Nome do Projeto
VETTOX - GRUPO DE ESTUDOS EM TOXICOLOGIA VETERINÁRIA
Ênfase
Ensino
Data inicial - Data final
25/02/2020 - 25/02/2021
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Agrárias
Resumo
O projeto de ensino “VETOX” tem como principal objetivo, abranger uma área da medicina Veterinária pouco valorizada, a toxicologia. Além disso, o grupo se faz importante para criar um senso crítico nos discentes quanto à aplicação clínica e tratamento de animais acometidos por intoxicações.

Objetivo Geral

Promover um encontro semanal de discentes do curso de graduação em Medicina Veterinária, para a discussão de temas de toxicologia, por meio de seminários, palestras e trocas de experiências.

Justificativa

Faz-se necessária a criação desse grupo, pois esta é uma área de pouco conhecimento dos discentes e, atualmente, os casos de intoxicação em animais de companhia tem sido cada vez mais comuns, portanto os futuros profissionais precisarão estar preparados e ter pleno conhecimento de como identificar e agir frente a um quadro clínico de intoxicação. Portanto, esse grupo, visa tornar a toxicologia uma disciplina de maior importância no meio acadêmico.

Metodologia

Serão ministradas aulas com conteúdos voltados ao estudo da toxicologia, como intoxicações em animais de companhia, intoxicações em animais e, pets exóticos, as aulas serão planejadas e ministradas pela professora responsável pela disciplina e os discentes participarão de maneira ativa colaborando com o pleno desenvolvimento da disciplina e por meio do desenvolvimento de seminários e discussão de casos clínicos. Relatos clínicos, revisões de literatura e confecção de estudos abrangendo o conteúdo, serão confeccionados e submetidos à apresentação na Semana Integrada de Ensino, Pesquisa e Extensão- Ufpel e outros eventos da área. Serão promovidas semanas de palestras com profissionais da área que abranja os discentes e, além dos limites físicos da universidade, abranja também a comunidade.

Indicadores, Metas e Resultados

Espera-se desenvolver raciocínio crítico nos discentes do curso de Medicina Veterinária, aumentar a produção literária acerca destes assuntos e, também, despertar interesse nos discentes sobre a especialidade que se faz cada vez mais importante na rotina dos atuais e futuros médicos veterinários.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
BRENDA MADRUGA ROSA
CAROLINE CASTAGNARA ALVES
DANIELE WEBER FERNANDES
EDUARDO GONÇALVES DA SILVA
FRANCESCA LOPES ZIBETTI
GUILHERME ALBUQUERQUE DE OLIVEIRA CAVALCANTI4
MATHEUS DE AZEVEDO SOARES
MAYSA SEIBERT DE LEÃO
MICHAELA MARQUES ROCHA
PAULA PRISCILA CORREIA COSTA4
THAIS CRISTINA VANN
THAÍSSA PELLEGRIN DE ARAUJO

Página gerada em 07/07/2022 05:01:53 (consulta levou 0.072445s)