Nome do Projeto
Era uma Vez…..
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
02/05/2017 - 31/12/2019
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências da Saúde
Eixo Temático (Principal - Afim)
Educação / Saúde
Linha de Extensão
Infância e adolescência
Resumo
Este projeto tem como finalidade auxiliar no desenvolvimento da inteligência emocional de crianças e jovens de 03 à 13 anos de idade através da contação de histórias com mensagens de valores morais e éticos, de forma à possibilitar a construção de uma identidade moral positiva
Objetivo Geral
Promover momentos de reflexao, sobre situações do cotidiano das crianças visando educar a emoção e os sentimentos através da linguagem simbólica da contação de histórias.
Justificativa
A idealização deste projeto surgiu durante a disciolina de Ciência e Espiritualidade ministrada no Curso de Terapia Ocupacional no Segundo semestre do ano de 2016. Esta disicplina visa promover a discussão da questão da espiritualidade e dos valores morais no processo de saúde-doença e na formação de um professional de saúde integral que comtenpla as questões de religiosidade, espiritualidade e valores morais no seu atendimento clinica. Neste sentido, ter um espaço em que seja possível proporcionar à crianças, em fase de desenvolvimento de seu caráter, sua identidade, seus interesses, sua interação com outras pessoas reflexes e ensinamentos sobre valores que tratem do bem, do amor, da obediência, da confiança, do respeito ao próximo, da humildade, generosidade entre tantos outros pode auxiliary na formação de jovens e adultos melhores. Além disso, se torna uma oportunidade extremamente valiosa aos alunos que participarão do projeto como contadores de histórias de vivenciarem aquilo que estão ensinando, tornando-se assim, pessoas e profissionais melhores.
Metodologia
O projeto será coordenado por um professor do Curso de Terapia Ocupacional tendo como colaboradores professores de outros cursos da UFPel, sendo aberto à participação de alunos de qualquer curso da Universidade.
Esse projeto terá como base a Coleção Conte Mais composta por quatro livros que abordam os temas de valores éticos e morais divididos em 4 faixas etárias distintas (3-6 anos; 7-8 anos; 9-10 anos e a partir de 11 anos). Esses livros fazem parte de um projeto de mesmo nome realizado pela Federação Espírita do Rio Grande do Sul.
Etapas para construção e realização do projeto
Etapa I: Seleção dos alunos participantes e construção das atividades de contação de histórias
O projeto deverá ter a mesma duração do semestre letivo da Universidade, contabilizando o período de férias acadêmicas para avaliação das atividades e reestruturação das mesmas. Após a seleção dos alunos participantes, estes serão divididos em grupos conforme as faixas etárias do projeto e iniciará a escolha das histórias e atividades a serem realizadas posteriormente à contação das histórias.
Para contação de histórias deverão ser confeccionados objetos como fantoches, dedoches, fantasias, jogos, cartazes entre outros recursos que auxiliem às crianças à interagir com a história e estimulem sua participação, reconhecimento, entendimento e aprendizado. Para cada história contada, será realizada uma outra atividade com as crianças que sirva de forma a fixar o aprendizado e que possa auxiliar na avaliação dos alunos participantes sobre o processo de aprendizado e de mudança nas crianças que participam do projeto.
Etapa II: Convite para participar do projeto
Serão convidadas à participar escolas de educação infantil da cidade e abrigos/residências da cidade de Pelotas que atendam crianças na faixa etária determinada para as atividades de contação de histórias, conforme o número de alunos contadores inscritos no projeto. A atividade será realizada semanalmente pelos alunos nas instituições participantes com duração prevista de 2 horas. Todos os recursos para contação de histórias serão disponibilizados pelo projeto, devendo a instituição ofertar apenas um espaço confortável para realização das atividades.
Esse projeto terá como base a Coleção Conte Mais composta por quatro livros que abordam os temas de valores éticos e morais divididos em 4 faixas etárias distintas (3-6 anos; 7-8 anos; 9-10 anos e a partir de 11 anos). Esses livros fazem parte de um projeto de mesmo nome realizado pela Federação Espírita do Rio Grande do Sul.
Etapas para construção e realização do projeto
Etapa I: Seleção dos alunos participantes e construção das atividades de contação de histórias
O projeto deverá ter a mesma duração do semestre letivo da Universidade, contabilizando o período de férias acadêmicas para avaliação das atividades e reestruturação das mesmas. Após a seleção dos alunos participantes, estes serão divididos em grupos conforme as faixas etárias do projeto e iniciará a escolha das histórias e atividades a serem realizadas posteriormente à contação das histórias.
