Nome do Projeto
Espiritualidade e Odontologia - Um Atendimento Mais Humanizado
Ênfase
Ensino
Data inicial - Data final
09/03/2020 - 24/02/2023
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências da Saúde
Resumo
O projeto tem a intenção de oferecer conhecimentos gerais e específicos acerca da interação entre saúde e espiritualidade abordando novas evidências científicas e sua implicação na saúde dos pacientes a partir de uma visão integral do ser humano.

Objetivo Geral

O projeto tem como objetivo geral aproximar os estudantes do curso de Odontologia de uma visão ampla e mais humanizada do indivíduo/paciente como um ser integral e a função da espiritualidade no processo saúde-doença.

Justificativa

Diante das constantes mudanças ocorridas na nossa sociedade, grande ênfase tem sido dada às questões que cercam o processo de ensino-aprendizagem, especialmente no ensino superior (Raldi et al., 2003) requerendo- se dos educadores novos objetivos, habilidades e a capacidade de percepção de mudanças (Berbel, 1999). A educação problematizadora desmistifica e problematiza a realidade admirada, gerando percepção daquilo que é inédito (Freire, 1989). O ponto é o conhecimento que o aluno já possui, contextualizado na sua vivência, situando-se na observação do real, no reconhecimento de sua experiência prévia e na busca de alternativas criativas para a resolução dos problemas. O projeto justifica-se pela procura acadêmica de conhecimento em humanização e espiritualidade na prática clínica da odontologia.

Metodologia

A metodologia será desenvolvida com reuniões semanais e a participação dos acadêmicos por meio de discussões de artigos e seminários, dinâmicas de grupo, bem como palestras com profissionais e religiosos, no intuito de proporcionar debates sobre saúde, ciência e espiritualidade de maneira que ofereça uma perspectiva do atendimento odontológico mais humanizado ao paciente.

Indicadores, Metas e Resultados

A presença do acadêmico nas reuniões semanais, bem como a participação dos mesmos nas discussões e palestras irá oportunizar que expressem sua opinião e reflexão crítica. Essa experiência poderá proporcionar uma visão mais ampla no que se refere ao atendimento clínico mais humanizado. O projeto será interrompido no período de férias letivo e retornará junto com as aulas. Dessa forma, qualquer ajuste necessário na carga horária será realizada no relatório.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ALICE RIBEIRO DE SOUZA MENEZES
AMANDA DA SILVA OLIVEIRA
AMANDA TONETA PRUX
ANA KAROLINA HAMMES DE AMORIM
ANDRÉ LUIZ RODRIGUES MELLO
BRUNA VETTORAZZI LISKOSKI
BRUNO FERREIRA DOS SANTOS
CAMILLA HÜBNER BIELAVSKI
EDISON RONDON NETO
ELIZIANE GOMES PERES
EMILLY EBERSOL DA SILVA
EZILMARA LEONOR ROLIM DE SOUSA4
FERNANDA MENDES OLIVEIRA
GABRIEL SCHMITT DA CRUZ
GABRIELA SCHNEID RIOS
GABRIÉLA CARDOSO VIDAL
GILSIANE CORRÊA PERES
GIOVANNA BERTOLLO TAMBARA
GIOVANNA BOFF PADILHA
HELENA AMARAL GUEDES
ISABEL VASCONCELLOS DE SOUZA
JADE HONNICKE DUARTE
JANE BEATRIZ MENDES OLIVEIRA
JORDANA DE PAULA DA SILVA
JULIANA FLORES MANKE
KAIENA PALOMA SCHIERHOLT
KAMILA PAGEL RAMSON
LARISSA FONSECA MÜLLER
LARISSA MOREIRA PINTO
LAURA DA SILVA FONSECA
LUCAS CANEZ BEDUHN
LUIZA SOKOLOVSKY NAPOLEÃO
LUIZA SOUZA SCHMIDT
MARCELO BRITO DE OLIVEIRA FILHO
MARIA EDUARDA BARBIERI AZAMBUJA
MARIANA PIRES LEMOS
MARIANE DIAS
MARINA INES ROMANO SANTIN
MARINA STRELOW KOPERECK
PAOLA LEVIEN DORA
PEDRO HENRIQUE ZAGO ALMEIDA
RAFAEL MARTINS DOS SANTOS
RAFAELA DIAS COUTINHO
ROSIANE PEREIRA DE OLIVEIRA DA COSTA
STÉFFANI SERPA
THAIS MOREIRA MULLET
THALIA ROSA DO NASCIMENTO

Página gerada em 21/12/2024 15:58:25 (consulta levou 0.134719s)