicina, o estudo em endocrinologia e metabologia estruturada nos três pilares da Universidade, ensino, pesquisa e extensão, com intuito de difundir conhecimento e informações desta área para os estudantes e a comunidade em geral.

Justificativa

Diante do interesse e da curiosidade de um grupo de alunos pela área de Endocrinologia e Metabologia e percebendo a necessidade de se aprofundar, de maneira acadêmica e sistemática nesse âmbito na Faculdade de Medicina, decidimos criar a liga, estruturada nos três pilares da Universidade, ensino, pesquisa e extensão, com intuito de difundir conhecimento e informações desta área para os estudantes e a comunidade em geral.

Metodologia

Modus operandi: serão realizadas aulas /palestras de professores convidados para discorrerem sobre temas relevantes na área de Endocrinologia e Metabologia, além de seminários e discussões de casos clínicos, que serão apresentados tanto pelos membros da Liga quanto pelos professores da UFPEL ou professores convidados.

Frequência: Quinzenal.
Dia de preferência: Quarta-feira
Horário de Preferência: 20:00
Duração: 1 hora.
Local: Hospital Escola – UFPel e enquanto durar o calendário alternativo as reuniões serão no ambiente virtual de Ensino a Distância

Estágio em Endocrinologia e Metabologia
Sobre o estágio:
O estágio em Endocrinologia e Metabologia estará estruturado na inserção do acadêmico em atividades de nível ambulatorial:
Das atividades no Ambulatório de Endocrinologia e Metabologia:
As atividades estão estruturadas no acompanhamento orientado dos pacientes pelo preceptor da LAEM no Ambulatório de Endocrinologia da UFPel, localizado em anexo a Faculdade de Medicina, com o objetivo de aprendizado prático relativo ao atendimento integral do paciente, contemplando as relações fisiopatológicas dos processos de adoecimento e o raciocínio clínico-cirúrgico.
Frequência: semanal
Dia de preferência: sextas-feiras ou em outro dia de acordo com o ofertado pela disciplina
Horário: 13h
Duração: 5 horas
A escala de acompanhamento das atividades será previamente organizada pelo Presidente e Vice-Presidente da Liga de acordo com a agenda dos membros. Nos feriados e recessos as atividades estão suspensas, exceto em situações acordadas com os membros da Liga. Quando o acadêmico não puder comparecer a atividade, deverá tentar trocá-lo com outro acadêmico da Liga. Caso ninguém possa trocar, o presidente ou o vice-presidente deverá ser avisado o mais cedo possível para evitar maior contratempo no andamento das atividades programadas. O aluno que faltar sem comunicar o motivo com 48h de antecedência terá falta computada.

Vale ressaltar que esses atendimentos ambulatoriais estarão suspensos enquanto durar a pandemia de COVID-19 e o calendário alternativo, voltando a serem realizados quando as atividades presenciais forem retomadas.

Pesquisa científica

Modus operandi: Reuniões quinzenais no mesmo dia da semana das palestras, nas semanas que não haverá aulas, para estudo de artigos relacionados à área e organização da produção científica.
Em caso de impossibilidade de reuniões presenciais (assim como ocorre no momento do calendário alternativo), ou da incapacidade de algum aluno ou orientador participarem das reuniões presenciais, será permitido a presença via on-line, mediante concordância após avaliar pela comissão diretiva o motivo desta impossibilidade.

Calendário alternativo
Até que seja realizada a prova seletiva para ligantes, esta iniciará contando com a diretoria ehá interesse na realização de ações que serão disponibilizadas para a comunidade acadêmica no cenário do calendário alternativo, através de aulas abertas e jornadas todas no ambiente virtual. Esta será quinzenal intercalando com as atividades dos ligantes.

Ainda poderá durante este processo ser realizada a prova seletiva para membros efetivos da liga, sendo neste caso através do ambiente virtual.

Indicadores, Metas e Resultados

Todo membro da Liga deverá se inserir em atividades de pesquisas relacionadas à Endocrinologia e Metabologia. As atividades de pesquisa, por demandarem verbas, estarão restritas à levantamentos epidemiológicos, artigos de revisão e quaisquer outras propostas que possam ser subsidiadas pela liga ou pelos professores responsáveis.
Produção de artigos pela análise de dados oriundos:
DATASUS
Coletados em prontuários nas Unidades de Saúde administradas pela UFPel (UBS, Ambulatórios e HE)
Revisão da Literatura

Produção de relatos de caso após acompanhamento dos atendimentos no ambulatório de Endocrinologia e Metabologia.
Todas as atividades que indicarem descumprimento com o calendario academico alternativo serão somente realizadas presencialmente após liberação de instancias superiores da UFPel. sendo que as atividades as quais podem ser realizadas virtualmente ocorrerão.

Quanto á presença:

a) Advertência por parte da diretoria da LAEM;
b) Exclusão mediante falta grave.
As penalidades referidas nos itens “a” e “b” serão comunicadas por escrito, pela diretoria, diretamente ao interessado.
• É considerado advertência o não comparecimento aos processos eleitorais, a palestras e a outras atividades pré-estabelecidas e assumidas pelo integrante sem justificativa mediante duas faltas, consecutivas ou não, sem justificativa formal.
• É considerado falta grave o recebimento de um advertência no prazo de seis meses.
• Serão consideradas faltas justificadas aquelas referentes a doença, morte na família, licença maternidade e paternidade e atividades referentes à graduação, desde que comprovadas com documentação adequada. Demais justificativas serão analisadas pela diretoria da LAEM em conjunto com a coordenação do curso de medicina, podendo ou não ser aceitas.

Espera-se o aprendizado dos alunos, além de produção científica acima denominada.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
AMANDA DOS REIS RIBEIRO
ANDRE LUIZ DA SILVA ARANHA
ARTHUR SILVA DA SILVA
BRUNA BASSI MICHEL
BRUNNA MACHADO MEDEIROS
CAROLINA CURCIO SESSEGOLO
DOUGLAS SIMÃO DA SILVA
DOUGLAS VERGARA MALKOUN
EDUARDO COELHO MACHADO
GABRIEL DANIELLI QUINTANA
GIOVANNA MARTINES
ISABEL OLIVEIRA DE OLIVEIRA3
ISABELA SANTIAGO ROSA PIZANI
JOAO VITOR DE SOUZA PINTO
JULIA ARRIADA CABREIRA
KELLEN YEH
KETHRIN MAAHS KLEIN
LUANA DE OLIVEIRA RODRIGUES
MARIA ALICE SOUZA DE OLIVEIRA DODE3
MARINA ZANCHI PERSSON
PABLO ENRIQUE SANABRIA ROCHA
THAINA LEITE PALUDETO
VINICIUS KAISER QUEIROZ

Página gerada em 25/04/2024 04:06:07 (consulta levou 0.168149s)