Nome do Projeto
Doença Mixomatosa Valvar em cães – uma revisão de literatura
Ênfase
Pesquisa
Data inicial - Data final
24/02/2020 - 28/02/2021
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Agrárias
Resumo
A doença crônica da valva mitral é uma das afecções mais rotineiramente diagnosticadas em cães de pequeno porte e de meia-idade a idosos. Pode ser assintomática em muitos casos e, portanto, o sopro cardíaco pode ser um achado de exame físico de rotina ou o paciente pode manifestar sinais clínicos tais como intolerância ao exercício, letargia e fraqueza, além do sopro cardíaco à auscultação. Recentemente, nos últimos dois anos, atualizações acerca da classificação clínica dos pacientes e das sugestões de abordagem terapêutica conforme estas classificações foram amplamente discutidas pelo Colégio Americano de Medicina Interna. Com base no exposto, este projeto visa elaborar, a partir de um compilado de informações, uma revisão de literatura sobre a doença mixomatosa valvar mitral em cães, com ênfase nas atualidades acerca do estadiamento clínico e das diretrizes terapêuticas que possa ser publicada em uma revista de circulação entre clínicos veterinários, em língua portuguesa, a fim de difundir as informações mais atuais acerca do tema.

Objetivo Geral

Este projeto visa elaborar, a partir de um compilado de informações, uma revisão de literatura sobre a doença mixomatosa valvar mitral em cães, com ênfase nas atualidades acerca do estadiamento clínico e das diretrizes terapêuticas que possa ser publicada em uma revista de circulação entre clínicos veterinários, em língua portuguesa, a fim de difundir as informações mais atuais acerca do tema.

Justificativa

Por muito tempo em Cardiologia Veterinária, o tratamento de cães com doença mixomatosa valvar mitral em cães era subjetivo, ou seja, era definido pelo clínico responsável de acordo com a sintomatologia apresentada pelo paciente, entretanto, o tratamento era bastante variável entre clínicos. De acordo com os textos mais recentes, padrões foram definidos para facilitar o diagnóstico, promover um estadiamento clínico e, com isso, definir a terapêutica mais precisa. Estes textos estão disponíveis em língua inglesa, portanto, reunir estas informações em um único texto em língua portuguesa será um material importante de estudo e atualização para estudantes e médicos veterinários.

Metodologia

Será realizada uma busca em sites de pesquisa científica (ex.: Scielo, PubMed, NBCI) por artigos científicos e documentos afins acerca da doença mixomatosa valvar em cães e então redigida uma revisão de literatura levantando todos os aspectos relevantes sobre a patologia, desde a sua etiologia e epidemiologia até as diretrizes terapêuticas recomendadas.

Indicadores, Metas e Resultados

Publicação de um artigo de revisão sobre doença mixomatosa valvar mitral em cães, com ênfase nas atualidades acerca do estadiamento clínico e das diretrizes terapêuticas que possa ser publicada em uma revista de circulação entre clínicos veterinários, em língua portuguesa.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ELVIS BALTAZAR PUGA
MARCIA DE OLIVEIRA NOBRE1
MARIANA CRISTINA HOEPPNER RONDELLI1
RAFAEL PIRES LIMA
RODRIGO FRANCO BASTOS

Página gerada em 20/04/2024 07:53:58 (consulta levou 0.161216s)