Nome do Projeto
Pro-Crescer: Programa de acompanhamento do desenvolvimento neuropsicomotor de prematuros
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
01/04/2017 - 09/08/2029
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências da Saúde
Eixo Temático (Principal - Afim)
Saúde / Educação
Linha de Extensão
Infância e adolescência
Resumo
Esse programa tem como finalidade acompanhar o desenvolvimento neuropsicomotor de prematuros nascidos na cidade de Pelotas e região do nascimento aos 7 anos de idade, possibilitando a promoção da saúde e a identificação precoce de possíveis atrasos de desenvolvimento. Sendo um programa de extensão vinculado ao ensino, também será papel do Pro-Crescer proporcionar aos alunos dos cursos da área da saúde da Universidade Federal de Pelotas o aprendizado das praticas clínicas específicas de cada área e da atuação multiprofissional.
Objetivo Geral
Acompanhar o desenvolvimento neuropsicomotor de prematuros e bebês de baixo e muito baixo peso desde o nascimento até os 7 anos de idade.
Justificativa
O crescente avanço nas tecnologias na assistência prestada ao recém-nascido prematuro ou de baixo peso fez com que a taxa de sobrevida aumentasse. Contudo, ao nascimento pode-se identificar diversos problemas em relação à saúde em função da fragilidade física e imunológica, imaturidade orgânica, necessidade de procedimentos invasivos ou, até mesmo, apresentar doenças que podem deixar sequelas permanentes. A prematuridade pode gerar atraso de desenvolvimento e crescimento, problemas auditivos e visuais, alterações sensório- motoras com problemas posturais, de tônus e coordenação motora, assim como também riscos para o desenvolvimento cognitivo e comportamental no decorrer do desenvolvimento infantil que devem ser acompanhadas visando a intervenção precoce para estimular o desenvolvimento e aquisição de habilidades dos prematuros. Em função destas questões, o governo brasileiro vem estimulando os estados a qualificarem à atenção à saúde dos bebês e crianças através de programas como a Rede Cegonha, Rede Amamenta Brasil, Método Mãe Canguru, entre outros. Todo programa de seguimento da criança de alto risco, para ser bem sucedido, deverá ser iniciado durante a internação hospitalar e a organização do seguimento ambulatorial é fundamental que se realize um trabalho multidisciplinar. É importante que estes bebês sejam acompanhados, no mínimo até os 7 anos de idade, por diversos profissionais que compõem a equipe de saúde como pediatras, neurologistas, fisiatras, terapeutas ocupacionais, fisioterapeutas, psicólogos, enfermeiros, fonoaudiólogos, nutricionistas, entre outros. Neste sentido, se torna interessante o desenvolvimento de um programa que congregue os diversos cursos da Universidade Federal de Pelotas visando a promoção da saúde dos prematuros.
Metodologia
O Pro-Crescer será coordenado por professor do Curso de Terapia Ocupacional tendo como colaboradores professores de outros cursos, assim como técnicos do Hospital Escola de Pelotas e alunos da Universidade Federal de Pelotas. Outros profissionais serão agregados ao grupo principal durante o seguimento do programa. Em seu pleno desenvolvimento almeja-se que a equipe completa se assemelhe à proposta pela Sociedade Brasileira de Pediatria, com os seguintes profissionais e funções:
- Pediatra/Neuropediatra/Neonatologista: Avaliação de crescimento e desenvolvimento; manejo de intercorrências clínicas em geral
- Terapeuta Ocupacional: Avaliação de desenvolvimento neuropsicomotor; identificar capacidades funcionais e desempenho ocupacional; realizar a interface entre escolar e família na perspectiva da inclusão.
- Psicóloga: Avaliação de neurodesenvolvimento com escalas específicas; triagem e intervenção em de problemas comportamentais.
- Fonoaudiólogo: Avaliar potencial auditivo, questões de deglutição, problemas de linguagem e fonação.
