Nome do Projeto
EDP Geométrica
Ênfase
Pesquisa
Data inicial - Data final
30/03/2020 - 30/03/2022
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Exatas e da Terra
Resumo
Nos últimos anos, vários problemas de Equações Diferenciais Parciais, motivados por problemas geométricos, vêm sendo estudados por pesquisadores de ambas as áreas. Estudos como os que envolvem superfícies de curvatura média constante assim como a energia de campos de vetores são exemplos de temas que envolvem Geometria e Equações Diferencias. Neste projeto, temos como objeto de estudo as variedades diferenciáveis, que a grosso modo, nada mais são do que uma generalização e extensão do conceito de superfícies. Estudos com estes refletem muitos resultados em Física, Economia e Engenharia. Muitas ações estão programadas neste projeto, podemos citar como principais norteadoras o estudo do problema de Dirichlet para o operador curvatura média constante, onde já obtemos alguns resultados publicados em revistas de grande nome internacional e também resultados que foram aceitos no ICM, International Congress of the Mathematicians, o maior e mais importante Congresso de Matemática do mundo, bem como o estudo da energia e volume de campos de vetores, assunto este, que não muito diferente do citado anteriormente também já deu como resultado publicações em revistas de grande impacto na matemática e apresentações de trabalhos em congressos de grande importância na área de geometria.

Objetivo Geral

Estudar e desenvolver resultados matemáticos que envolvam Geometria e Equações Diferenciais.

Justificativa

Devido a obtenção de resultados que foram aceitos para publicação em revistas de grande conceito internacional em matemática, e a boa aceitação do trabalho no maior congresso internacional da área, entendemos que o trabalho demonstrou significativa relevância , o que sugere darmos continuidade a esta pesquisa.

Metodologia

Estudos semanais dos assuntos que estão envolvidos na pesquisa;
Seminários semanais com a Professora Lisandra de Oliveira Sauer;
Encontros periódicos com pesquisadores da área;
Participação em Conferências, Eventos e Palestras que envolvam os assuntos da pesquisa.

Indicadores, Metas e Resultados

Pretendemos obter resultados inéditos no campo de Geometria Diferencial e Riemanniana, divulgando assim o nome da instituição no âmbito internacional na referida área;
Um dos impactos esperamos com isso é nos tornarmos habilitados para coorientar e/ ou orientar alunos de Pós-Graduação em Matemática com ênfase em Geometria;
A publicação de resultados oriundos desta pesquisa em revistas de significativo fator de impacto, fato de este que credencia o proponente a concorrer a uma bolsa produtividade na Área de Matemática.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
Adriana Vietmeier Nicoli
GIOVANNI DA SILVA NUNES22
Jackeline Conrado
LISANDRA DE OLIVEIRA SAUER20

Página gerada em 18/04/2024 21:15:39 (consulta levou 0.140343s)