Nome do Projeto
Leituras do drama contemporâneo
Ênfase
Pesquisa
Data inicial - Data final
23/03/2020 - 25/04/2027
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Linguística, Letras e Artes
Resumo
O projeto de pesquisa Leituras do drama contemporâneo tem como foco principal o estudo de textos dramáticos contemporâneos, bem como de seus autores e autoras, debruçando-se sobre os conceitos e características principais que surgem na literatura dramática a partir do final do século XX. A partir da descoberta de peças teatrais e da análise das mesmas, o grupo busca disseminar o seu estudo através de leituras dramáticas, intervenções literárias, entre outras propostas.
Objetivo Geral
Pesquisar acerca da literatura dramática contemporânea brasileira e internacional e disseminar textos teatrais através de ações de leitura dramática.
Justificativa
O Curso de Teatro-Licenciatura da UFPel estrutura-se em três eixos principais: disciplinas práticas, pedagogia do teatro/estágios e teoria/história do teatro. Neste último eixo encontra-se o espaço onde é realizado o estudo da dramaturgia brasileira e internacional. Contudo, verifica-se que, devido ao grande escopo de literatura dramática a ser incluído no currículo, são feitos recortes que acabam por excluir estudos mais aprofundados de textos dramáticos, em especial os mais contemporâneos. Nesse sentido, este projeto é visto como uma oportunidade de aprofundar a pesquisa em literatura dramática produzida na atualidade, oportunizando aos discentes que conheçam novos textos e se apropriem de reflexões sobre a dramaturgia.
Outro fator de destaque é o acesso a obras que pouco são conhecidas no Estado e mesmo no país. O grupo de estudantes colaboradores será inovador entre os estudos sobre alguns deles, visto que pouca bibliografia foi produzida até então. Além disso, a pesquisa permite ao grupo o desenvolvimento de suas capacidades intelectuais e de análise textual e de conceitos, contribuindo à sua formação enquanto docentes e pesquisadores.
Cumpre-se ressaltar o cunho fomentador de opinião crítica, debate social e percepção do sujeito na coletividade atual que engloba esta pesquisa. Isso porque se pode afirmar de antemão que a dramaturgia que surge a partir do final do século XX toca diretamente nos problemas que a sociedade ocidental enfrenta. Seja sob a forma de discurso mais político, ou poético, ou de denúncia. Os colaboradores poderão assim pensar sobre o espaço que esta literatura dramática ocupa no desafio de encarar a atualidade e perceber o quanto o teatro é capaz de fomentar críticas e levantar reflexões.
Por fim, a pesquisa realizada pelo grupo sempre atingirá pessoas externas a ele, já que a proposta prevê atividades de disseminação de resultados: através de leituras, ações literárias, entre outros.
Outro fator de destaque é o acesso a obras que pouco são conhecidas no Estado e mesmo no país. O grupo de estudantes colaboradores será inovador entre os estudos sobre alguns deles, visto que pouca bibliografia foi produzida até então. Além disso, a pesquisa permite ao grupo o desenvolvimento de suas capacidades intelectuais e de análise textual e de conceitos, contribuindo à sua formação enquanto docentes e pesquisadores.
Cumpre-se ressaltar o cunho fomentador de opinião crítica, debate social e percepção do sujeito na coletividade atual que engloba esta pesquisa. Isso porque se pode afirmar de antemão que a dramaturgia que surge a partir do final do século XX toca diretamente nos problemas que a sociedade ocidental enfrenta. Seja sob a forma de discurso mais político, ou poético, ou de denúncia. Os colaboradores poderão assim pensar sobre o espaço que esta literatura dramática ocupa no desafio de encarar a atualidade e perceber o quanto o teatro é capaz de fomentar críticas e levantar reflexões.
Por fim, a pesquisa realizada pelo grupo sempre atingirá pessoas externas a ele, já que a proposta prevê atividades de disseminação de resultados: através de leituras, ações literárias, entre outros.
Metodologia
A metodologia de trabalho do projeto de pesquisa compreende diferentes atividades que ocorrerão simultaneamente. Em sua maioria, as atividades caracterizam-se por estudos teóricos, sendo apenas a que diz respeito às leituras dramáticas de cunho cênico-prático:
- estudos teóricos coletivos acerca da poética, conceitos e características da literatura dramática contemporânea. Serão levantados estudiosos que se debruçam sobre o tema, com proposições de leituras individuais de capítulos de livros e artigos, que serão debatidas pelo grupo em seus encontros.
