Nome do Projeto
Vivendo a Odontologia
Ênfase
Ensino
Data inicial - Data final
09/03/2020 - 31/03/2021
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências da Saúde
Resumo
O projeto tem a intenção de oferecer ao acadêmico dos semestres iniciais do curso de odontologia a experiência do contato prévio com a rotina da clínica odontológica, aproximando-o de forma a vivenciar como observador, as condições e situações clínicas rotineiras presente nos semestres posteriores. Também oportuniza a participação desses alunos em seminários e relatórios confrontando o conhecimento do que observaram na clínica com a teoria e as hipóteses ali formuladas durante a experiência de observação, bem como expressar sua opinião e crítica. Os acadêmicos assistem palestras ministradas por professores ou pós graduandos com assuntos motivadores da odontologia.

Objetivo Geral

O projeto tem como objetivo geral aproximar os estudantes de semestres iniciais do curso de Odontologia a um contato prévio com as condições e situações clínicas rotineiras presente nos semestres posteriores. Desta forma, pode-se gerar uma oportunidade do aluno ir se familiarizando, por meio da observação e presença no ambiente, com a futura vida profissional desde o início do curso de odontologia. Os alunos irão desenvolver um estágio de maneira a presenciar procedimentos clínicos realizados por alunos de semestres posteriores. As disciplinas e/ou projetos que irão permanecer como observador será determinado pela coordenadora do projeto.

Justificativa

Diante das constantes mudanças ocorridas na nossa sociedade, grande ênfase tem sido dada às questões que cercam o processo de ensino-aprendizagem, especialmente no ensino superior (Raldi et al., 2003) requerendo- se dos educadores novos objetivos, habilidades e a capacidade de percepção de mudanças (Berbel, 1999). A educação problematizadora desmistifica e problematiza a realidade admirada, gerando percepção daquilo que é inédito (Freire, 1989). O ponto é o conhecimento que o aluno já possui, contextualizado na sua vivência, situando-se na observação do real, no reconhecimento de sua experiência prévia e na busca de alternativas criativas para a resolução dos problemas. O projeto justifica-se primeiramente pela procura de acadêmicos de primeiros semestres da odontologia solicitarem estágios em disciplina

Metodologia

A metodologia será desenvolvida através da presença do acadêmico como observador no ambiente da clínica odontológica durante 2 horas com a supervisão de um professor colaborador do projeto, possibilitando ao aluno vivenciar a odontologia baseada em problema. Além de observar procedimentos clínicos durante sua realização, os alunos desenvolverão seminários e relatórios solicitados pela coordenadora ou docentes colaboradores por 2 horas, bem como assistir palestras de assuntos motivadores e atualizados sobre a odontologia

Indicadores, Metas e Resultados

A presença do acadêmico como observador no ambiente da clínica odontológica, bem como a participação no momento dos seminários e relatórios e palestras irá oportunizar que o mesmo expresse sua opinião e reflexão crítica. Essa experiência proporcionará a ele, em semestres posteriores, maior segurança para criar hipóteses e soluções durante sua prática clínica.
O projeto será avaliado pela atuação dos acadêmicos como observador por meio de frequência dos mesmos, bem como pontualidade, responsabilidade, interesse nos casos clínicos e no desenvolvimento de seminários e relatórios e palestras assistidas, sendo a supervisão das professoras colaboradoras e da coordenadora o determinante da avaliação.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
DIULY NUNES DAMACENO
EZILMARA LEONOR ROLIM DE SOUSA5
LARISSA MOREIRA PINTO

Página gerada em 25/04/2024 12:45:35 (consulta levou 0.128232s)