- Nutricionista: Aconselhamento sobre aleitamento materno e alimentação complementar; manejo de problemas de crescimento; e necessidade de dietas específicas.
- Assistente social: manejo de problemas sociais e direcionamento para solução
- Enfermagem: controle dos medicamentos em uso, orientações gerais sobre prevenção em saúde.
E outros profissionais que serão acionados quando houver demandas específicas: Fisiatra (manejo a longo prazo de sequelas motoras), Oftalmologista (avaliação de acuidade visual e outros; prevenção e seguimento de doenças já diagnosticadas), entre outros.
Etapa I: Convite para participar do Programa e orientações multiprofissionais:
Tão logo o recém-nascido esteja preparado para alta hospitalar (coordenando sucção-deglutição, alimentação via oral e controle adequado de temperatura) a Equipe I convidará a família a participar do Pro-desenvolver. Esta equipe será composta por alunos dos cursos de Medicina, Terapia Ocupacional, Psicologia, Enfermagem e Nutrição. Este acompanhamento inicial deverá ser realizado até duas semanas antes da alta hospitalar, com o objetivo de preparar da melhor forma possíveis os pais e familiares.
Neste momento serão realizadas atividades pertinentes a cada área específica como orientações quanto à saúde do bebê, organização da rotina e medicações, orientações para observação e estímulos ao desenvolvimento normal, adequação da família ao novo integrante e orientações de amamentação/alimentação. Nesta mesma etapa também serão marcadas das primeiras visitas de retorno da família ao Pro-Desenvolver.
Esta etapa é acompanhada por um professor de cada área responsáveis por organizar as atividades multiprofissionais com os alunos.
Etapa II: Atendimento ambulatorial
Os atendimentos ambulatoriais serão realizados conforme recomenda a Sociedade Brasileira de Pediatria, vale ressaltar que a família deve manter seus atendimentos já agendados com outros profissionais como da equipe da Unidade Básica de Saúde de referencia ou particulares. O intuito deste programa é o acompanhamento do desenvolvimento global da criança. O cronograma de visitas pré-estabelecido está abaixo:
1ª visita: 7 a 10 dias após a alta hospitalar
Equipe coordenadora: medico pediatra/neonatologista e enfermagem
Equipe prática: alunos de graduação de medicina e enfermagem
Atividade: revisão da história clínica, identificação de fatores de risco para atraso de desenvolvimento, avaliação de dados antropométricos; revisão de medicação e orientações gerais à família.
Revisões mensais: Até 6 meses de idade corrigida
Medicina: Todos os meses
Atividade: revisão da história clínica, identificação de fatores de risco para atraso de desenvolvimento, avaliação de dados antropométricos; revisão de medicação e orientações gerais à família.
Terapia Ocupacional: 3 e 6 meses de vida
Atividade: Avaliação de desenvolvimento neuropsicomotor
Nutrição: 6 meses
Atividade: Preparação e orientações para alimentação complementar
Psicologia: 6 meses
Atividade: Orientações e avaliaçãoo da família; avaliação de neurodesenvolvimento
Outros profissionais conforme demanda.
Revisões bimestrais ou trimestrais: 6 meses á 12 meses de idade corrigida
Medicina: Todos os meses
Atividade: revisão da história clínica, identificação de fatores de risco para atraso de desenvolvimento, avaliação de dados antropométricos; revisão de medicação e orientações gerais à família.
Terapia Ocupacional: 6, 9 e12 meses
Atividade: Avaliação de desenvolvimento neuropsicomotor, avaliação de capacidade funcional
Nutrição: 6, 9 e12 meses
Atividade: Avaliação da alimentação complementar
Psicologia: 6 meses e 12 meses
Atividade: Orientações e avaliação da família; avaliação de neurodesenvolvimento
Fonoaudiologia: 6 e 12 meses
Atividade: Avaliação de potencial auditivo e linguagem
Outros profissionais conforme demanda.
