Nome do Projeto
Era uma Vez…..
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
02/05/2017 - 31/12/2019
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências da Saúde
Eixo Temático (Principal - Afim)
Educação / Saúde
Linha de Extensão
Infância e adolescência
Resumo
Este projeto tem como finalidade auxiliar no desenvolvimento da inteligência emocional de crianças e jovens de 03 à 13 anos de idade através da contação de histórias com mensagens de valores morais e éticos, de forma à possibilitar a construção de uma identidade moral positiva

Objetivo Geral

Promover momentos de reflexao, sobre situações do cotidiano das crianças visando educar a emoção e os sentimentos através da linguagem simbólica da contação de histórias.

Justificativa

A idealização deste projeto surgiu durante a disciolina de Ciência e Espiritualidade ministrada no Curso de Terapia Ocupacional no Segundo semestre do ano de 2016. Esta disicplina visa promover a discussão da questão da espiritualidade e dos valores morais no processo de saúde-doença e na formação de um professional de saúde integral que comtenpla as questões de religiosidade, espiritualidade e valores morais no seu atendimento clinica. Neste sentido, ter um espaço em que seja possível proporcionar à crianças, em fase de desenvolvimento de seu caráter, sua identidade, seus interesses, sua interação com outras pessoas reflexes e ensinamentos sobre valores que tratem do bem, do amor, da obediência, da confiança, do respeito ao próximo, da humildade, generosidade entre tantos outros pode auxiliary na formação de jovens e adultos melhores. Além disso, se torna uma oportunidade extremamente valiosa aos alunos que participarão do projeto como contadores de histórias de vivenciarem aquilo que estão ensinando, tornando-se assim, pessoas e profissionais melhores.

Metodologia

O projeto será coordenado por um professor do Curso de Terapia Ocupacional tendo como colaboradores professores de outros cursos da UFPel, sendo aberto à participação de alunos de qualquer curso da Universidade.
Esse projeto terá como base a Coleção Conte Mais composta por quatro livros que abordam os temas de valores éticos e morais divididos em 4 faixas etárias distintas (3-6 anos; 7-8 anos; 9-10 anos e a partir de 11 anos). Esses livros fazem parte de um projeto de mesmo nome realizado pela Federação Espírita do Rio Grande do Sul.

Etapas para construção e realização do projeto

Etapa I: Seleção dos alunos participantes e construção das atividades de contação de histórias

O projeto deverá ter a mesma duração do semestre letivo da Universidade, contabilizando o período de férias acadêmicas para avaliação das atividades e reestruturação das mesmas. Após a seleção dos alunos participantes, estes serão divididos em grupos conforme as faixas etárias do projeto e iniciará a escolha das histórias e atividades a serem realizadas posteriormente à contação das histórias.
Para contação de histórias deverão ser confeccionados objetos como fantoches, dedoches, fantasias, jogos, cartazes entre outros recursos que auxiliem às crianças à interagir com a história e estimulem sua participação, reconhecimento, entendimento e aprendizado. Para cada história contada, será realizada uma outra atividade com as crianças que sirva de forma a fixar o aprendizado e que possa auxiliar na avaliação dos alunos participantes sobre o processo de aprendizado e de mudança nas crianças que participam do projeto.

Etapa II: Convite para participar do projeto

Serão convidadas à participar escolas de educação infantil da cidade e abrigos/residências da cidade de Pelotas que atendam crianças na faixa etária determinada para as atividades de contação de histórias, conforme o número de alunos contadores inscritos no projeto. A atividade será realizada semanalmente pelos alunos nas instituições participantes com duração prevista de 2 horas. Todos os recursos para contação de histórias serão disponibilizados pelo projeto, devendo a instituição ofertar apenas um espaço confortável para realização das atividades.

Indicadores, Metas e Resultados

- Estimular o interesse dos participantes pela leitura
- Estimular a imaginação e a criatividade
- Trabalhar valores morais e eticos como respeito, bondade, amor, caridade entre outros relevantes na formação do caráter do jovem.
- Desenvolver a interação e a convivência entre as crianças
- Proporcionar aos alunos contadores de histórias a oportunidade de aprender e propiciar cultura, conhecimento, princípios, valores, educação, ética à outras pessoas
- Auxiliar no desenvolvimento de profissionais mais humanizados em sua formação acadêmica e ténica.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ALINE GOMES KRÜGER
ALINE KICHKOFEL ALVES
ALINE MOREIRA PACHECO
AMANDA CORRÊA BOTELHO
ANA FRANCINE MONTENEGRO EDOM
ANA PAULA DE SOUZA LIMA
ANA PAULA DOS SANTOS DUARTE
ANDRIELE DE LIMA BISPO
ANNA KARENINA BRAHM
CAMILA SCHANDER DA ROCHA
CECÍLIA PEGAS BRUM
CÁSSIA SOUZA DE ARAUJO
DANIELE SAYURI WARICODA HORAGUTI
EMAQUIÉLE CORRÊA DE AZAMBUJA
FABIANE DOS SANTOS SILVEIRA
GABRIEL BENAVENTANA SANTOS
GEISE CRISTIANE KUSSLER DOS SANTOS
ISABELLA RODRIGUES CLAVIJO DE SOUZA
IÁDINI DA SILVA DORING
JANIELE MIRIÃ SILVA DE SOUZA
JOSIELEM BERTODO
JÉSSICA VERAS ARAUJO
KÊNIA ROBE MEDRAN
LARA RIBEIRO SILVEIRA
LARA SOUZA BORGES
LAURA DA SILVA STOCKER
LAUREN ALVES DA CUNHA
LUIZA WINKEL DAVILA VIGHI
LUIZA ZITZKE HARTWIG
MANUELA BIERHALS ALMEIDA
MARCELO LUCAS SEIFERT DA SILVA
MARIA VICTORIA MOTTA DA COSTA
MEIRIELLI ROCHA TABORDES
MILENA CLASEN CAMPELO
NATANE MADRUGA LEITE DE OLIVEIRA
NICOLE RUAS GUARANY4
PATRÍCIA INSAURRIAGA RIBEIRO
RENÃ ESLABÃO BARTEL
RERINTON PERES DOS SANTOS
RICHELLE DE FREITAS PINTO
SABRINA GRELLERT DO AMARAL
STEICE DE ANDRADE DE ARAUJO
TALINE ARAUJO ALVES
TATIANE DA SILVA CASSAIS
TERESA GUILHERMINA COUTINHO RODRIGUES
THAIS CHAVES DA SILVA
VALÉRIA FRÖLICH
VITORIA DA SILVA JESKE
WESLEY DA LUZ SIMÕES
WILLIAM SILVA DE OLIVEIRA

Página gerada em 15/11/2024 01:51:02 (consulta levou 0.126505s)