Nome do Projeto
Espiritualidade e Odontologia - Um Atendimento Mais Humanizado
Ênfase
Ensino
Data inicial - Data final
09/03/2020 - 24/02/2023
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências da Saúde
Resumo
O projeto tem a intenção de oferecer conhecimentos gerais e específicos acerca da interação entre saúde e espiritualidade abordando novas evidências científicas e sua implicação na saúde dos pacientes a partir de uma visão integral do ser humano.

Objetivo Geral

O projeto tem como objetivo geral aproximar os estudantes do curso de Odontologia de uma visão ampla e mais humanizada do indivíduo/paciente como um ser integral e a função da espiritualidade no processo saúde-doença.

Justificativa

Diante das constantes mudanças ocorridas na nossa sociedade, grande ênfase tem sido dada às questões que cercam o processo de ensino-aprendizagem, especialmente no ensino superior (Raldi et al., 2003) requerendo- se dos educadores novos objetivos, habilidades e a capacidade de percepção de mudanças (Berbel, 1999). A educação problematizadora desmistifica e problematiza a realidade admirada, gerando percepção daquilo que é inédito (Freire, 1989). O ponto é o conhecimento que o aluno já possui, contextualizado na sua vivência, situando-se na observação do real, no reconhecimento de sua experiência prévia e na busca de alternativas criativas para a resolução dos problemas. O projeto justifica-se pela procura acadêmica de conhecimento em humanização e espiritualidade na prática clínica da odontologia.

Metodologia

A metodologia será desenvolvida com reuniões semanais e a participação dos acadêmicos por meio de discussões de artigos e seminários, dinâmicas de grupo, bem como palestras com profissionais e religiosos, no intuito de proporcionar debates sobre saúde, ciência e espiritualidade de maneira que ofereça uma perspectiva do atendimento odontológico mais humanizado ao paciente.

Indicadores, Metas e Resultados

A presença do acadêmico nas reuniões semanais, bem como a participação dos mesmos nas discussões e palestras irá oportunizar que expressem sua opinião e reflexão crítica. Essa experiência poderá proporcionar uma visão mais ampla no que se refere ao atendimento clínico mais humanizado. O projeto será interrompido no período de férias letivo e retornará junto com as aulas. Dessa forma, qualquer ajuste necessário na carga horária será realizada no relatório.

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