Revisões trimestrais: 13 a 24 meses de idade corrigida
Medicina: 15, 18, 21 e 24 meses
Atividade: revisão da história clínica, identificação de fatores de risco para atraso de desenvolvimento, avaliação de dados antropométricos; revisão de medicação e orientações gerais à família.
Terapia Ocupacional: 15, 18, 21 e 24 meses
Atividade: Avaliação de desenvolvimento neuropsicomotor, avaliação de capacidade funcional; orientação aos pais quanto ao desenvolvimento infantil normal e atividades estimuladoras.
Nutrição: 18 e 24 meses
Atividade: Avaliação da alimentação complementar
Psicologia: 18 e 24 meses
Atividade: Orientações e avaliação da família; avaliação de neurodesenvolvimento
Fonoaudiologia: 18 e 24 meses
Atividade: Avaliação de potencial auditivo e linguagem
Outros profissionais conforme demanda.
Revisões semestrais: 2 a 4 anos de idade cronológica
Medicina: 15, 18, 21 e 24 meses
Atividade: revisão da história clínica, identificação de fatores de risco para atraso de desenvolvimento, avaliação de dados antropométricos; revisão de medicação e orientações gerais à família.
Terapia Ocupacional: 15, 18, 21 e 24 meses
Atividade: Avaliação de desenvolvimento neuropsicomotor, avaliação de capacidade funcional; orientação aos pais quanto ao desenvolvimento infantil normal e atividades estimuladoras. avaliação da escola para inclusão, se necessário
Nutrição: 18 e 24 meses
Atividade: Avaliação da alimentação complementar, orientações de alimentação saudável, avaliações antropométricas
Psicologia: 18 e 24 meses
Atividade: Orientações e avaliação da família; avaliação de neurodesenvolvimento, identificação das questões escolares
Fonoaudiologia: 18 e 24 meses
Atividade: Avaliação e estímulo da linguagem
Outros profissionais conforme demanda.
Revisões anuais: 4-7 anos e 11 meses
Medicina
Atividade: revisão da história clínica, identificação de fatores de risco para atraso de desenvolvimento, avaliação de dados antropométricos; revisão de medicação e orientações gerais à família.
Terapia Ocupacional
Atividade: Avaliação de desenvolvimento neuropsicomotor, avaliação de capacidade funcional; orientação aos pais quanto ao desenvolvimento infantil normal e atividades estimuladoras. avaliação da escola para inclusão, se necessário
Nutrição
Atividade: Avaliação da alimentação complementar, orientações de alimentação saudável, avaliações antropométricas
Psicologia
Atividade: Orientações e avaliação da família; avaliação de neurodesenvolvimento, identificação das questões escolares
Fonoaudiologia
Atividade: Avaliação e estímulo da linguagem
Outros profissionais conforme demanda.
Etapas contínuas: Serão realizadas atividades de grupo contínuas, não obrigatórias, que servirão de suporte e tática de estimular a adesão ao Programa. Estes grupos serão realizados de forma multiprofissional, com profissionais e estudantes de campos diferentes da área da saúde.
Grupo de pais e cuidadores: grupo de apoio à situações de difícil aceitação, acompanhamento psicológico e emocional.
Grupo de orientações de estimulação precoce: Após avaliação de desenvolvimento neurpsicomotor, serão encaminhados para este grupo as crianças que apresentaram desenvolvimento alterado e seus pais para orientações.
Grupo de orientações de atividades cotidianas: Grupo para desenvolver habilidades das crianças acima de 24 meses para estimular a independência nas atividades cotidianas.
Grupo de prevenção de saúde: orientações sobre o cuidado quanto à problemas comuns à prematuros (problemas respiratórios, visuais, auditivos), realização de vacinas
- Pediatra/Neuropediatra/Neonatologista: Avaliação de crescimento e desenvolvimento; manejo de intercorrências clínicas em geral
- Terapeuta Ocupacional: Avaliação de desenvolvimento neuropsicomotor; identificar capacidades funcionais e desempenho ocupacional; realizar a interface entre escolar e família na perspectiva da inclusão.