- estudos sobre autores e autoras teatrais contemporâneos. Leitura, análise de peças teatrais, discussões coletivas relacionando os conceitos teóricos às características de peças teatrais selecionadas. Levantamento de temas relativos à sociedade atual a partir da dramaturgia.
- estudos sobre formação de leitores e propostas de ações literárias para disseminação da pesquisa.
- apresentação de de leituras dramáticas públicas com atuação dos colaboradores (concepção, ensaios/jogos com exercícios de leitura, apresentações públicas e bate-papo com espectadores).
- estudos teóricos coletivos acerca da poética, conceitos e características da literatura dramática contemporânea. Serão levantados estudiosos que se debruçam sobre o tema, com proposições de leituras individuais de capítulos de livros e artigos, que serão debatidas pelo grupo em seus encontros.
- estudos sobre autores e autoras teatrais contemporâneos. Leitura, análise de peças teatrais, discussões coletivas relacionando os conceitos teóricos às características de peças teatrais selecionadas. Levantamento de temas relativos à sociedade atual a partir da dramaturgia.
- estudos sobre formação de leitores e propostas de ações literárias para disseminação da pesquisa.
- apresentação de de leituras dramáticas públicas com atuação dos colaboradores (concepção, ensaios/jogos com exercícios de leitura, apresentações públicas e bate-papo com espectadores).
Indicadores, Metas e Resultados
O projeto pretende ampliar o alcance dos estudos sobre dramaturgia no âmbito da universidade, desenvolvendo publicações na área e disseminando seus resultados através destas, bem como das leituras dramáticas realizadas publicamente. O acesso a obras e autores até então desconhecidos diversifica e qualifica os estudos na área. Além disso, fomenta a formação de pesquisadores de iniciação científica, com a participação de estudantes da graduação como protagonistas no estudo da literatura dramática contemporânea.
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
ALICE SILVA DE AZEVEDO | |||
ANGÉLI OLACHEA DE OLIVEIRA | |||
ARTHUR DOS REIS REZER | |||
Adriel Porto Dias | |||
BRENDA SENEME GOBBI | |||
CAMILLE QUINTANA CAMPOS | |||
CANDIDA REIS CANIELAS | |||
CAROLINA ALVES | |||
CLEUSA MARIA DUARTE | |||
DANIELE BEIERSDORF JESKE | |||
EDUARDA PEREIRA | |||
EDUARDO POSSIDONIO DOS SANTOS | |||
ELIZANDRA BENGO SOARES DA ROSA | |||
ELOISA BERNARDI ZAMBONI | |||
ERICA DE OLIVEIRA FERREIRA | |||
FERNANDA VIEIRA FERNANDES | 132 | ||
GABRIEL DOS SANTOS FALKENBERG | |||
GABRIELI MACHADO XAVIER | |||
GABRYEL PIONER | |||
GLORIA RODRIGUES DE OLIVEIRA | |||
GUSTAVO DA SILVA MACHADO | |||
INGRID SILVA DUARTE | |||
ISABELLE DE BORBA MARRINHAS DE ABREU | |||
JOAO PEDRO PEREIRA CAMARGO | |||
JOÃO VITOR SOARES | |||
JULIANA CAROLINE DA SILVA | |||
KARINE CAVALHEIRO DE LIMA | |||
KAROLINA DA ROSA MENDES | |||
KELVIN MARUM MACHADO | |||
KEVIN CASTRO WEITGENANT | |||
LORENA GOULART ZANETTI | |||
LUANA DA ROSA FRANZ | |||
LUCAS RIBEIRO GALHO | |||
MARIA EDUARDA FATTINI | |||
MARIO CELSO PEREIRA JUNIOR | |||
MARIO CELSO PEREIRA JUNIOR | |||
MILENA DE CASTRO VAZ | |||
MOIRA BEATRIZ ALBORNOZ STEIN | 5 | ||
MURILO DE AVILA ROLHANO | |||
MÁRVIN MACHADO DOS SANTOS | |||
NICOLE PIRES GONZALES | |||
RAFAELA DUTRA DA SILVA | |||
ROSANE OYARZABAL DALA RIVA | |||
ROSANGELA FACHEL DE MEDEIROS | 3 | ||
STÉFANO DA PAIXÃO SANTOS | |||
THALLES ECHEVERRY FEIJÓ |