Nome do Projeto
Espiritualidade e Odontologia - Um Atendimento Mais Humanizado
Ênfase
Ensino
Data inicial - Data final
09/03/2020 - 24/02/2023
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências da Saúde
Resumo
O projeto tem a intenção de oferecer conhecimentos gerais e específicos acerca da interação entre saúde e espiritualidade abordando novas evidências científicas e sua implicação na saúde dos pacientes a partir de uma visão integral do ser humano.
Objetivo Geral
O projeto tem como objetivo geral aproximar os estudantes do curso de Odontologia de uma visão ampla e mais humanizada do indivíduo/paciente como um ser integral e a função da espiritualidade no processo saúde-doença.
Justificativa
Diante das constantes mudanças ocorridas na nossa sociedade, grande ênfase tem sido dada às questões que cercam o processo de ensino-aprendizagem, especialmente no ensino superior (Raldi et al., 2003) requerendo- se dos educadores novos objetivos, habilidades e a capacidade de percepção de mudanças (Berbel, 1999). A educação problematizadora desmistifica e problematiza a realidade admirada, gerando percepção daquilo que é inédito (Freire, 1989). O ponto é o conhecimento que o aluno já possui, contextualizado na sua vivência, situando-se na observação do real, no reconhecimento de sua experiência prévia e na busca de alternativas criativas para a resolução dos problemas. O projeto justifica-se pela procura acadêmica de conhecimento em humanização e espiritualidade na prática clínica da odontologia.
Metodologia
A metodologia será desenvolvida com reuniões semanais e a participação dos acadêmicos por meio de discussões de artigos e seminários, dinâmicas de grupo, bem como palestras com profissionais e religiosos, no intuito de proporcionar debates sobre saúde, ciência e espiritualidade de maneira que ofereça uma perspectiva do atendimento odontológico mais humanizado ao paciente.
Indicadores, Metas e Resultados
A presença do acadêmico nas reuniões semanais, bem como a participação dos mesmos nas discussões e palestras irá oportunizar que expressem sua opinião e reflexão crítica. Essa experiência poderá proporcionar uma visão mais ampla no que se refere ao atendimento clínico mais humanizado. O projeto será interrompido no período de férias letivo e retornará junto com as aulas. Dessa forma, qualquer ajuste necessário na carga horária será realizada no relatório.
Equipe do Projeto
| Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
|---|---|---|---|
| ALICE RIBEIRO DE SOUZA MENEZES | |||
| AMANDA DA SILVA OLIVEIRA | |||
| AMANDA TONETA PRUX | |||
| ANA KAROLINA HAMMES DE AMORIM | |||
| ANDRÉ LUIZ RODRIGUES MELLO | |||
| BRUNA VETTORAZZI LISKOSKI | |||
| BRUNO FERREIRA DOS SANTOS | |||
| CAMILLA HÜBNER BIELAVSKI | |||
| EDISON RONDON NETO | |||
| ELIZIANE GOMES PERES | |||
| EMILLY EBERSOL DA SILVA | |||
| EZILMARA LEONOR ROLIM DE SOUSA | 4 | ||
| FERNANDA MENDES OLIVEIRA | |||
| GABRIEL SCHMITT DA CRUZ | |||
| GABRIELA SCHNEID RIOS | |||
| GABRIÉLA CARDOSO VIDAL | |||
| GILSIANE CORRÊA PERES | |||
| GIOVANNA BERTOLLO TAMBARA | |||
| GIOVANNA BOFF PADILHA | |||
| HELENA AMARAL GUEDES | |||
| ISABEL VASCONCELLOS DE SOUZA | |||
| JADE HONNICKE DUARTE | |||
| JANE BEATRIZ MENDES OLIVEIRA | |||
| JORDANA DE PAULA DA SILVA | |||
| JULIANA FLORES MANKE | |||
| KAIENA PALOMA SCHIERHOLT | |||
| KAMILA PAGEL RAMSON | |||
| LARISSA FONSECA MÜLLER | |||
| LARISSA MOREIRA PINTO | |||
| LAURA DA SILVA FONSECA | |||
| LUCAS CANEZ BEDUHN | |||
| LUIZA SOKOLOVSKY NAPOLEÃO | |||
| LUIZA SOUZA SCHMIDT | |||
| MARCELO BRITO DE OLIVEIRA FILHO | |||
| MARIA EDUARDA BARBIERI AZAMBUJA | |||
| MARIANA PIRES LEMOS | |||
| MARIANE DIAS | |||
| MARINA INES ROMANO SANTIN | |||
| MARINA STRELOW KOPERECK | |||
| PAOLA LEVIEN DORA | |||
| PEDRO HENRIQUE ZAGO ALMEIDA | |||
| RAFAEL MARTINS DOS SANTOS | |||
| RAFAELA DIAS COUTINHO | |||
| ROSIANE PEREIRA DE OLIVEIRA DA COSTA | |||
| STÉFFANI SERPA | |||
| THAIS MOREIRA MULLET | |||
| THALIA ROSA DO NASCIMENTO |