- Psicóloga: Avaliação de neurodesenvolvimento com escalas específicas; triagem e intervenção em de problemas comportamentais.
- Fonoaudiólogo: Avaliar potencial auditivo, questões de deglutição, problemas de linguagem e fonação.
- Nutricionista: Aconselhamento sobre aleitamento materno e alimentação complementar; manejo de problemas de crescimento; e necessidade de dietas específicas.
- Assistente social: manejo de problemas sociais e direcionamento para solução
- Enfermagem: controle dos medicamentos em uso, orientações gerais sobre prevenção em saúde.
E outros profissionais que serão acionados quando houver demandas específicas: Fisiatra (manejo a longo prazo de sequelas motoras), Oftalmologista (avaliação de acuidade visual e outros; prevenção e seguimento de doenças já diagnosticadas), entre outros.
Etapa I: Convite para participar do Programa e orientações multiprofissionais:
Tão logo o recém-nascido esteja preparado para alta hospitalar (coordenando sucção-deglutição, alimentação via oral e controle adequado de temperatura) a Equipe I convidará a família a participar do Pro-desenvolver. Esta equipe será composta por alunos dos cursos de Medicina, Terapia Ocupacional, Psicologia, Enfermagem e Nutrição. Este acompanhamento inicial deverá ser realizado até duas semanas antes da alta hospitalar, com o objetivo de preparar da melhor forma possíveis os pais e familiares.
Neste momento serão realizadas atividades pertinentes a cada área específica como orientações quanto à saúde do bebê, organização da rotina e medicações, orientações para observação e estímulos ao desenvolvimento normal, adequação da família ao novo integrante e orientações de amamentação/alimentação. Nesta mesma etapa também serão marcadas das primeiras visitas de retorno da família ao Pro-Desenvolver.
Esta etapa é acompanhada por um professor de cada área responsáveis por organizar as atividades multiprofissionais com os alunos.
Etapa II: Atendimento ambulatorial
Os atendimentos ambulatoriais serão realizados conforme recomenda a Sociedade Brasileira de Pediatria, vale ressaltar que a família deve manter seus atendimentos já agendados com outros profissionais como da equipe da Unidade Básica de Saúde de referencia ou particulares. O intuito deste programa é o acompanhamento do desenvolvimento global da criança. O cronograma de visitas pré-estabelecido está abaixo:
1ª visita: 7 a 10 dias após a alta hospitalar
Equipe coordenadora: medico pediatra/neonatologista e enfermagem
Equipe prática: alunos de graduação de medicina e enfermagem
Atividade: revisão da história clínica, identificação de fatores de risco para atraso de desenvolvimento, avaliação de dados antropométricos; revisão de medicação e orientações gerais à família.
Revisões mensais: Até 6 meses de idade corrigida
Medicina: Todos os meses
Atividade: revisão da história clínica, identificação de fatores de risco para atraso de desenvolvimento, avaliação de dados antropométricos; revisão de medicação e orientações gerais à família.
Terapia Ocupacional: 3 e 6 meses de vida
Atividade: Avaliação de desenvolvimento neuropsicomotor
Nutrição: 6 meses
Atividade: Preparação e orientações para alimentação complementar
Psicologia: 6 meses
Atividade: Orientações e avaliaçãoo da família; avaliação de neurodesenvolvimento
Outros profissionais conforme demanda.
Revisões bimestrais ou trimestrais: 6 meses á 12 meses de idade corrigida
Medicina: Todos os meses
Atividade: revisão da história clínica, identificação de fatores de risco para atraso de desenvolvimento, avaliação de dados antropométricos; revisão de medicação e orientações gerais à família.
