Nome do Projeto
Os aspectos sociais e estéticos dos dramas de Beaumarchais
Ênfase
Pesquisa
Data inicial - Data final
26/03/2020 - 26/03/2024
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Linguística, Letras e Artes
Resumo
O drama dito burguês nasce no século XVIII francês como contraponto à divisão clássica das obras dramáticas entre tragédia e comédia. Se Diderot escreve aquela que é tida como a peça inaugural do "gênero sério", 'Le Fils naturel' (1757), as comédias moralisantes e sentimentais do segundo quartel do século já prefiguram alguns dos principais elementos do drama do célebre enciclopedista. Beaumarchais, conhecido sobretudo por suas comédias 'Le Barbier de Séville' (1775) e 'Le Mariage de Figaro' (1784), dá início à sua produção para o teatro com dois dramas : Eugénie (1767) - precedida de um texto teórico, 'Essai sur la genre dramatique sérieux' - e 'Les Deux Amis' (1770). Nessas peças, o autor busca uma expressão dramática mais realista por meio da representação de relações familiares marcadas sobretudo pelas questões financeiras, pelo sentimentalismo e pelo apego à virtude. Apesar da indiferença com que seus dois primeiros dramas são acolhidos, Beaumarchais decide criar um drama, 'La Mère coupable' (1792), para fechar a sua trilogia de Figaro, da qual também fazem parte suas duas comédias de sucesso.
Tendo em vista a preocupação de autores importantes da literatura francesa em renovar a prática teatral com base no drama e a relação deste com a ascensão social burguesa na França do século das Luzes, este projeto pretende estudar em que medida o drama de Beaumarchais dialoga com os discursos estéticos e sociais da época de sua produção. Para tanto, os três dramas desse autor (Eugénie, Les Deux Amis e La Mère coupable) serão analisados do ponto de vista de seus aspectos formais e de sua filiação literária, bem como do ponto de vista da representação dramática de temas trazidos no bojo do aburguesamento das relações sociais no século da Revolução.
Espera-se que este estudo contribua para determinar a devida importância de um gênero que, mesmo relegado a um plano secundário da produção dramática francesa, concentra as principais preocupações estéticas do século XVIII, além de fornecer uma representação dramática original dos novos valores sociais que surgem com a intensificação das relações entre nobres e burgueses na sociedade francesa dessa mesma época.
Objetivo Geral
Este projeto tem como objetivo geral estudar de que maneira os dramas de Beaumarchais incorporam as discussões estéticas a respeito do teatro no século XVIII, notadamente as propostas por Diderot, e representam os conflitos ideológicos decorrentes das novas relações sociais que se estabelecem ao longo do Antigo Regime e que atingem seu ápice nas décadas anteriores a Revolução Francesa.
Justificativa
Ao longo do século XVIII francês, a burguesia tem uma trajetória marcadamente ascendente do ponto de vista social e financeiro (MILLIOT, 1992; TARRADE, 1996), o que se reflete na maneira como essa classe e seus valores são representados esteticamente no teatro (LEON, 1999; SZONDI, 2004), expressão artística que integra a nova socaibilidade urbana. Se 'Turcaret' (1709), de Lesage, retoma a tradição de ridicularizar o burguês imortalizada por Molière no seu 'Le Bourgeois gentilhomme' (1670) , as comédias sentimentais e o próprio drama burguês encarregam-se de fazer da burguesia e de seu modo de vida o grande modelo de conduta moral do indivíduo.
Num contexto em que a realidade social de uma classe e sua expressão estética convergem aparentemente, parece, mais do que nunca, adequado interrogar-se acerca das modalidades de interação entre a arte e o real.
O drama do século XVIII não somente tematiza o burguês no momento em que os centros urbanos franceses são animados pelo aumento das atividades comerciais (comércio colonial) e pela centralização administrativa empreendida pela monarquia absoluta, mas ele também integra elementos da ideologia burguesa, como o sensualismo, à sua concepção estética. Nesse sentido, parece justificar-se o resgate de uma parte relegada da obra de exponentes da literatura como Diderot e Beaumarchais (DIDIER, 1994) que se desdobra ao longo de toda a segunda metade do século XVIII e que pode servir de base para uma nova compreensão do modo como a ideologia burguesa disputa a hegemonia cultural no século das Luzes.
Num contexto em que a realidade social de uma classe e sua expressão estética convergem aparentemente, parece, mais do que nunca, adequado interrogar-se acerca das modalidades de interação entre a arte e o real.
O drama do século XVIII não somente tematiza o burguês no momento em que os centros urbanos franceses são animados pelo aumento das atividades comerciais (comércio colonial) e pela centralização administrativa empreendida pela monarquia absoluta, mas ele também integra elementos da ideologia burguesa, como o sensualismo, à sua concepção estética. Nesse sentido, parece justificar-se o resgate de uma parte relegada da obra de exponentes da literatura como Diderot e Beaumarchais (DIDIER, 1994) que se desdobra ao longo de toda a segunda metade do século XVIII e que pode servir de base para uma nova compreensão do modo como a ideologia burguesa disputa a hegemonia cultural no século das Luzes.
Metodologia
Nossa pesquisa lança mão de uma abordagem das obras estudadas que se articula em três etapas: Primeiramente, faremos uma apreensão inicial dos principais temas do drama de Beaumarchais submetendo cada uma das peças estudadas a uma análise dramatológica que percorrerá as categorias de tempo, espaço, ação e personagens (PRUNER, 2010). Em seguida, por meio de pesquisa bibliográfica e análises comparativas, determinaremos as fontes estéticas dos dramas de Beaumarchais (DIDIER, 1994; GOLDZINK, 2000) e relacioná-los-emos com a teoria e a prática do drama na França do século XVIII (DIDEROT, 2005; SZONDI, 2004). Finalmente, investigaremos de que maneira os principais fatos sociais e históricos da época de produção (e recepção inicial) dessas obras influenciam a representação da realidade pelo drama burguês por meio de análises fundamentadas em uma extensa pesquisa bibliográfica de fontes teóricas (a serem determinadas conforme o aprofundamento da pesquisa), sociológicas e históricas (DUBY e MANDROU, 1968 ; MIQUEL, 1976).
Durante todo o projeto, haverá reuniões periódicas com os alunos que vierem a integrá-lo a fim de orientá-los na realização das leituras, fichamentos e análises que devem ter lugar a cada etapa da pesquisa. Tais reuniões serão também o momento de socialização de conhecimentos e de planejamento das ações de divulgação do projeto.
Durante todo o projeto, haverá reuniões periódicas com os alunos que vierem a integrá-lo a fim de orientá-los na realização das leituras, fichamentos e análises que devem ter lugar a cada etapa da pesquisa. Tais reuniões serão também o momento de socialização de conhecimentos e de planejamento das ações de divulgação do projeto.
Indicadores, Metas e Resultados
Espera-se que, a cada etapa do projeto, seja possível divulgar os resultados parciais em eventos acadêmicos da área de Letras ou afins. À medida que o projeto se aproximar da sua fase final, pretende-se submeter um ou mais artigos de maior fôlego a períodiódicos especializados com a finalidade de dar publicidade aos principais resultados da pesquisa.
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
DANIELA RIBEIRO CUNHA | |||
DEIVIDI SILVA BLANK | 10 | ||
LILIAN BECKER OLIVEIRA | |||
LUIZA PEREIRA HOLBIG | |||
NATÁLIA ARGOUD DIAS | |||
STEPHANY MACHADO BARBOSA | |||
STEPHANY MACHADO BARBOSA |