Nome do Projeto
Leituras do drama contemporâneo
Ênfase
Pesquisa
Data inicial - Data final
23/03/2020 - 25/04/2027
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Linguística, Letras e Artes
Resumo
O projeto de pesquisa Leituras do drama contemporâneo tem como foco principal o estudo de textos dramáticos contemporâneos, bem como de seus autores e autoras, debruçando-se sobre os conceitos e características principais que surgem na literatura dramática a partir do final do século XX. A partir da descoberta de peças teatrais e da análise das mesmas, o grupo busca disseminar o seu estudo através de leituras dramáticas, intervenções literárias, entre outras propostas.

Objetivo Geral

Pesquisar acerca da literatura dramática contemporânea brasileira e internacional e disseminar textos teatrais através de ações de leitura dramática.

Justificativa

O Curso de Teatro-Licenciatura da UFPel estrutura-se em três eixos principais: disciplinas práticas, pedagogia do teatro/estágios e teoria/história do teatro. Neste último eixo encontra-se o espaço onde é realizado o estudo da dramaturgia brasileira e internacional. Contudo, verifica-se que, devido ao grande escopo de literatura dramática a ser incluído no currículo, são feitos recortes que acabam por excluir estudos mais aprofundados de textos dramáticos, em especial os mais contemporâneos. Nesse sentido, este projeto é visto como uma oportunidade de aprofundar a pesquisa em literatura dramática produzida na atualidade, oportunizando aos discentes que conheçam novos textos e se apropriem de reflexões sobre a dramaturgia.
Outro fator de destaque é o acesso a obras que pouco são conhecidas no Estado e mesmo no país. O grupo de estudantes colaboradores será inovador entre os estudos sobre alguns deles, visto que pouca bibliografia foi produzida até então. Além disso, a pesquisa permite ao grupo o desenvolvimento de suas capacidades intelectuais e de análise textual e de conceitos, contribuindo à sua formação enquanto docentes e pesquisadores.
Cumpre-se ressaltar o cunho fomentador de opinião crítica, debate social e percepção do sujeito na coletividade atual que engloba esta pesquisa. Isso porque se pode afirmar de antemão que a dramaturgia que surge a partir do final do século XX toca diretamente nos problemas que a sociedade ocidental enfrenta. Seja sob a forma de discurso mais político, ou poético, ou de denúncia. Os colaboradores poderão assim pensar sobre o espaço que esta literatura dramática ocupa no desafio de encarar a atualidade e perceber o quanto o teatro é capaz de fomentar críticas e levantar reflexões.
Por fim, a pesquisa realizada pelo grupo sempre atingirá pessoas externas a ele, já que a proposta prevê atividades de disseminação de resultados: através de leituras, ações literárias, entre outros.

Metodologia

A metodologia de trabalho do projeto de pesquisa compreende diferentes atividades que ocorrerão simultaneamente. Em sua maioria, as atividades caracterizam-se por estudos teóricos, sendo apenas a que diz respeito às leituras dramáticas de cunho cênico-prático:
- estudos teóricos coletivos acerca da poética, conceitos e características da literatura dramática contemporânea. Serão levantados estudiosos que se debruçam sobre o tema, com proposições de leituras individuais de capítulos de livros e artigos, que serão debatidas pelo grupo em seus encontros.
- estudos sobre autores e autoras teatrais contemporâneos. Leitura, análise de peças teatrais, discussões coletivas relacionando os conceitos teóricos às características de peças teatrais selecionadas. Levantamento de temas relativos à sociedade atual a partir da dramaturgia.
- estudos sobre formação de leitores e propostas de ações literárias para disseminação da pesquisa.
- apresentação de de leituras dramáticas públicas com atuação dos colaboradores (concepção, ensaios/jogos com exercícios de leitura, apresentações públicas e bate-papo com espectadores).

Indicadores, Metas e Resultados

O projeto pretende ampliar o alcance dos estudos sobre dramaturgia no âmbito da universidade, desenvolvendo publicações na área e disseminando seus resultados através destas, bem como das leituras dramáticas realizadas publicamente. O acesso a obras e autores até então desconhecidos diversifica e qualifica os estudos na área. Além disso, fomenta a formação de pesquisadores de iniciação científica, com a participação de estudantes da graduação como protagonistas no estudo da literatura dramática contemporânea.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ALICE SILVA DE AZEVEDO
ANGÉLI OLACHEA DE OLIVEIRA
ARTHUR DOS REIS REZER
BRENDA SENEME GOBBI
CAMILLE QUINTANA CAMPOS
CANDIDA REIS CANIELAS
CAROLINA ALVES
CLEUSA MARIA DUARTE
EDUARDO POSSIDONIO DOS SANTOS
ELIZANDRA BENGO SOARES DA ROSA
ELOISA BERNARDI ZAMBONI
ERICA DE OLIVEIRA FERREIRA
FERNANDA VIEIRA FERNANDES101
GABRIELI MACHADO XAVIER
GABRYEL PIONER
GLORIA RODRIGUES DE OLIVEIRA
GUSTAVO DA SILVA MACHADO
INGRID SILVA DUARTE
ISABELLE DE BORBA MARRINHAS DE ABREU
JOAO PEDRO PEREIRA CAMARGO
JOÃO VITOR SOARES
JULIANA CAROLINE DA SILVA
KARINE CAVALHEIRO DE LIMA
KAROLINA DA ROSA MENDES
KELVIN MARUM MACHADO
KEVIN CASTRO WEITGENANT
LORENA GOULART ZANETTI
LUANA DA ROSA FRANZ
LUCAS RIBEIRO GALHO
MARIA EDUARDA FATTINI
MARIO CELSO PEREIRA JUNIOR
MILENA DE CASTRO VAZ
MOIRA BEATRIZ ALBORNOZ STEIN5
MURILO DE AVILA ROLHANO
MÁRVIN MACHADO DOS SANTOS
NICOLE PIRES GONZALES
RAFAELA DUTRA DA SILVA
ROSANE OYARZABAL DALA RIVA
ROSANGELA FACHEL DE MEDEIROS3
STÉFANO DA PAIXÃO SANTOS
THALLES ECHEVERRY FEIJÓ

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