Terapia Ocupacional: 6, 9 e12 meses
Atividade: Avaliação de desenvolvimento neuropsicomotor, avaliação de capacidade funcional
Nutrição: 6, 9 e12 meses
Atividade: Avaliação da alimentação complementar
Psicologia: 6 meses e 12 meses
Atividade: Orientações e avaliação da família; avaliação de neurodesenvolvimento
Fonoaudiologia: 6 e 12 meses
Atividade: Avaliação de potencial auditivo e linguagem
Outros profissionais conforme demanda.
Revisões trimestrais: 13 a 24 meses de idade corrigida
Medicina: 15, 18, 21 e 24 meses
Atividade: revisão da história clínica, identificação de fatores de risco para atraso de desenvolvimento, avaliação de dados antropométricos; revisão de medicação e orientações gerais à família.
Terapia Ocupacional: 15, 18, 21 e 24 meses
Atividade: Avaliação de desenvolvimento neuropsicomotor, avaliação de capacidade funcional; orientação aos pais quanto ao desenvolvimento infantil normal e atividades estimuladoras.
Nutrição: 18 e 24 meses
Atividade: Avaliação da alimentação complementar
Psicologia: 18 e 24 meses
Atividade: Orientações e avaliação da família; avaliação de neurodesenvolvimento
Fonoaudiologia: 18 e 24 meses
Atividade: Avaliação de potencial auditivo e linguagem
Outros profissionais conforme demanda.
Revisões semestrais: 2 a 4 anos de idade cronológica
Medicina: 15, 18, 21 e 24 meses
Atividade: revisão da história clínica, identificação de fatores de risco para atraso de desenvolvimento, avaliação de dados antropométricos; revisão de medicação e orientações gerais à família.
Terapia Ocupacional: 15, 18, 21 e 24 meses
Atividade: Avaliação de desenvolvimento neuropsicomotor, avaliação de capacidade funcional; orientação aos pais quanto ao desenvolvimento infantil normal e atividades estimuladoras. avaliação da escola para inclusão, se necessário
Nutrição: 18 e 24 meses
Atividade: Avaliação da alimentação complementar, orientações de alimentação saudável, avaliações antropométricas
Psicologia: 18 e 24 meses
Atividade: Orientações e avaliação da família; avaliação de neurodesenvolvimento, identificação das questões escolares
Fonoaudiologia: 18 e 24 meses
Atividade: Avaliação e estímulo da linguagem
Outros profissionais conforme demanda.
Revisões anuais: 4-7 anos e 11 meses
Medicina
Atividade: revisão da história clínica, identificação de fatores de risco para atraso de desenvolvimento, avaliação de dados antropométricos; revisão de medicação e orientações gerais à família.
Terapia Ocupacional
Atividade: Avaliação de desenvolvimento neuropsicomotor, avaliação de capacidade funcional; orientação aos pais quanto ao desenvolvimento infantil normal e atividades estimuladoras. avaliação da escola para inclusão, se necessário
Nutrição
Atividade: Avaliação da alimentação complementar, orientações de alimentação saudável, avaliações antropométricas
Psicologia
Atividade: Orientações e avaliação da família; avaliação de neurodesenvolvimento, identificação das questões escolares
Fonoaudiologia
Atividade: Avaliação e estímulo da linguagem
Outros profissionais conforme demanda.
Etapas contínuas: Serão realizadas atividades de grupo contínuas, não obrigatórias, que servirão de suporte e tática de estimular a adesão ao Programa. Estes grupos serão realizados de forma multiprofissional, com profissionais e estudantes de campos diferentes da área da saúde.
Grupo de pais e cuidadores: grupo de apoio à situações de difícil aceitação, acompanhamento psicológico e emocional.
Grupo de orientações de estimulação precoce: Após avaliação de desenvolvimento neurpsicomotor, serão encaminhados para este grupo as crianças que apresentaram desenvolvimento alterado e seus pais para orientações.