Para contação de histórias deverão ser confeccionados objetos como fantoches, dedoches, fantasias, jogos, cartazes entre outros recursos que auxiliem às crianças à interagir com a história e estimulem sua participação, reconhecimento, entendimento e aprendizado. Para cada história contada, será realizada uma outra atividade com as crianças que sirva de forma a fixar o aprendizado e que possa auxiliar na avaliação dos alunos participantes sobre o processo de aprendizado e de mudança nas crianças que participam do projeto.
Etapa II: Convite para participar do projeto
Serão convidadas à participar escolas de educação infantil da cidade e abrigos/residências da cidade de Pelotas que atendam crianças na faixa etária determinada para as atividades de contação de histórias, conforme o número de alunos contadores inscritos no projeto. A atividade será realizada semanalmente pelos alunos nas instituições participantes com duração prevista de 2 horas. Todos os recursos para contação de histórias serão disponibilizados pelo projeto, devendo a instituição ofertar apenas um espaço confortável para realização das atividades.
Indicadores, Metas e Resultados
- Estimular o interesse dos participantes pela leitura
- Estimular a imaginação e a criatividade
- Trabalhar valores morais e eticos como respeito, bondade, amor, caridade entre outros relevantes na formação do caráter do jovem.
- Desenvolver a interação e a convivência entre as crianças
- Proporcionar aos alunos contadores de histórias a oportunidade de aprender e propiciar cultura, conhecimento, princípios, valores, educação, ética à outras pessoas
- Auxiliar no desenvolvimento de profissionais mais humanizados em sua formação acadêmica e ténica.
- Estimular a imaginação e a criatividade
- Trabalhar valores morais e eticos como respeito, bondade, amor, caridade entre outros relevantes na formação do caráter do jovem.
- Desenvolver a interação e a convivência entre as crianças
- Proporcionar aos alunos contadores de histórias a oportunidade de aprender e propiciar cultura, conhecimento, princípios, valores, educação, ética à outras pessoas
- Auxiliar no desenvolvimento de profissionais mais humanizados em sua formação acadêmica e ténica.
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
ALINE GOMES KRÜGER | |||
ALINE KICHKOFEL ALVES | |||
ALINE MOREIRA PACHECO | |||
AMANDA CORRÊA BOTELHO | |||
ANA FRANCINE MONTENEGRO EDOM | |||
ANA PAULA DE SOUZA LIMA | |||
ANA PAULA DOS SANTOS DUARTE | |||
ANDRIELE DE LIMA BISPO | |||
ANNA KARENINA BRAHM | |||
CAMILA SCHANDER DA ROCHA | |||
CECÍLIA PEGAS BRUM | |||
CÁSSIA SOUZA DE ARAUJO | |||
DANIELE SAYURI WARICODA HORAGUTI | |||
EMAQUIÉLE CORRÊA DE AZAMBUJA | |||
FABIANE DOS SANTOS SILVEIRA | |||
GABRIEL BENAVENTANA SANTOS | |||
GEISE CRISTIANE KUSSLER DOS SANTOS | |||
ISABELLA RODRIGUES CLAVIJO DE SOUZA | |||
IÁDINI DA SILVA DORING | |||
JANIELE MIRIÃ SILVA DE SOUZA | |||
JOSIELEM BERTODO | |||
JÉSSICA VERAS ARAUJO | |||
KÊNIA ROBE MEDRAN | |||
LARA RIBEIRO SILVEIRA | |||
LARA SOUZA BORGES | |||
LAURA DA SILVA STOCKER | |||
LAUREN ALVES DA CUNHA | |||
LUIZA WINKEL DAVILA VIGHI | |||
LUIZA ZITZKE HARTWIG | |||
MANUELA BIERHALS ALMEIDA | |||
MARCELO LUCAS SEIFERT DA SILVA | |||
MARIA VICTORIA MOTTA DA COSTA | |||
MEIRIELLI ROCHA TABORDES | |||
MILENA CLASEN CAMPELO | |||
NATANE MADRUGA LEITE DE OLIVEIRA | |||
NICOLE RUAS GUARANY | 4 | ||
PATRÍCIA INSAURRIAGA RIBEIRO | |||
RENÃ ESLABÃO BARTEL | |||
RERINTON PERES DOS SANTOS | |||
RICHELLE DE FREITAS PINTO | |||
SABRINA GRELLERT DO AMARAL | |||
STEICE DE ANDRADE DE ARAUJO | |||
TALINE ARAUJO ALVES | |||
TATIANE DA SILVA CASSAIS | |||
TERESA GUILHERMINA COUTINHO RODRIGUES | |||
THAIS CHAVES DA SILVA | |||
VALÉRIA FRÖLICH | |||
VITORIA DA SILVA JESKE | |||
WESLEY DA LUZ SIMÕES | |||
WILLIAM SILVA DE OLIVEIRA |