Grupo de orientações de atividades cotidianas: Grupo para desenvolver habilidades das crianças acima de 24 meses para estimular a independência nas atividades cotidianas.
Grupo de prevenção de saúde: orientações sobre o cuidado quanto à problemas comuns à prematuros (problemas respiratórios, visuais, auditivos), realização de vacinas
Indicadores, Metas e Resultados
- Construção de uma rede de atenção ao bebê/criança prematura
- Potencializar a prática multi e interdisciplinar entre os alunos de graduação e pós-graduação da UFPel
- Identificar atraso de desenovlvimento neuropsicomotor
- Proporcionar intervenção precoce quando identificado sequelas associadas à prematuridade visando prevenção e tratamento.
- Orientar a família quanto ao desenvolvimento neuropsicomotor normal e os cuidados para prevenção de anormalidades.
- Identificar problemas e dificuldades no desempenho e na inclusão escolar
- Organizar grupos de orientações às famílias
- Identificar os fatores de risco de evasão e a reintegração do paciente ao programa
- Proporcionar espaço para realização de pesquisas e publicações sobre o tema evidenciando a pesquisa científica.
- Potencializar a prática multi e interdisciplinar entre os alunos de graduação e pós-graduação da UFPel
- Identificar atraso de desenovlvimento neuropsicomotor
- Proporcionar intervenção precoce quando identificado sequelas associadas à prematuridade visando prevenção e tratamento.
- Orientar a família quanto ao desenvolvimento neuropsicomotor normal e os cuidados para prevenção de anormalidades.
- Identificar problemas e dificuldades no desempenho e na inclusão escolar
- Organizar grupos de orientações às famílias
- Identificar os fatores de risco de evasão e a reintegração do paciente ao programa
- Proporcionar espaço para realização de pesquisas e publicações sobre o tema evidenciando a pesquisa científica.
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
ALINE APARECIDA DE SOUZA OLIVEIRA | |||
ALINE GOMES KRÜGER | |||
ALINE PEREIRA FERNANDES | |||
ALINE VIEGAS SARTORI | |||
AMANDA CORRÊA BOTELHO | |||
AMANDA PEREIRA DE MOURA JAMBEIRO | |||
ANA PAULA DOS SANTOS DUARTE | |||
ANDRELINE LEDEBUHR NEITZKE | |||
ANDRESSA DE OLIVEIRA VALENTE MACHADO | |||
ANNIE NORNBERG DE SOUZA | |||
AUGUSTO DA SILVA BANDEIRA DIOGO FERNANDES | |||
BARBARA OLIVEIRA VIEIRA SARAIVA | |||
BEATRIZ DOS SANTOS PAES | |||
BIANCA DA LUZ NUNES | |||
BRUNA DOS SANTOS PETER | |||
BRUNA IRIGONHE RAMOS | |||
BRUNA KRUGER AFONSO | |||
CAMILA SCHANDER DA ROCHA | |||
CAMILE SILVA RIBEIRO | |||
CARLOS EDUARDO DIAS DA SILVA | |||
CAROLINA FERREIRA SCHIAVON | |||
CECÍLIA PEGAS BRUM | |||
CHAIANE SARAIVA MEIRELLES | |||
DANIELE SAYURI WARICODA HORAGUTI | |||
DENISELE RAMSON DRAWANZ | |||
DIENIFER DA SILVA GARCIA | |||
DIEVANA BARBOSA RIBEIRO | |||
EDUARDA NACHTIGALL DOS SANTOS | |||
EDUARDA SOCOOWSKI HERNANDES MIRAPALHETA PIRES | |||
EDUARDA VIANA NEVES | |||
ELLEN CHAIANE BLANK LUDTKE | |||
EMAQUIÉLE CORRÊA DE AZAMBUJA | |||
ETIANE ROXO PONS | |||
FATIMA MORGANA HÜTTNER | |||
GABRIELA ROCHA CARLOS VARES | |||
GABRIELA SPIERING RIBEIRO | |||
GEISE CRISTIANE KUSSLER DOS SANTOS | |||
GEOVANA DA ROSA GOMES | |||
GIOVANA POZZA | |||
GIOVANNA VALENTE MENDES | |||
GISELE DA SILVA NASCENTE LOPES | |||
ISABELLA RODRIGUES CLAVIJO DE SOUZA | |||
ISABELLE DA COSTA ESLABAO OLIVEIRA | |||
ISADORA KEFALAS | |||
ISADORA RAMOS DE FREITAS | |||
IÁDINI DA SILVA DORING | |||
JACIARA CARVALHO LIMA | |||
JAYNE GABRIELA DOS SANTOS RODRIGUES | |||
JESSICA CRISTINA SERRA | |||
JESSICA LEMOES DIAS | |||
JULIA CORNELIO FORI | |||
JULIA MENDES NOGUEIRA | |||
JÉSSICA VERAS ARAUJO | |||
JÚLIA BRASIL MARQUES | |||
KATHARYNE FIGUEIREDO ELESBÃO | |||
KAUHANA KOWALEK | |||
KÊNIA ROBE MEDRAN | |||
LARISSA GOUVEA SOARES | |||
LAURA CARDIA PEREIRA BORGES | |||
LAURA DA SILVA STOCKER | |||
LAUREN ALVES DA CUNHA | |||
LAUREN PEREIRA CASTRO | |||
LOHANA MARTINS PEREIRA | |||
LUIZA DA SILVA ANTORIA WIENER | |||
LUIZA ORTIZ JORES | |||
LUIZA SCHWANCK FERNANDES | |||
LUIZA WINKEL DAVILA VIGHI | |||
MAITE MACHADO ZIGLIA | |||
MARCELA KNUTH GAYER | |||
MARCELLI DIAS JARDIM | |||
MARCOS EDUARDO DOS SANTOS HACKBART | |||
MARIA VICTORIA MOTTA DA COSTA | |||
MARIANA GOMES RIBEIRO | |||
MARIANA TOURINHO VARGAS | |||
MARTA TEIXEIRA DA COSTA | |||
MILENA CLASEN CAMPELO | |||
MIRNA DE MARTINO DAS CHAGAS | |||
MONIQUE MADAYL FERREIRA | |||
NAIANA ALVES OLIVEIRA | |||
NATALIA SILVEIRA MARTINS | |||
NATANE MADRUGA LEITE DE OLIVEIRA | |||
NATHALIA FONTELLA STURBELLE | |||
NICOLE RUAS GUARANY | 135 | ||
NINA CARDOZO DA SILVA | |||
OCTÁVIO MOREIRA FIALHO BISNETO | |||
PALOMA BAIRROS FERREIRA | |||
PATRÍCIA INSAURRIAGA RIBEIRO | |||
PRISCILA DA SILVA CAVALCANTE | |||
RAFAELA DOS PASSOS MÜLLER | |||
RENATA SILVA E SILVA | |||
RENÃ ESLABÃO BARTEL | |||
ROBERTA BORGES SOARES | |||
RUANA COSTA DE OLIVEIRA | |||
SABRINA GRELLERT DO AMARAL | |||
SAMANTA FICK KNUTH | |||
TACIANA PY DE OLIVEIRA OSIELSKI | |||
TAISHA CARVALHO ALVES | |||
TALINE ARAUJO ALVES | |||
TALITA SILVEIRA ESCOUTO CUNHA | |||
TATIANA OLIVEIRA DE LIMA PEREIRA | |||
THACIANE DA SILVA PEDROSO | |||
THAMIRES DINIZ RODRIGUES DOS SANTOS | |||
VICTORIA FARIAS AMARAL | |||
VITORIA DA SILVA JESKE | |||
VITÓRIA MARTINS E CUNHA | |||
ÉRIKA STRELOW DE AZEVEDO MACHADO |